Jantar de encerramento da Web Summit no Panteão Nacional “é absolutamente indigno”

Uma fotografia partilhada nas redes sociais tem causado grande revolta por mostrar que o jantar de encerramento da maior feira tecnológica do mundo, a Web Summit, aconteceu na noite de sexta-feira no Panteão Nacional.

Acaba a Web Summit e começa a F.ounders, um evento à porta fechada apenas para grandes líderes tecnológicos. No ano passado, o jantar de encerramento (e, ao mesmo tempo, de abertura deste segundo evento) ocorreu na Penha Longa, em Sintra.

Este ano, as redes sociais têm partilhado uma fotografia que dá conta que o jantar terá ocorrido no Panteão Nacional. Os utilizadores revoltaram-se e não foram os únicos, com António Costa, primeiro-ministro, a emitir um comunicado no qual repudia a situação.

“A utilização do Panteão Nacional para eventos festivos é absolutamente indigna do respeito devido à memória dos que aí honramos”, disse o primeiro-ministro, dando força às palavras do diplomata Seixas da Costa, que também já tinha censurado a realização do jantar naquele local.

“Apesar de enquadrado legalmente, através de despacho proferido pelo anterior Governo, é ofensivo utilizar deste modo um monumento nacional com as características e particularidades do Panteão Nacional”, diz a nota do gabinete de António Costa.

Desde 2014 que é possível utilizar certos monumentos para eventos privados mediante pagamento. O Regulamento de Utilização de Espaços nos Serviços Dependentes foi aprovado pelo governo de Pedro Passos Coelho, com o objetivo de uma “rentabilização assente na qualidade e, sobretudo, na salvaguarda da sua especificidade e prestígio”, indicava a nota governativa que circulou na altura.

Depois da entrada em vigor da legislação, passou a ser possível arrendar 23 monumentos e imóveis afetos à Direção-Geral do Património.

Agora, “para que situações semelhantes não voltem a repetir-se”, António Costa informa que, “tal como foi divulgado pelo Ministério da Cultura, o Governo procederá à alteração do referido despacho”, na esperança de que não se voltem a violar “a história, memória coletiva e os símbolos nacionais”.

De acordo com o Dinheiro Vivo, num dos vídeos divulgados, é possível ver Paddy Cosgrave a falar na zona central da sala, dirigindo-se aos convidados. “É o que tentamos fazer: arranjar espaços incríveis“, indica o CEO da Web Summit, responsável também pela organização da F.ounders.

Fundador da Web Summit pede desculpa

Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit, pediu desculpa por ter usado o Panteão Nacional para o jantar de encerramento da maior feira tecnológica do mundo.

O responsável explica que, sendo irlandês, culturalmente, tem uma abordagem em relação à morte muito diferente da portuguesa. “Eu amo este país como se fosse uma segunda casa e nunca teria a intenção de ofender os grandes heróis do passado de Portugal”, escreveu no Twitter.

Paddy Cosgrave explica ainda que “foi um jantar organizado de acordo com as regras do Panteão Nacional e realizado com respeito“. A ideia era “tentar honrar a história de Portugal”, acrescenta.

Cosgrave conta que, na Irlanda, a morte é celebrada e que, no passado, “o jantar mais importante dos fundadores teve lugar na Catedral Christ Church, em Dublin.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • Então não viste? O anterior governo está morto e enterrado há 2 anos, mas até isto é culpa dele!
      Não há nada neste país que seja responsabilidade deste governo. Nem que este governo pudesse ter feito alguma coisa para evitar ou corrigir. A culpa é toda do outro. Ainda e sempre!
      Apre!

  1. A coligação de interesses (exploradores/corruptos/parasitas), entre outras decisões, assumiu esta vergonha para ir buscar dinheiro, mesmo no espaço onde repousam os nossos heróis, não há adjetivos para classificar este ato e por isso, o atual governo, terá que reverter mais está vergonha.

  2. Não tens de pedir desculpa Paddy Cosgrove. Até parece que não conheces os políticos cá do burgo. Só fazem é merdice, maria alice, e depois é ver estes tipos a sacudirem a água do capote, todos eles. Politica porca.
    A Amália Rodrigues até gostou. Pensou estar comendo caracolitos, com os espanholitos. Quem não ficou lá muito satisfeito com o assunto, foi o grande Eusébio. Eles esqueceram os tromoços que ele adorava. Não lhes perdoa para toda a eternidade.

  3. Desculpem lá, mas qual é o problema?
    Tomáramos nós!….
    O jantar foi feito de uma forma elegante e calma como mostra nas fotos, não vejo onde Vocês vêm o desrespeito.
    Que mentalidade tão tacanha.

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …