A imprensa espanhola volta a realçar o interesse do Barcelona em Joelson Fernandes. O jovem sportinguista renovou recentemente o seu vínculo, mas pode juntar-se a Trincão na Catalunha.
Esta não é a primeira vez que o nome de Joelson Fernandes é associado ao Barcelona. Desta vez é o Don Balón que realça o interesse dos catalães na jovem promessa de Alcochete. O extremo do Sporting CP pode, assim, vir a juntar-se a Francisco Trincão no Barça, já na próxima época.
“O próximo objetivo do Barcelona é Joelson Fernandes, joia portuguesa que encheu os olhos da direção desportiva de Éric Abidal”, escreve a publicação espanhola.
Além do Barcelona, também Arsenal, Dortmund e RB Leipzig mantêm-se atentos à evolução do internacional jovem por Portugal, escreve o jornal A BOLA. Na eventualidade de uma transferência para Barcelona, Joelson teria a companhia de Trincão, jogador contratado por 31 milhões de euros ao SC Braga.
Joelson Fernandes tornou-se o terceiro jogador mais novo a estrear-se pelo Sporting no encontro com o Gil Vicente, na passada quinta-feira. O miúdo saltou do banco ao minuto 88, fazendo a sua estreia de ‘leão’ ao peito aos 17 anos, 4 meses e 3 dias.
Ainda na semana passada, o jogador renovou contrato com o Sporting até junho de 2025, ficando blindado por uma cláusula de rescisão entre os 60 e os 80 milhões de euros.
O talento do jovem extremo já tinha sido salientado pela imprensa internacional ainda antes de chegar à equipa principal. Em outubro do ano passado, o jornal francês L’Équipe elegeu aqueles que considera serem as seis maiores promessas do futebol europeu. Entre os jogadores presentes na lista estava Joelson Fernandes, na altura com 16 anos.
O L’Équipe não fugiu à comparação óbvia com Cristiano Ronaldo. Contudo, em declarações ao jornal, o coordenador técnico da Academia do Sporting, João Couto, rejeita esse cenário. “A probabilidade de um país com 10 milhões de habitantes reproduzir um perfil genético como o de Cristiano Ronaldo a cada dez anos ou mesmo a cada vinte anos é muito baixa”.
“O Joelson é ambicioso, explosivo e criativo, mas ainda tem etapas para queimar“, explicou João Couto. “Não gosto de comparar mas Ronaldo e Quaresma, por exemplo, inventaram as suas próprias fintas, os seus livres, a sua forma de jogar. O Joelson não é isso, mas é, como Cristiano, muito ambicioso”.