Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul foram alvo de ciberataque

Wu Hong / EPA

Representantes oficiais dos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul confirmaram que, durante a cerimónia de abertura do evento, na passada sexta-feira, ocorreram ciberataques contra o sistema informático do evento.

O sistema informático dos Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia do Sul foi alvo de um ataque informático, poucas horas antes da cerimónia de abertura, que se prolongou durante cerca de 12 horas.

Segundo o Observador, o site oficial do evento ficou em baixo, impossibilitando assim a compra e o levantamento de bilhetes. Além disso, a rede de internet no Estádio Olímpico esteve inacessível e as televisões do centro de imprensa deixaram de funcionar, reforçando os rumores de que este ataque teve “mão russa”. Mas a organização não comenta.

A tese com mais força é a de que o ciberataque da última sexta-feira tenha partido de Moscovo, ataque esse que seria uma vingança pelo facto de o comité olímpico russo ter sido penalizado, após o escândalo de doping dos jogo de Sochi, em 2014, que impediu os atletas de competir sob a sua bandeira, conta o mesmo jornal.

“Houve um ciberataque, o servidor foi atualizado sábado durante o dia e sabemos qual a causa do problema”, disse o porta-voz do evento, Sung Baik-you, recusando ser mais concreto.

Baik-you garantiu que os responsáveis técnicos tinham conhecimento do sucedido mas insistiu em não revelar a origem do ataque informático, sublinhando que esta é uma situação habitual em eventos deste tipo. Quando a investigação estiver concluída, seão revelados mais detalhes, avisou.

De acordo com o The Guardian, caso se prove a intervenção de Moscovo no ataque, o Comité Olímpico Internacional poderá reverter a sua posição de levantar a suspensão à Rússia, mantendo a proibição de os atletas russos desfilar sobre a sua bandeira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …