Jerónimo desafia Marcelo a visitar Avante! em vez de “dar uma mãozinha” ao PSD

Manuel de Almeida / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu estar menos otimista do que as autoridades de Saúde e o PCP em relação à Festa do Avante!. Jerónimo de Sousa voltou a criticar a Direção-Geral da Saúde pelas restrições impostas e lamentou as declarações do Presidente da República.

O secretário-geral comunista desafiou, este sábado, o Presidente da República a visitar a 44.ª Festa do Avante! e “ver para crer”, em vez de “dar uma mãozinha” ao PSD no rol de críticas ao evento devido à pandemia de covid-19.

“O Presidente da República deveria fazer aquilo que [já] fez e visitar a festa – não é novidade, como é sabido -, e ver para crer, em vez de fazer juízos de valor que eu considero precipitados”, afirmou Jerónimo de Sousa, de visita a duas exposições no espaço central do certame político-cultural anual dos comunistas, no Seixal, distrito de Setúbal.

Em setembro de 2015, meses antes de ser eleito chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa passeou pelo recinto das quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, protagonizando inclusive uma reportagem especial em que foi seguido a par e passo pela TVI.

“Talvez queira dar uma mãozinha ao seu partido, que tem encabeçado esta campanha violenta contra a Festa do Avante!. Não vou aqui abrir nenhuma guerra, mas gostaríamos de ver o Presidente a ver com os seus olhos e tirar as conclusões desta realidade que é a Festa do Avante!”, afirmou o líder comunista.

Na sexta-feira, o Presidente da República confessou-se “menos otimista” do que a Direção-Geral da Saúde e do que o PCP quanto à realização do evento, acrescentando tratar-se de um problema de “avaliação política”.

Questionado sobre a afluência do evento, o líder comunista admitiu, segundo o Expresso, que deverá ser menor face às regras impostas pela DGS no âmbito da pandemia, que na sua opinião foram mais exigentes face a outros eventos.

“Vamos visitar as praias se quisermos, iniciativas de rua, iniciativas religiosas façam a comparação em relação às imposições que nos colocaram e que nós – num desafio muito grande – tentámos e conseguimos concretizar, como é fácil de verificar”, declarou.

Contra o discurso do medo, Jerónimo de Sousa garantiu ainda que a Festa do servirá também para transmitir um “sentimento de confiança“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tio Jeronimo ja o senhor dá a mãozinha ao Rui Rio e ao CDS na A.R. entendem-se muito bem nas votações , vai comer sabão, o PPD, PS e o CDS, nem dados os quero mas tu e o teu PCP são muito piores jogam com um pau de dois bicos, só desejo que nas próximas eleições tu e o teu PCP desapareçam da A.R.

  2. O Avante é a festa da classe política portuguesa. Só foi realizado porque o governo e o presidente permitiram !
    São todos responsáveis.
    Revela bem o que são os políticos portugueses. Eles regem-se por leis que só a eles pertencem. Para eles há sempre um “mas”, há sempre uma excepção.

RESPONDER

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …