/

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

José Sena Goulão / Lusa

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público.

De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias têm complicado o debate que antecede o XXI Congresso do PCP e, por isso, os comunistas têm sentido dificuldade em estudar a eventual saída de Jerónimo de Sousa da liderança do PCP.

Recentemente, em entrevista ao programa Polígrafo da SIC, o secretário-geral do PCP que o seu partido “ainda precisa” da sua contribuição, e nada disse de definitivo sobre se continuará no cargo após o congresso nacional dos comunistas.

“É o congresso que elege o comité central e o comité central que elege o secretário-geral. Tenho muita confiança no acerto da decisão do comité central, sempre com este sentimento que tenho: o meu partido precisa ainda da minha contribuição.

O líder do PCP acrescenta ainda que “sejam quais forem as circunstâncias, há uma coisa que posso garantir: continuarei a ser comunista, continuarei a dar ao meu partido o melhor que puder dar, na medida em que ele deu-me muito a mim também, na minha formação e na forma de estar na vida”, garantiu.

Seja ou não reconduzido no cargo, Jerónimo de Sousa já superou o tempo que seu antecessor esteve à frente da liderança do partido: o atual líder está há 15 anos a liderar no PCP, ao passo que Carlos Carvalhos teve doze, cedendo o lugar aos 63 anos.

Atualmente com 73 anos, Jerónimo de Sousa é ainda o único “resistente” da Assembleia Constituinte que ainda se encontra em funções na Assembleia da República.

Foi eleito no congresso do partido realizado em Almada a 27 de novembro de 2004.

O próximo congresso realiza-se entre 27, 28 e 29 de novembro.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.