Jerónimo: “fiteiro empertigado” que “reponha o que roubou”

José Sena Goulão / Wikimedia

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral comunista exigiu este sábado ao primeiro-ministro que “reponha aquilo que roubou às famílias”, num comício em Lisboa no qual apelou ao reforço do voto na Coligação Democrática Unitária (CDU) nas eleições europeias de 25 de maio.

“Veio colocar como uma das suas prioridades de ação o combate ao grave problema da baixa natalidade no país. Que grande fiteiro, camaradas! Cortam nos salários, encarecem a habitação, cortam no abono de família, discriminam as mulheres em função da maternidade e do apoio aos filhos, tornam a vida cada vez mais difícil e, depois, vêm chorar lágrimas de crocodilo por causa da natalidade. Reponha aquilo que roubou às famílias e vai ver que, com certeza, aumenta a natalidade”, afirmou Jerónimo de Sousa.

Num discurso de 38 minutos, perante uma plateia de mais de 700 pessoas, no Fórum Lisboa, o líder do PCP voltou a fazer um diagnóstico negativo relativamente à situação económico-social do país, nomeadamente nas áreas da Saúde e da Educação e Ciência e dos direitos dos trabalhadores, criticando a atuação do Presidente da República, o mais vaiado da sessão, mas também do PS.

“Acusamos este Governo e responsabilizamos o Presidente da República e todas as instituições que com eles colaboram de serem autores deste crime social, económico e financeiro que se está a praticar. Um Governo que muda as regras do jogo no meio da partida, que legisla retroativamente contra todos os princípios do direito com a anuência do Presidente da República”, disse.

Jerónimo de Sousa aconselhou o líder do executivo da maioria PSD/CDS-PP a ter “vergonha” e a não dizer “aquilo que sabe que é mentira”, referindo-se ao alegado esforço de equidade na distribuição das medidas de austeridade.

“Há dias, vimos Passos Coelho, muito empertigado a falar da equidade deste Governo na distribuição dos sacrifícios. Pasme-se, que este foi o Governo que mais pediu aos ricos. Imaginem o riso às gargalhadas que esses senhores do dinheiro, das grandes fortunas, do grande capital, devem ter sentido ao ouvi-lo dizer que tem molestado os ricos. Coitadinhos. Por isso mesmo é que as suas fortunas aumentaram nos últimos anos”, afirmou.

Para o também deputado comunista, “é Passos Coelho que se ilude quando julga poder sentenciar e decretar a pobreza perpétua”, pois é “tão certo como o dia a seguir à noite que quem há de ser derrotado é este Governo e o povo vencerá, recuperando o que perdeu com a sua luta, intervenção e reclamação”.

“Vemos na televisão, no sistema mediático, dominantemente os mesmos, os representantes exclusivos do comentário – em geral, mandatários do bloco direitista dos interesses a debitar ‘rebeu-beu-béu’, pardais ao ninho’, etcetera e tal, sempre dando ares de independentes, com argumentos do Governo e dos grandes centros do capitalismo – a levar a água ao moinho da exploração do trabalho”, condenou ainda, pedindo uma “campanha de denúncia dos que, como o PS, se identificam com as conceções federalistas da União Europeia”.

Jerónimo de Sousa defendeu que a CDU (que congrega ainda “Os Verdes” e a Intervenção Democrática) precisa de se tornar “mais forte na batalha eleitoral importante” para o Parlamento Europeu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …