Jardim Gonçalves condenado a 2 anos de prisão – ou 600 mil euros – por manipulação de mercado

Zexavier / Wikimedia

Jorge Jardim Goncalves, ex-presidente do BCP

Jorge Jardim Goncalves, ex-presidente do BCP

O fundador do BCP, o madeirense Jorge Jardim Gonçalves, foi hoje condenado em tribunal a uma pena de dois anos de prisão, que fica suspensa mediante o pagamento de 600 mil euros, pelo crime de manipulação de mercado.

Quanto aos restantes arguidos, todos ex-administradores do Banco Comercial Português (BCP), houve decisões diferentes: enquanto Filipe Pinhal e António Rodrigues também foram condenados a penas de prisão de dois anos e a indemnizações de 300 mil euros cada um, Christopher de Beck foi absolvido de todas as acusações.

Não foram dados como provados todos os factos apresentados pela acusação, tendo os quatro responsáveis sido absolvidos da prática do crime de falsificação de documentos, pelo que as coimas não atingiram os limites máximos permitidos.

Christopher de Beck, outro administrador do BCP também arguido no processo, foi absolvido de todas as acusações.

Além deste processo de natureza criminal, há ainda dois processos de contra-ordenação contra os antigos responsáveis do BCP, um dos quais, movido pelo Banco de Portugal, que foi já declarado como prescrito, e um outro, desencadeado pela CMVM – Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, que corre ainda o seu curso.

ZAP/Lusa

1 COMENTÁRIO

  1. Não dão para entender as Decisões dos Juízes: um amigo meu, e porque o Advogado apresentou de forma errada as contas relativas a uma Herança, foi Multado em 2 Milhões de Euros, sem direito a Recurso.
    No caso presente uma pena de Prisão de 2 anos, altamente punidora e muito bem pois quem deveria ter uma Reputação Ilibada não pode cometer Crimes, pode ser Substituída por uma Multa de 600.000 Euros. Resta informar que 600.000 Euros para tal arguido são trocos. Como confiar neste tipo de JUSTIÇA?

RESPONDER

TRAPPIST-1 é mais antiga que o nosso Sistema Solar

Se quisermos saber mais sobre se a vida poderá sobreviver num planeta para lá do nosso Sistema Solar, é importante saber a idade da sua estrela. As estrelas jovens libertam frequentemente radiação altamente energética sob …

Escritor chinês detido por cometer os homicídios que inspiraram as suas obras

Um escritor chinês premiado foi detido esta sexta-feira por envolvimento num quádruplo homicídio que aconteceu em 1995, na China. O homem usou os crimes como inspiração para as suas obras. O trabalho de Liu Yongbiao, de …

Primeiro caso de super bactéria com características genéticas raras registado em Portugal

O primeiro caso português de uma super bactéria com características genéticas raras foi registado numa mulher de 64 anos "sem história de viagens ou exposição a produtos de origem asiática". A mulher de 64 anos foi …

Em Ave Maria, todos os caminhos vão dar ao céu

Além de ser o fundador da rede de pizzarias Domino's, o milionário empreendedor Tom Monaghan idealizou Ave Maria, uma cidade no estado da Flórida, nos Estados Unidos, entregue de corpo e alma à fé católica, …

Índios brasileiros ganham processo com mais de 30 anos sobre posse de reserva ambiental

No diferendo judicial sobre uma disputa pela propriedade de terras contra o Estado de Mato Grosso, os juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil deram razão aos índios Xingu, que vivem em reserva ambiental no …

A SIDA já não é a doença que mais mata em África

O HIV/SIDA já não é a principal causa de morte nem África, mas isto não são apenas boas notícias. A doença passou apenas para segundo lugar, mantendo-se no topo das principais causas de morte no …

Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo "à beira do colapso" e da seca completa. O alerta é deixado …

ARS condenada a pagar 49 mil euros por compressa esquecida em barriga de grávida

A Administração Regional de Saúde do Norte foi condenada ao pagamento de uma indemnização de quase 49 mil euros, num caso de negligência médica, devido ao esquecimento de uma compressa no interior da barriga de …

Líder do grupo KKK ameaçou queimar jornalista afroamericana

Um líder do grupo KKK (Ku Klux Klan) ameaçou queimar uma jornalista afroamericana colombiana durante uma entrevista ao canal hispânico Univisión, em julho, no estado norte-americano da Carolina do Norte. A entrevista será transmitida no …

BE e PCP querem acabar com corte ao subsídio de desemprego já no próximo ano

No Orçamento de Estado do ano passado, a medida não passou. Em junho, no Parlamento, a medida voltou a não passar. Agora, volta à mesa de negociações. Segundo o Diário de Notícias, o fim da redução …