Benfica vs Frankfurt | Goleada nas asas de Félix

Miguel A. Lopes / Lusa

O Benfica garantiu uma boa vantagem para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

No Estádio da Luz, as “águias” portuguesas bateram as alemãs do Eintracht de Frankfurt por 4-2, num jogo em que estiveram em superioridade numérica desde a primeira parte.

O resultado chegou a estar em 4-1 e soou a números ainda mais “gordos”, mas Gonçalo Paciência garantiu o segundo tento dos visitantes, que torna a segunda partida mais discutida. A grande estrela da noite, porém, foi João Félix, autor de um “hat-trick” e uma assistência, feito que se tornou histórico para o clube e para a competição.

O Jogo explicado em Números

  • Ao quarto minuto, o avançado emprestado pelo Benfica ao Eintracht, Luka Jovic, viu cartão amarelo, por falta sobre Rafa. À parte da curiosidade, o primeiro quarto-de-hora do desafio trouxe um jogo algo repartido, com ligeiro domínio benfiquista (53% de posse), mas com os três únicos remates (desenquadrados) a pertencerem ao Eintracht, que ia criando algum perigo.
  • Até que aos 20 minutos, numa rápida transição ofensiva, Evan N’Dicka empurrou Gelson Fernandes na grande área, quando o médio benfiquista estava isolado, e o árbitro assinalou grande penalidade e mostrou cartão vermelho ao jovem central francês. Na conversão da grande penalidade, João Félix (21′) não desperdiçou, naquele que foi o primeiro remate da “águia” no jogo.
  • Apesar de ter apenas dez jogadores, os alemães partiram para o ataque, em busca do empate, sendo que chegaram à meia-hora com cinco remates, nenhum enquadrado, contra o disparo solitário de Félix. O jovem benfiquista já registava nesta fase o melhor rating, um 6.0 que se baseava fundamentalmente no golo que marcou, registando também um drible eficaz e 12 passes certos em 13.
  • Até que, numa perda de bola de Fejsa aos 40 minutos, os germânicos empataram. Na esquerda, Rebic cruzou rasteiro para Jovic e o sérvio ligado ao Benfica marcou à sua antiga equipa. Ao primeiro remate enquadrado, num total de sete, e em inferioridade numérica, o Eintracht fez golo.
  • Mas o Benfica e os seus adeptos nem tiveram tempo para desanimar, pois aos 43 minutos, João Félix recolheu a bola e arrancou um pontapé muito forte de fora da área, sem hipóteses para Kevin Trapp. Dois remates do jovem, dois golos.
  • O 3-1 quase surgiu a seguir, com Franco Cervi a obrigar Trapp a grande defesa, e o 2-2 aconteceu nos descontos, mas o tento foi anulado por fora-de-jogo. Emoção era algo que não faltava no Estádio da Luz.
  • Excelente espectáculo de futebol na Luz, entre duas equipas totalmente apostadas em atacar e em marcar.
  • O Eintracht começou melhor, o Benfica rapidamente equilibrou e marcou, os alemães empataram, mas João Félix bisou através de um golo de grande qualidade, logo a seguir.
  • Antes do descanso, oportunidades e um golo anulado, numa partida de grande intensidade e com os “encarnados” a dominarem com 61% de posse de bola, e com melhor eficácia de remate.
  • Félix era o melhor ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 7.0, graças a dois golos em três remates (dois enquadrados).
  • Entrada de rompante do Benfica na segunda parte. Logo aos 50 minutos, canto da direita, João Félix desviou ao primeiro poste e Rúben Dias surgiu sem marcação a cabecear para o 3-1, ao segundo remate “encarnado” no segundo tempo, primeiro enquadrado. E aos 53 minutos, o 4-1, num “hat-trick” de João Félix, o mais jovem jogador de sempre dos benfiquistas a marcar três golos numa competição europeia e o o mais jovem a fazê-lo na Liga Europa, no universo de todas as equipas.
  • Domínio completo dos “encarnados” no primeiro quarto-de-hora da etapa complementar, com 62% de posse e dois golos marcados em somente três remates (dois enquadrados). Os alemães também somavam três disparos, mas sem causar perigo. A formação lusa mostrava mais competência no passe, com 84% de eficácia, perante os 68% dos visitantes após o intervalo.
  • Aos 69 minutos, Seferovic, isolado, permitiu a defesa de Trapp, quando já se adivinhava o quinto golo, numa fase em que os “encarnados” tentavam apanhar o Eintracht em contra-pé. Os alemães procuravam reduzir a desvantagem, mas não conseguiam rematar – os dois centrais do Benfica, Rúben Dias e Jardel, registavam, em conjunto, dez duelos aéreos defensivos, seis ganhos.
  • Só que o golo surgiu na baliza portuguesa. Aos 72 minutos, o recém-entrado Gonçalo Paciência marcou, de cabeça, num remate muito colocado do avançado português – ao quarto remate alemão na segunda parte, segundo enquadrado.
  • Os últimos dez minutos mostraram duas equipas sem a mesma energia, pelo que o jogo partiu um pouco. O Benfica continuou a dominar os acontecimentos, mas os alemães não desistiam de reduzir ainda mais a desvantagem. Contudo, não haveria mais golos no Estádio da Luz.

O Homem do Jogo

Esta é fácil. João Félix fez História, ao tornar-se no mais jovem jogador do Benfica a fazer um “hat-trick” nas provas europeias, e o mais jovem de sempre a marcar três golos na competição propriamente dita.

Para além disso, o avançado português fez a assistência para o outro tento benfiquista. Não espanta, portanto, o GoalPoint Rating de 9.0 que registou na partida. Para além da participação nos golos, Félix somou três passes para finalização e terminou com 84% de eficácia de passe.

Jogadores em foco

  • Andreas Samaris 6.2 – Mais um grande jogo do grego. Samaris foi o “patrão” do meio-campo benfiquista, com números de relevo a defender, mas também no processo defensivo. Para além de quatro desarmes e seis recuperações de bola, registou o número máximo de acções com bola (101), teve sucesso em seis de sete tentativas de drible e completou 73 dos 78 passes que fez, com destaque para os 13 longos que fez, todos eficazes.
  • Gonçalo Paciência 6.8 – O ponta-de-lança português jogou apenas 25 minutos, mas foi a tempo de registar o rating mais elevado dos visitantes. Gonçalo fez o segundo tento alemão, enquadrou os dois remates que fez e ainda realizou um passe para finalização.
  • Gedson Fernandes 6.0 – O jovem benfiquista começou a partida como o mais adiantado de um meio-campo a três, mas acabou o jogo a lateral-direito, perante a lesão de Corchia. E foi dos melhores do Benfica, com dois passes para finalização, sete recuperações de posse e sete acções defensivas. Foi sobre ele cometida a falta que deu penálti para o 1-0.
  • Rúben Dias 5.5 – O central foi muito importante, em especial pelo golo que marcou. Na retaguarda, ganhou três de cinco duelos aéreos defensivos e somou nove acções defensivas, entre elas quatro alívios.
  • Luka Jovic 4.4 – Parte das atenções recaíam sobre o avançado sérvio, pela época que está a realizar e pelo facto de estar no Eintracht emprestado pelo Benfica. Tal não o impediu de marcar à equipa benfiquista, o 1-1, mas a sua exibição esteve longe de brilhante. Ao todo fez três remates, enquadrou apenas um e desperdiçou uma ocasião flagrante de golo.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …

Diplomatas chineses e taiwaneses entram em confronto físico nas ilhas Fiji

Diplomatas da China e funcionários do Governo de Taiwan entraram em confronto físico durante uma receção nas ilhas Fiji, que marcou o dia nacional de Taiwan, ilustrando a crescente tensão entre Pequim e Taipé. A luta …