Jogos Olímpicos 2016: orçamento parcial já ultrapassa previsão inicial

Marcello Casal Jr / ABr

-

O Comité Rio 2016, representante no Brasil do Comité Olímpico Internacional (COI) e responsável pela organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, divulgou esta quinta-feira um orçamento de 7 mil milhões de reais (cerca de 2 mil milhões de euros) para os preparativos do megaevento desportivo.

Algumas das atribuições do comité são organizar e financiar as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos, serviços médicos e a manutenção da equipa que trabalha na sede, no centro do Rio.

Os gastos com infraestrutura, equipamentos desportivos e segurança, de responsabilidade das três esferas do Governo, serão revelados apenas na próxima terça-feira, quando também será divulgada a Matriz de Responsabilidades, documento que apresenta pormenores e valores completos a serem investidos no evento.

Estima-se que o custo total esteja em mais de 28 mil milhões de reais (8,5 mil milhões de euros). Em comparação, os custos das Olimpíadas de Londres, em 2012, foram finalizados em cerca de 15 mil milhões de dólares (11 mil milhões de euros).

Os analistas estimam, no entanto, que os gastos devem aumentar. Em Londres, o orçamento inicial, de 3,98 mil milhões de dólares (cerca de 2,9 mil milhões de euros), triplicou à medida que as obras e preparativos foram sendo executados.

Críticas

Os recursos do Comité Rio 2016 são provenientes dos patrocinadores do evento, mas caso o órgão apresente um défice nas contas, o governo brasileiro pode vir a injetar até 1,8 mil milhões de reais (545 milhões de euros) nas suas atividades, conforme um compromisso firmado na candidatura da cidade ao Comité Olímpico Internacional.

Em 2009, quando a cidade foi confirmada como vencedora para sediar os Jogos, o comité previu um orçamento de 2,8 mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros), ou seja, 150 milhões de dólares a menos do que foi agora divulgado.

Atrasado, este primeiro anúncio do orçamento das Olimpíada chega após duras críticas. Ainda em agosto de 2012, antes da cerimónia de encerramento dos Jogos de Londres, o presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, cobrou rapidez e em outubro do ano passado o Tribunal de Contas da União (TCU) brasileiro exigiu à organização que o orçamento fosse divulgado, assim como a Matriz de Responsabilidades do evento.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …