Jerónimo desafia Marcelo a visitar Avante! em vez de “dar uma mãozinha” ao PSD

Manuel de Almeida / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu estar menos otimista do que as autoridades de Saúde e o PCP em relação à Festa do Avante!. Jerónimo de Sousa voltou a criticar a Direção-Geral da Saúde pelas restrições impostas e lamentou as declarações do Presidente da República.

O secretário-geral comunista desafiou, este sábado, o Presidente da República a visitar a 44.ª Festa do Avante! e “ver para crer”, em vez de “dar uma mãozinha” ao PSD no rol de críticas ao evento devido à pandemia de covid-19.

“O Presidente da República deveria fazer aquilo que [já] fez e visitar a festa – não é novidade, como é sabido -, e ver para crer, em vez de fazer juízos de valor que eu considero precipitados”, afirmou Jerónimo de Sousa, de visita a duas exposições no espaço central do certame político-cultural anual dos comunistas, no Seixal, distrito de Setúbal.

Em setembro de 2015, meses antes de ser eleito chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa passeou pelo recinto das quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, protagonizando inclusive uma reportagem especial em que foi seguido a par e passo pela TVI.

“Talvez queira dar uma mãozinha ao seu partido, que tem encabeçado esta campanha violenta contra a Festa do Avante!. Não vou aqui abrir nenhuma guerra, mas gostaríamos de ver o Presidente a ver com os seus olhos e tirar as conclusões desta realidade que é a Festa do Avante!”, afirmou o líder comunista.

Na sexta-feira, o Presidente da República confessou-se “menos otimista” do que a Direção-Geral da Saúde e do que o PCP quanto à realização do evento, acrescentando tratar-se de um problema de “avaliação política”.

Questionado sobre a afluência do evento, o líder comunista admitiu, segundo o Expresso, que deverá ser menor face às regras impostas pela DGS no âmbito da pandemia, que na sua opinião foram mais exigentes face a outros eventos.

“Vamos visitar as praias se quisermos, iniciativas de rua, iniciativas religiosas façam a comparação em relação às imposições que nos colocaram e que nós – num desafio muito grande – tentámos e conseguimos concretizar, como é fácil de verificar”, declarou.

Contra o discurso do medo, Jerónimo de Sousa garantiu ainda que a Festa do servirá também para transmitir um “sentimento de confiança“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tio Jeronimo ja o senhor dá a mãozinha ao Rui Rio e ao CDS na A.R. entendem-se muito bem nas votações , vai comer sabão, o PPD, PS e o CDS, nem dados os quero mas tu e o teu PCP são muito piores jogam com um pau de dois bicos, só desejo que nas próximas eleições tu e o teu PCP desapareçam da A.R.

  2. O Avante é a festa da classe política portuguesa. Só foi realizado porque o governo e o presidente permitiram !
    São todos responsáveis.
    Revela bem o que são os políticos portugueses. Eles regem-se por leis que só a eles pertencem. Para eles há sempre um “mas”, há sempre uma excepção.

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …