/

Jardim defende estado federal com 7 regiões autónomas

PSD / Flickr

Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim

Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim

O presidente do Governo da Madeira defendeu esta quarta-feira a instituição de um modelo federalista de regionalização em Portugal com a criação de sete regiões autónomas.

Eu sou um federalista“, frisou Alberto João Jardim durante um debate sobre a regionalização no qual defendeu a criação de sete regiões autónomas.

Jardim disse, contudo, não acreditar que a regionalização possa avançar sem uma revisão constitucional.

Com os partidos que temos, não vamos a parte nenhuma, a começar pelo meu“, atirou o governante que, lembrando o ‘Podemos‘ espanhol, considerou que “vai ter que suceder alguma coisa em Portugal”, como “aparecer qualquer coisa fora do espetro radical de esquerda ou da direita”.

Admitindo estar “descontente” com o próprio partido, mas já ser “tarde para mudar”, o social-democrata disse que o país não pode “ficar sempre à espera dos cinco partidos” e deve “devolver a iniciativa aos cidadãos”.

No final do debate, que contou com a participação de Luís Braga da Cruz e Maria de Belém Roseira, João Jardim explicou que essa chamada dos cidadãos à participação passa por “devolver o poder ao país”.

“E poder ao país devolve-se dividindo o país em sete regiões autónomas, todas com poder legislativo, fazendo bem a distinção entre quais são os poderes do estado e o poder das regiões e com uma definição muito clara da repartição dos recursos”, salientou.

Para Alberto João Jardim, a regionalização mostra-se “absolutamente necessária” e “legítima, quando assente no respeito à dupla identidade” local e nacional.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.