Jerónimo garante que fará a Festa do Avante (e critica “tiques autoritários e antidemocráticos” de Rio)

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do PCP voltou a garantir que o partido “fará a Festa do Avante!” apesar dos que “se assanham” contra a sua realização, criticando o líder do PSD por “continuar a projetar os seus tiques autoritários e antidemocráticos”.

“Rui Rio [presidente do PSD] aproveita a aproximação da data da realização da Festa do Avante! para continuar a projetar os seus próprios tiques autoritários e antidemocráticos do ‘eu quero, posso e mando’, evidenciados nas suas conceções e proposta de revisão da Constituição da República e de subversão do regime democrático”, afirmou.

Para o secretário-geral do PCP, que falava durante um comício que se realizou esta sxta-feira no Jardim 1.º de Maio, em Grândola (Setúbal), está em curso “um violenta ofensiva” contra uma festa “onde estão garantidas condições de segurança e tranquilidade”.

“Faremos a Festa do Avante! porque esta se assume, no contexto político excecional que vivemos, um valor acrescido na afirmação da nossa vida democrática e o seu êxito será um contributo para a luta do nosso povo, para combater o medo, a resignação e dar força à luta em defesa dos salários, do emprego e dos direitos”, reforçou.

O líder comunista não compreende “que os autores materiais do ataque ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao seu subfinanciamento e privatização, os ataques aos utentes, os que congelaram salários, venham hoje falar de moralismo e de medidas sanitárias”, quando se sabe que “os serviços públicos de saúde foram praticamente destruídos”.

“Coloquemos as máscaras no nosso rosto, protejamo-nos, mas não nos tapem os olhos em relação à situação social, ao desemprego, aos baixos salários, à ruína dos pequenos e médios empresários”, prosseguiu.

Problemas sem resposta do Governo

“Muitos dos problemas que se agravaram nestes tempos de epidemia não encontraram resposta nas políticas do Governo, nomeadamente as medidas necessárias para impedir a destruição da vida daqueles que perderam o emprego e o salário”.

A este propósito exemplificou “a proibição de despedimentos e de reposição dos vínculos de todos os despedidos ou o pagamento integral dos salários, como o PCP tem proposto e que o Governo, mas também PSD e CDS e seus sucedâneos mais reacionários, têm, em geral, inviabilizado”.

No entender do líder comunista, estas são propostas que “o PS não só não acolheu no Orçamento do Estado Suplementar, como recusou muitas outras que o PCP apresentou, visando aspetos essenciais da resposta que é necessário dar a outros problemas dos trabalhadores, agricultores e dos micro e pequenos empresários”.

“A convergência entre PS e PSD na aprovação da proposta do Governo e na rejeição da larga maioria das propostas que o PCP apresentou deixa este Orçamento sem a resposta necessária à gravidade da situação”, considerou Jerónimo de Sousa, considerando não ser um Orçamento “para enfrentar a grave situação económica em que o país se encontra”.

No seu discurso, que perspetivou “uma recessão económica profunda” para o país, disse ainda assistir ao “desenvolvimento de uma estratégia para restabelecer e dar uma base duradoura à política de direita e de reaproximação de PS e PSD”.

“Apela-se e insinuam-se vontades de entendimento à esquerda, com o PCP, ao mesmo tempo que dão seguimento e se preparam com o PSD crescentes entendimentos e uma efetiva concertação estratégica”, acrescentou Jerónimo de Sousa.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tio Jerónimo o Rui Rio tem tiques autoritários e antidemocrático, já tu não tens tiques és mesmo ditador, quando afirmas que vais mesmo fazer a festa do avante estás a impor a tua vontade mesmo que te proíbam de a fazer, continuas no eu quero posso e mando, só espero e desejo que os eleitores nas próximas eleições te erradiquem da A.R. não votando no PCP.

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …