Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como Covil do Lobo.

A descoberta foi esta semana anunciada pelo parque temático Mazurolandia, território situado na Polónia onde os espaços foram descobertos.

Durante as escavações, que começaram no início deste ano, a cerca de 900 metros do bunker, os especialistas encontraram as fundações da casa de um jardineiro, bem como duas estufas e uma caldeira subterrânea que fornecia água quente e ar para o cultivo de frutas e leguminosas frescas durante todo o ano.

Foram também encontradas algumas peças de cerâmica, porcelana e vidro datas da II Guerra Mundial, de acordo com a mesma nota de imprensa.

O parque temático, explicou Jacek Adamski, do Museu Militar de Masuria, foi aberto há oito anos e, desde então, os proprietários sabiam que existia algures no território vestígios de um pomar que pertencia ao Covil do Lobo.

“Como abstémio, não fumador e vegetariano, Hitler tinha jardins deste tipo em cada sede [militar]. Então, há três anos, tomamos a decisão de começar a procurá-lo [no parque], examinando fotografias, estudando arquivos e conversado com habitantes locais que se lembram de ver o espaço logo após a guerra, quando eram crianças”, disse Jacek Adamski em declarações ao portal The First News.

“As suas refeições eram compostas pelos mais frescos e deliciosos produtos, como espargos, pimentos e ervilhas, sendo sempre servidos com arroz ou saladas”, recordou em meados de 2013 Margot Wölk, a última sobrevivente da “Brigada de Veneno”, um grupo de mulheres criado durante a Alemanha nazista que tinha como tarefa provar cada um dos alimentos que Adolf Hitler ia comer.

O complexo do Covil do Lobo foi construído em 1941 numa floresta da, à época, região alemã Prússia Oriental, tendo como objetivo coordenar a ofensiva nazi contra a União Soviética.

Foi neste espaço que, em 1944, um grupo de oficiais do Exército alemão tentou matar Hitler ao detonar uma bomba na chamada Operação Valquíria. Quase 5.000 alemães suspeitos de estarem envolvidos nesta tentativa falhada foram executados.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …