Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como Covil do Lobo.

A descoberta foi esta semana anunciada pelo parque temático Mazurolandia, território situado na Polónia onde os espaços foram descobertos.

Durante as escavações, que começaram no início deste ano, a cerca de 900 metros do bunker, os especialistas encontraram as fundações da casa de um jardineiro, bem como duas estufas e uma caldeira subterrânea que fornecia água quente e ar para o cultivo de frutas e leguminosas frescas durante todo o ano.

Foram também encontradas algumas peças de cerâmica, porcelana e vidro datas da II Guerra Mundial, de acordo com a mesma nota de imprensa.

O parque temático, explicou Jacek Adamski, do Museu Militar de Masuria, foi aberto há oito anos e, desde então, os proprietários sabiam que existia algures no território vestígios de um pomar que pertencia ao Covil do Lobo.

“Como abstémio, não fumador e vegetariano, Hitler tinha jardins deste tipo em cada sede [militar]. Então, há três anos, tomamos a decisão de começar a procurá-lo [no parque], examinando fotografias, estudando arquivos e conversado com habitantes locais que se lembram de ver o espaço logo após a guerra, quando eram crianças”, disse Jacek Adamski em declarações ao portal The First News.

“As suas refeições eram compostas pelos mais frescos e deliciosos produtos, como espargos, pimentos e ervilhas, sendo sempre servidos com arroz ou saladas”, recordou em meados de 2013 Margot Wölk, a última sobrevivente da “Brigada de Veneno”, um grupo de mulheres criado durante a Alemanha nazista que tinha como tarefa provar cada um dos alimentos que Adolf Hitler ia comer.

O complexo do Covil do Lobo foi construído em 1941 numa floresta da, à época, região alemã Prússia Oriental, tendo como objetivo coordenar a ofensiva nazi contra a União Soviética.

Foi neste espaço que, em 1944, um grupo de oficiais do Exército alemão tentou matar Hitler ao detonar uma bomba na chamada Operação Valquíria. Quase 5.000 alemães suspeitos de estarem envolvidos nesta tentativa falhada foram executados.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas criam algoritmo para identificar covid-19 a partir do som da tosse

Investigadores de vários países criaram um algoritmo que afirmam poder identificar se uma pessoa tem covid-19 a partir do som da sua tosse. Cientistas do México, Estados Unidos, Espanha e Itália, liderados por uma equipa do …

Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só "âncora"

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado …

Japão e Estados Unidos assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) assinaram um acordo de colaboração entre os dois países no programa Artemis, para a exploração da …

Washington Redskins mudam de nome por ser considerado racista

A equipa de futebol americano, até aqui denominada de Washington Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte. Em comunicado, a equipa de Washington explicou que, depois de uma …

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …