O L’Équipe elegeu aqueles que considera serem as seis maiores promessas do futebol europeu. Entre a lista, está o sportinguista de 16 anos, Joelson Fernandes.
Joelson Fernandes joga no Sporting, mas pode ser um nome pouco familiar ao público português. Talvez porque ainda tem 16 anos e começou a jogar esta temporada nos sub-23 dos ‘leões’. Em nove jogos disputados, marcou cinco golos.
O extremo esquerdo foi destacado pelo jornal desportivo francês L’Équipe como um dos seis maiores prodígios do futebol europeu. “Joelson Fernandes, na mais pura tradição dos Leões”, escreveu o diário. O luso-guineense até foi chamado este ano por Marcel Keizer para treinar na equipa principal, quando ainda estava a jogar nos juvenis.
Juntamente com o sportinguista, surgem outros talentos na lista, como Ansu Fati (Barcelona), Sebastiano Esposito (Inter), Karamoko Dembélé (Celtic), Mohamed Ihattaren (PSV) e Karim Adeyemi (RB Salzburgo).
O L’Équipe não foge à comparação óbvia com Cristiano Ronaldo. Contudo, em declarações ao jornal, o coordenador técnico da Academia do Sporting, João Couto, rejeita esse cenário. “A probabilidade de um país com 10 milhões de habitantes reproduzir um perfil genético como o de Cristiano Ronaldo a cada dez anos ou mesmo a cada vinte anos é muito baixa”.
“O Joelson é ambicioso, explosivo e criativo, mas ainda tem etapas para queimar“, explicou João Couto. “Não gosto de comparar mas Ronaldo e Quaresma, por exemplo, inventaram as suas próprias fintas, os seus livres, a sua forma de jogar. O Joelson não é isso, mas é, como Cristiano, muito ambicioso”.
De acordo com o jornal A BOLA, o extremo leonino tem contrato até 2022, com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Quais são as fintas do Ronaldo? Não o vejo fintar ninguém.
Ronaldo finta as mulheres que vai atraindo, em virtude da massa.