/

Só um jogador valorizou mais que João Félix na liga portuguesa

1

Miguel A. Lopes / Lusa

Ultimamente, João Félix tem andado nas bocas do mundo graças às suas grandes exibições ao serviço do SL Benfica. No entanto, há um jogador que conseguiu valorizar mais que o “puto maravilha”: Éder Militão.

A análise à evolução do valor de mercado dos jogadores da liga portuguesa permite concluir que há apenas um jogador que valorizou mais que João Félix desde o início do ano passado. É ele Éder Militão, o defesa central do FC Porto.

O brasileiro tem já bilhete de avião reservado para a capital espanhola, onde na próxima temporada jogará ao serviço do Real Madrid. Aos 21 anos, o valor de mercado de Militão está fixado nos 50 milhões de euros, de acordo com dados do Transfermarkt.

Este foi o valor pago pelos merengues para garantir os serviços do jogador que cumpre a sua época de estreia pelos “dragões”. Zinédine Zidane abriu os cordões à bolsa e garantiu que Éder Militão fosse a sua primeira contratação no regresso ao comando técnico do Real Madrid.

O FC Porto acaba por aproveitar bem este desejo de reforço a qualquer custo do Real Madrid, depois de ter adquirido 90% do passe de Militão por 8,5 milhões de euros ao S. Paulo do Brasil, no início desta temporada.

Em janeiro de 2018, altura em que ainda alinhava pelo São Paulo, Militão estava avaliado em apenas 2 milhões de euros. Isto representa uma valorização de 48 milhões do seu valor de mercado.

João Félix não anda longe

O interesse por João Félix é cada vez maior com o passar do tempo. O jovem de 19 anos das “águias” tem dado provas contínuas do seu talento, como foi o caso do hat-trick marcado na Liga Europa, frente ao Eintracht Frankfurt.

Os três golos fizeram de Félix o mais jovem jogador de sempre a marcar um hat-trick na segunda maior competição europeia de clubes. O Corriere dello Sport fala de negociações correntes entre Jorge Mendes e a Juventus, que poderão levar Félix ao encontro de Cristiano Ronaldo na Serie A.

O CM apurou que o empresário Jorge Mendes terá impedido a intenção do Benfica de aumentar a cláusula de rescisão de 120 para 200 milhões de euros. Uma possível transferência para Turim pode valorizar ainda mais o seu passe.

Apesar da cláusula que blinda o seu passe, o valor de mercado do internacional português está fixado nos 35 milhões. No início do ano passado, Félix estava cotado modestamente em termos de mercado. O seu passe estava avaliado em apenas 500 mil euros — o que se transmite numa valorização estonteante de 34,5 milhões.

A completar o pódio está o seu colega de equipa, Rúben Dias. O defesa central das “águias” cumpre este ano a sua segunda época como titular do emblema da Luz. Também ele é associado a vários clubes de topo europeu, mas ainda não tem um destino para a abertura do próximo defeso.

O jovem jogador de 21 anos está atualmente avaliado em 28 milhões de euros, assumindo-se como um dos maiores valores dos encarnados. No começo de 2018, Rúben Dias tinha um valor de mercado de apenas 2,5 milhões de euros. Até ao momento, leva ao todo 80 jogos pela equipa principal do Benfica.

Marega e Bruno Fernandes em alta

Moussa Marega e Bruno Fernandes são dois nomes que têm dado que falar. Aos 28 anos, Marega encontra-se no topo da sua forma e tem sido uma peça fundamental de Sérgio Conceição, não só no campeonato, mas também na Liga dos Campeões.

Em oito jogos disputados na Champions, o maliano leva uns impressionantes seis golos. Para o campeonato, conseguiu 19 golos em apenas 24 jogos. O alto rendimento do avançado portista transparece no seu valor de mercado, que acompanhou o seu crescente desempenho.

Marega está atualmente cotado em 30 milhões de euros, registando um impressionante aumento de 23 milhões de euros, comparativamente com o início do ano passado. O avançado é conhecido pela sua velocidade, garra e inteligência nas movimentações — que já chamaram a atenção de alguns clubes europeus.

A joia da coroa leonina, Bruno Fernandes, é também dos que mais evoluiu esta temporada, com o seu passe blindado por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. O capitão do Sporting CP tem contrato válido até 2023, mas interesse à volta do jogador torna praticamente impossível a Frederico Varandas segurar o jogador.

O Manchester United é um dos principais interessados, principalmente após a saída confirmada de Ander Herrera para o Paris Saint-Germain. Atlético Madrid, Chelsea e Inter de Milão estão também na corrida pelo internacional português.

Bruno Fernandes é o médio da história do Sporting com mais golos numa só época e é também o médio europeu com mais golos numa única temporada. Em 47 jogos, o médio leonina leva 28 golos e 15 assistências.

Desde 2018, Bruno Fernandes já valorizou 23 milhões de euros, contando agora com um valor de mercado de 35 milhões, que fazem dele o jogador mais valioso do emblema de Alvalade. A sua saída pode estar por um fio, não só pela sua qualidade, mas também como solução para os problemas financeiros do clube.

Gedson Fernandes, Alex Telles, Alejandro Grimaldo, Rafa Silva e Florentino completam o top 10 de jogadores que mais valorizaram desde o ano passado.

Na companhia dos melhores do mundo

Se olharmos para o panorama a nível mundial, tanto Éder Militão como João Félix alinham lado a lado com alguns dos melhores jogadores do mundo (pelo menos no que toca a valorização de mercado).

Recorrendo a dados do Transfermarkt, que têm em conta a valorização de mercado desde julho de 2018, Militão e Félix figuram na lista de 20 jogadores que mais valorizaram esta temporada. O líder é o campeão do mundo Kylian Mbappé, que viu o seu valor de mercado ascender para os 200 milhões de euros — uma valorização de 80 milhões.

Éder Militão surge no 6º lugar, enquanto João Félix está mais abaixo, no 18º posto. A lista inclui ainda jogadores de topo mundial como Antoine Griezmann, Eden Hazard e N’Golo Kanté.

Há ainda um português a fechar esta restrita listagem: Bernardo Silva. O antigo atleta do SL Benfica e atual jogador do Manchester City tem feito um brilharete em Inglaterra e viu o seu valor de mercado disparar na temporada de 2018/19. Na luta pelo título, o passe do jogador pode ainda inflacionar mais.

O extremo direito, que também dá um “pezinho” no meio campo, está avaliado em 80 milhões de euros, após o seu passe subir 60% desde o início da temporada.

DC,ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.