Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como Covil do Lobo.

A descoberta foi esta semana anunciada pelo parque temático Mazurolandia, território situado na Polónia onde os espaços foram descobertos.

Durante as escavações, que começaram no início deste ano, a cerca de 900 metros do bunker, os especialistas encontraram as fundações da casa de um jardineiro, bem como duas estufas e uma caldeira subterrânea que fornecia água quente e ar para o cultivo de frutas e leguminosas frescas durante todo o ano.

Foram também encontradas algumas peças de cerâmica, porcelana e vidro datas da II Guerra Mundial, de acordo com a mesma nota de imprensa.

O parque temático, explicou Jacek Adamski, do Museu Militar de Masuria, foi aberto há oito anos e, desde então, os proprietários sabiam que existia algures no território vestígios de um pomar que pertencia ao Covil do Lobo.

“Como abstémio, não fumador e vegetariano, Hitler tinha jardins deste tipo em cada sede [militar]. Então, há três anos, tomamos a decisão de começar a procurá-lo [no parque], examinando fotografias, estudando arquivos e conversado com habitantes locais que se lembram de ver o espaço logo após a guerra, quando eram crianças”, disse Jacek Adamski em declarações ao portal The First News.

“As suas refeições eram compostas pelos mais frescos e deliciosos produtos, como espargos, pimentos e ervilhas, sendo sempre servidos com arroz ou saladas”, recordou em meados de 2013 Margot Wölk, a última sobrevivente da “Brigada de Veneno”, um grupo de mulheres criado durante a Alemanha nazista que tinha como tarefa provar cada um dos alimentos que Adolf Hitler ia comer.

O complexo do Covil do Lobo foi construído em 1941 numa floresta da, à época, região alemã Prússia Oriental, tendo como objetivo coordenar a ofensiva nazi contra a União Soviética.

Foi neste espaço que, em 1944, um grupo de oficiais do Exército alemão tentou matar Hitler ao detonar uma bomba na chamada Operação Valquíria. Quase 5.000 alemães suspeitos de estarem envolvidos nesta tentativa falhada foram executados.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mistério continua por resolver: um mês após o início do surto de legionella, ainda não há respostas

Há cerca de um mês que o mistério da origem da legionela continua por resolver. A doença continua a fazer mortos na região norte, mas de acordo com o Jornal de Notícias, não tem sido …

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …