/

João Miguel Tavares vai presidir à comissão das comemorações do 10 de junho

2

joaomiguel.tavares / Facebook

João Miguel Tavares

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, designou esta quarta-feira o jornalista João Miguel Tavares para presidir à comissão das comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, que decorrerão entre Portalegre e Cabo Verde.

“João Miguel Tavares, natural de Portalegre, jornalista e colunista, é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, tendo colaborado no Diário de Notícias e no Correio da Manhã e foi subdiretor da Time Out, colaborando atualmente com o Público, o Observador, a TSF e a TVI”, lê-se na nota da Presidência da República.

O presidente da comissão das comemorações do Dia de Portugal discursa habitualmente no dia 10 de junho, antes do chefe de Estado. Segundo adianta o jornal Público, a escolha de um jornalista para presidir à comissão não será alheia a preocupação de Marcelo com a crise no sector da comunicação social.

Em 2016, ano em que tomou posse como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro, António Costa, em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes.

Nesse ano, o Dia de Portugal foi celebrado entre Lisboa e Paris. Em 2017 as comemorações foram no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo. E em 2018 dividiram-se entre Ponta Delgada, nos Açores, e as cidades de Boston, Providence e New Bedford, na Costa Leste dos Estados Unidos da América.

Em 2016, o Presidente da República designou para presidir à comissão das comemorações do 10 de junho o professor universitário e investigador João Caraça, doutorado em Física Nuclear, que é natural de Lisboa e dirigia, na altura, a delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris.

Em 2017, o presidente da comissão organizadora do Dia de Portugal foi o médico, professor universitário e investigador Manuel Sobrinho Simões, que é natural do Porto.

Em 2018, Marcelo Rebelo de Sousa designou para essa função o escritor e filósofo açoriano Onésimo Teotónio Almeida, que é professor catedrático da Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. acho que o irmão do bolsonaro também carinhosamente conhecido em áfrica como célito com esta atitude de maduro bolsonaro ou se preferirem bolsonaro maduro só vai deixar o sector da comunicação social confuso e preocupado dado que o traste, para ser cordial a adjectivar a coisa sempre que abre a cloaca empesta todo e qualquer ambiente. isto é que vai ser um dia da nação, isto é que vai ser festejar.

  2. Penso que a putrefacção está chegando rapidamente a tudo o que de relevante existe em Portugal. Na época salazarista/marcelista, nada era de admirar dado que o regime fascista sobrepunha-se a tudo e a todos e o 10 de Junho era intitulado do Dia da Raça. Passados mais de quarenta anos desta pseudo-democracia, o saudosismo continua a vigorar não só em todos aqueles que foram servos do regime fascista, como os que posteriormente o adoptaram como religião ideológica. A prova disso é a nomeação deste jornalixo/coluneiro e de outros idênticos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.