Joacine disposta a fazer “cedências necessárias”. Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

Miguel A. Lopes / Lusa

Joacine Katar Moreira e Rui Tavares.

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão ser retomadas.

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos, sem contar com Joacine Katar Moreira.

Um dos membros do Grupo de Contacto do Livre, Pedro Mendonça, afirmou este domingo que as relações entre Joacine Katar Moreira e a direção do partido, só poderão ser retomadas se houver um “milagre”.

“Se por algum ato milagroso houver uma mudança de atitude por parte da deputada Joacine Katar Moreira obviamente que trabalharemos” com a única representante do partido no parlamento, afirmou Pedro Mendonça, em declarações aos jornalistas no final do IX Congresso do Livre.

O membro do Grupo de Contacto (direção) eleito no domingo afirmou que a direção atual mantém a posição de apoio à resolução da 42ª Assembleia do Livre, que propôs a retirada de confiança política na deputada.

Pedro Mendonça acrescentou que, para além do Grupo de Contacto, a nova Assembleia (órgão máximo entre congressos) “também é de continuidade”.

“Tudo faremos para que a situação seja resolvida o mais rapidamente possível, esta é uma situação insustentável“, afirmou.

Momentos antes, a deputada disse, em declarações aos jornalistas, que as partes envolvidas vão necessitar de conversar e encontrar-se “imensamente” e “regularmente”, bem como decidir “o que é preciso alterar, o que se pode melhorar.

Em resposta a estas declarações, Pedro Mendonça afirmou que as relações entre a deputada e o Grupo de Contacto continuam “cortadas” e acrescentou que Joacine Katar Moreira terá de entender que foi eleita por um partido e não sozinha.

“Em política não há impossíveis e todas as pessoas têm de ter essa noção mas há responsabilidades e há saber o que se representa”, adiantou. O Livre como partido já existia, com o seu programa político e carta de princípios, “que Joacine assinou”, lembrou.

Pedro Mendonça sublinhou que a direção responde à Assembleia e acrescentou: “Se foram levantadas dúvidas sobre os métodos utilizados para a decisão que os órgãos cessantes tomaram, retomaremos toda a situação”.

Para já, se Joacine Katar Moreira mantiver “o grau de lisura e um nível de conduta educacional que se exige em política como na vida”, Pedro Mendonça admite ser possível retomar relações.

O congresso do Livre decidiu no sábado que caberá à Assembleia que foi eleita no domingo decidir sobre a eventual retirada da confiança política à única deputada do partido.

“Joacine admite fazer cedências necessárias”

Depois de decisão de retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira, a deputada única afirmou este domingo que está disposta a fazer as cedências que forem necessárias para melhorar a relação com os órgãos do partido. Sem problemas em reconhecer a conturbação vivida no partido, admite que “esta época irá obviamente ser uma época ainda um bocado agitada”.

De acordo com o jornal Público, no sentido de preservar a confiança que os eleitores depositaram no Livre, a deputada defende que são necessárias cedências de ambas as partes: “E, especialmente, é preciso que haja cedências de parte a parte, e eu ainda estou disponível para isso”.

“Mas qualquer cedência da minha parte precisa de ser no que diz respeito ao meu trabalho e precisa de ser obviamente com base na verdade absoluta”, acrescentou.

Por sua vez, Rui Tavares, líder do Livre, defende que o partido “pode viver sem uma pessoa ou outra pessoa, mas não pode viver sem os seus princípios”.

A ideia-chave da nova direção é a continuidade do trabalho desenvolvido até agora e o afastamento de Joacine do partido, para Rui Tavares, é um cenário inevitável. “O partido decidiu dar confiança aos próximos órgãos para concluir o que vinha da assembleia anterior. A próxima assembleia saberá escolher o melhor caminho”, disse o cofundador do Livre.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …