Jogos Olímpicos 2016: orçamento parcial já ultrapassa previsão inicial

Marcello Casal Jr / ABr

-

O Comité Rio 2016, representante no Brasil do Comité Olímpico Internacional (COI) e responsável pela organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, divulgou esta quinta-feira um orçamento de 7 mil milhões de reais (cerca de 2 mil milhões de euros) para os preparativos do megaevento desportivo.

Algumas das atribuições do comité são organizar e financiar as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos, serviços médicos e a manutenção da equipa que trabalha na sede, no centro do Rio.

Os gastos com infraestrutura, equipamentos desportivos e segurança, de responsabilidade das três esferas do Governo, serão revelados apenas na próxima terça-feira, quando também será divulgada a Matriz de Responsabilidades, documento que apresenta pormenores e valores completos a serem investidos no evento.

Estima-se que o custo total esteja em mais de 28 mil milhões de reais (8,5 mil milhões de euros). Em comparação, os custos das Olimpíadas de Londres, em 2012, foram finalizados em cerca de 15 mil milhões de dólares (11 mil milhões de euros).

Os analistas estimam, no entanto, que os gastos devem aumentar. Em Londres, o orçamento inicial, de 3,98 mil milhões de dólares (cerca de 2,9 mil milhões de euros), triplicou à medida que as obras e preparativos foram sendo executados.

Críticas

Os recursos do Comité Rio 2016 são provenientes dos patrocinadores do evento, mas caso o órgão apresente um défice nas contas, o governo brasileiro pode vir a injetar até 1,8 mil milhões de reais (545 milhões de euros) nas suas atividades, conforme um compromisso firmado na candidatura da cidade ao Comité Olímpico Internacional.

Em 2009, quando a cidade foi confirmada como vencedora para sediar os Jogos, o comité previu um orçamento de 2,8 mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros), ou seja, 150 milhões de dólares a menos do que foi agora divulgado.

Atrasado, este primeiro anúncio do orçamento das Olimpíada chega após duras críticas. Ainda em agosto de 2012, antes da cerimónia de encerramento dos Jogos de Londres, o presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, cobrou rapidez e em outubro do ano passado o Tribunal de Contas da União (TCU) brasileiro exigiu à organização que o orçamento fosse divulgado, assim como a Matriz de Responsabilidades do evento.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …

Conceição deu raspanete a Nakajima, mas admite que complicou o jogo

O FC Porto venceu o Portimonense por 2-3, num golo marcado no último lance do jogo. No apito final, havia motivos para festejos, mas os ânimos aqueceram entre Conceição e Nakajima. Depois de estar a vencer …

Águas passadas ainda movem moinhos. Rui Rio e Catarina Martins atacam com fantasmas da troika e do PREC

No debate deste domingo, não houve tema em que Rui Rio e Catarina Martins estivessem de acordo. Os líderes do PSD e do BE aproveitaram todos os temas para mostrar as diferenças que separam os …

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …