Jardim Gonçalves condenado a 2 anos de prisão – ou 600 mil euros – por manipulação de mercado

Zexavier / Wikimedia

Jorge Jardim Goncalves, ex-presidente do BCP

Jorge Jardim Goncalves, ex-presidente do BCP

O fundador do BCP, o madeirense Jorge Jardim Gonçalves, foi hoje condenado em tribunal a uma pena de dois anos de prisão, que fica suspensa mediante o pagamento de 600 mil euros, pelo crime de manipulação de mercado.

Quanto aos restantes arguidos, todos ex-administradores do Banco Comercial Português (BCP), houve decisões diferentes: enquanto Filipe Pinhal e António Rodrigues também foram condenados a penas de prisão de dois anos e a indemnizações de 300 mil euros cada um, Christopher de Beck foi absolvido de todas as acusações.

Não foram dados como provados todos os factos apresentados pela acusação, tendo os quatro responsáveis sido absolvidos da prática do crime de falsificação de documentos, pelo que as coimas não atingiram os limites máximos permitidos.

Christopher de Beck, outro administrador do BCP também arguido no processo, foi absolvido de todas as acusações.

Além deste processo de natureza criminal, há ainda dois processos de contra-ordenação contra os antigos responsáveis do BCP, um dos quais, movido pelo Banco de Portugal, que foi já declarado como prescrito, e um outro, desencadeado pela CMVM – Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, que corre ainda o seu curso.

ZAP/Lusa

1 COMENTÁRIO

  1. Não dão para entender as Decisões dos Juízes: um amigo meu, e porque o Advogado apresentou de forma errada as contas relativas a uma Herança, foi Multado em 2 Milhões de Euros, sem direito a Recurso.
    No caso presente uma pena de Prisão de 2 anos, altamente punidora e muito bem pois quem deveria ter uma Reputação Ilibada não pode cometer Crimes, pode ser Substituída por uma Multa de 600.000 Euros. Resta informar que 600.000 Euros para tal arguido são trocos. Como confiar neste tipo de JUSTIÇA?

RESPONDER

Pelo menos 50 mortos em atentado na Nigéria

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. "Neste momento, temos pelo menos 50 mortos" e muitos feridos, disse Othman Abubakar, …

Ajustes diretos a professores da Universidade do Minho sob investigação

Em causa estará a aquisição de bens e serviços, sem concurso, a empresas detidas por professores ou ex-docentes da instituição. Segundo o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) esteve a fiscalizar os …

Água poderá ser racionada durante a noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população a habituar-se a gastar menos devido à seca que o país atravessa. Carlos …

Videojogos poderão auxiliar diagnóstico de doenças associadas à velhice

Os videojogos têm potencial para poderem vir a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento, conclui um estudo preliminar desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC). Desenvolvido por uma equipa …

Arqueólogos descobriram o "projecto de estimação" do Imperador Nero no Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos, numa quinta de Hampshire, no sudeste de Inglaterra, que terá sido construído durante o reinado do Imperador Nero.  A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de …

NASA já consegue prever que cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Ratos paraplégicos voltam a andar com células estaminais

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. Os animais também recuperaram perceções sensoriais e tiveram sinais de recuperação da medula espinhal. A …

Sons detectados no mar não são do submarino desaparecido

A Marinha da Argentina anunciou hoje que os sons detetados no mar não são provenientes do submarino argentino que está desaparecido desde quarta-feira, com 44 tripulantes a bordo. O porta-voz da Armada Argentina, Henrique Balbi, afirmou …

Sonda Curiosity acaba de enviar misteriosas inconsistências de Marte

A sonda Curiosity que explora Marte acaba de enviar para a Terra informação que confunde ainda mais o que já se sabe sobre o planeta vermelho – principalmente a respeito da água que já correu …

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …