/

“Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.” Bolsonaro é o novo Presidente do Brasil

24

Fernando Frazão / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito Presidente do Brasil, com 55,5% dos votos quando estão 94,67% das secções de voto apuradas, que lhe asseguram matematicamente a vitória.

A projecção do Instituto Ibope dá a vitória a Jair Bolsonaro com 56% dos votos contra 44% de Fernando Haddad. O ex-militar tem 55,2 milhões de votos contra 44,1 milhões de votos.

Jair Messias Bolsonaro, nascido a 21 de março de 1955, é um militar da reserva e político brasileiro, filiado no Partido Social Liberal (PSL). É deputado federal desde 1991, estando actualmente no seu sétimo mandato, eleito pelo Partido Progressista (PP).

O seu irmão Renato Bolsonaro e três dos seus filhos são também políticos: Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro pelo PSC, Flávio Bolsonaro, deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSL e agora recém eleito Senador no estado, e Eduardo Bolsonaro, deputado federal de São Paulo também pelo PSL.

O ex-militar formou-se na Academia Militar em 1977, e serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro.

Tornou-se conhecido do público em 1986, quando escreveu um artigo para a revista Veja criticando os salários de oficiais militares, após o que foi preso durante quinze dias, apesar de ter recebido cartas de apoio de colegas do exército. Foi absolvido dois anos mais tarde.

Bolsonaro passou na reserva em 1988, com o posto de capitão, para concorrer à Câmara Municipal do Rio de Janeiro nesse ano. Foi eleito vereador pelo Partido Democrata Cristão, partido que hoje está extinto.

Em 1990, candidatou-se a deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi o candidato mais votado, com 464 mil votos, tendo sido reeleito seis vezes. Durante os seus 27 anos na Câmara dos Deputados, Bolsonaro ficou conhecido por ser uma personalidade controversa, devido às suas visões políticas populistas e de extrema-direita.

A sua campanha presidencial foi lançada em agosto de 2018, com o general aposentado Hamilton Mourão como seu vice-presidente.

A 7 de outubro, Bolsonaro ficou em primeiro lugar na primeira volta das eleições, com o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, em segundo lugar.

Os dois bateram-se em duelo nesta segunda volta, que culminou este domingo com a vitória de Bolsonaro, que quebra uma sequência de 4 vitórias consecutivas do PT nas eleições presidenciais, após 2 vitórias de Lula da Silva e duas vitórias de Dilma Rousseff.

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Jair Messias Bolsonaro foi eleito com 56% dos votos

Bolsonaro ganha em Lisboa com 64,4% dos votos

Jair Bolsonaro venceu a votação nas 27 assembleias de voto em Lisboa, conquistando 64,4% dos 6.948 votos válidos, segundo os resultados oficiais. De acordo com os dados afixados na Faculdade de Direito, onde decorreu a votação em Lisboa, Bolsonaro  obteve 4.475 votos contra 2.473 votos (35,5%) do candidato do PT.

Também no Porto foi Bolsonaro a ganhar, com 66,5% dos votos válidos, confirmou à Lusa Alexandre Alvim, cônsul-adjunto do Brasil no Porto. Dos 4.700 eleitores que foram às urnas no Porto, 3.145 votaram em Bolsonaro, adiantou o mesmo responsável diplomático.

Bolsonaro promete “democracia e liberdade”

O discurso de vitória de Jair Bolsonaro foi muito particular. “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, disse o agora Presidente, numa referência à Bíblia e a Deus. Além disso, garantiu ainda que o seu “Governo será defensor da Constituição, da democracia e da liberdade”.

Numa declaração à imprensa à porta da sua casa, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o Presidente do Brasil começou por afirmar que a sua eleição é “uma missão de Deus”. No seu discurso, Bolsonaro frisou que “a liberdade é princípio fundamental“, referindo-se à liberdade “de andar nas ruas, de empreender, política e religiosa, de informar e ter opinião, de fazer escolhas e ser respeitado por elas”.

“Como defensor da liberdade, vou guiar um Governo que defenda e proteja os direitos do cidadão, que cumpre os seus deveres e respeite as leis. Elas são para todos nós. Assim será o nosso Governo, constitucional e democrático”, garantiu Jair Bolsonaro.

Portugal já cumprimentou o novo Presidente

O Presidente da República, Marcelo rebelo de Sousa, enviou este domingo, pouco depois das 22h00, uma “mensagem de felicitações” ao Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, na qual se referiu aos “laços de fraternidade” bilaterais e à “significativa comunidade” portuguesa neste país.

Marcelo “enviou uma mensagem de felicitações ao Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, na qual fez referência aos laços de fraternidade que unem Portugal e o Brasil”, lê-se na nota publicada no site da Presidência da República.

Segundo a nota, o chefe de Estado fez também referência “à significativa comunidade de portugueses e luso-descendentes residentes no Brasil” e “à cada vez mais importante comunidade brasileira” em Portugal.

António Costa, primeiro-ministro português, também cumprimentou o presidente eleito, salientando a relação bilateral “intemporal” entre os dois países, assente numa língua comum e “fortes laços históricos“.

“O Governo português cumprimenta o Presidente eleito do Brasil, país com o qual mantemos uma relação bilateral intemporal, assente numa língua comum, em fortes laços históricos, económicos e culturais, e na presença, em ambas as sociedades, de comunidades dinâmicas e plenamente integradas”, afirmou o primeiro-ministro.

BE pede vigilância da comunidade internacional

A deputada do Bloco Joana Mortágua apelou para a “vigilância total” da comunidade internacional perante uma possível “degradação democrática” no Brasil após as eleições de domingo, que deram a vitória ao candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro.

“É uma vitoria que tem que ser respeitada, mas que nos deixa, enquanto democratas, muito tristes porque diz muita coisa sobre a fragilidade das democracias, que julgávamos estarem sólidas e conquistadas”, disse Mortágua, em declarações à Lusa.

A deputada bloquista lembrou a “vida inteira” de posições antidemocráticas de Bolsonaro para sublinhar a apreensão “relativamente ao que poderá vir a ser uma degradação dos direitos democráticos no Brasil”. Por isso, sustentou, a “vigilância tem que ser total“.

“As forças democráticas do Brasil têm de participar, não abdicar de participar de um regime que ainda é democrático. Não atirar a toalha ao chão, continuar a construir um futuro governo do campo democrático e continuar todos os dias a lutar contra as ideias” de Jair Bolsonaro, sustentou.

Joana Mortágua sublinhou, no mesmo sentido, a importância de um papel vigilante da comunidade internacional, particularmente de Portugal. “Partilhamos comunidades muito populosas e temos de estar naturalmente muito atentos”, disse.

O Brasil vai iniciar um “período de incerteza”, considerou Mortágua, adiantando que é preciso ter “esperança de que a maioria dos brasileiros que votou em Jair Bolsonaro, o tenha feito para rejeitar o PT e não por acreditar nas ideias” dele.

 

Trump ligou a Bolsonaro

Também o presidente norte-americano, Donald Trump, felicitou Jair Bolsonaro, congratulando-o pela vitória nas eleições presidenciais e manifestando a sua vontade de “trabalhar lado a lado” com ele.

Segundo o jornal Público, ambos os líderes concordaram “em trabalhar lado a lado para melhorar a vida das pessoas dos Estados Unidos e do Brasil e, enquanto líderes regionais, das pessoas da América”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Foi um contacto bastante amigável. Queremo-nos aproximar de vários países do mundo, sem viés ideológico”, disse Bolsonaro numa transmissão em direto no Facebook, dizendo que Trump lhe desejou sorte e também que recebeu outras chamas de líderes internacionais, como os Presidentes do Chile, Sebástian Piñera, e do Paraguai, Mario Benítez.

ZAP // Lusa / Ciberia

24 Comments

    • E que tal também abaixo os canalhas torcionários, fascistas, homofóbicos, racistas, xenófobos, misóginos, pró-tortura. etc., etc., etc…? 44 anos depois do golpe de estado militar do 25’Abr’74, ainda existem por cá muitos adoradores do fascismo salazarista…

      • Não se idêntica contra a corrupção, bandidos e canalhas?
        É verdade no tempo da outra Senhora, havia muita gente torturada por querer derrubar o governo, mas não é menos verdade que hoje vemos adultos, crianças e velhos a ser torturados violados e roubados, governantes, banqueiros e outros canalhas a roubar sem que lhes aconteça nada.
        O senhor gosta mais da democracia com todos estes predicados, muito sinceramente entre o fascismo e esta democracia sou mais uma das pessoas que pelo menos já tenho algumas duvidas do que é melhor.
        Além disso estrema direita é fascismo? estrema esquerda é ditadura então a democracia é PS e PSD?

      • Tudo o que diz ainda está por provar relativamente ao Bolsonaro. Tudo o que AL disse já se comprovou relativamente ao PT e ao ladrão do bêbado do Lula.

      • de facto.. o seu comentario nao merece resposta ate porque a intolerancia e de facto um mal muito proprio de gente estupida e sem caracter.
        e interessante perceber que na sua otica defender ideias contrarias a cartilha marxista se chama fascismo!!!! eheheheheh…. tanta ignorancia ou apenas insanidade mental.
        sei que e dificil a esquerda assassina cobarde e corrupta , assessorada por uma midia vendida e subserviente dos grandes capitalistas souros bildberg ford, murdoc e outros que só prosperam com a miseria alheia. aceitar que ainda ha pessoas livres e libertas do veneno marxista e ateu
        tudo o que chamou a quem nao quer mais a intolerancia o medo a arrogancia e a mentira.. cabe lhe a si..
        so para lembrar que o fascismo comunismo e nazismo tem o mesmo pai, a mentira a opressao e a manipulaçao dos ideologos ateus, que rejeitam deus e colocam no seu lugar ora mussulini hitler ou lenine estaline che, chaves fidel…… por isso sr joao…. quando falar peça licença a pessoa que existe em si e nao se deixe levar pelo bicho esquesito que se apossou do seu sentido critico.

  1. Lindo!…
    Segundo muitos brasileiros, o Bolsonaro foi enviado por deus; vamos lá ver o que isto vai dar… mas quando há deuses e religiões envolvidos, o resultado não costuma ser nada bom!…

    • Até essa do “ser enviado por Deus”, também já parece uma Madureza… ( e, a confirmarem-se as piores suspeitas, melhor será a devolução ao remetente ).

  2. Apesar de toda a campanha pró-extrema esquerda inclusivé em Portugal a favor do PT que tinha no seu programa entre outras coisas a “regulação dos media e da internet” ou seja seria permitido o que o Estado achasse bem vulgo censura, ganhou o candidato de direita do Brasil. A bolsa do Brasil já me disseram já subiu 14% hoje

  3. Parece que está tudo com medo … do quê? Por acaso não foi eleito democraticamente?
    A extrema-esquerda tem muita dificuldade em aceitar as vitórias dos outros é uma democracia muito estranha, a que assistimos nos últimos tempos.
    Levam os países à ruína e ninguém fala, é só corrupção, andamos a pagar para uma mão cheia de chulos viverem à grande, tem é medo de perder o tacho, e nós a sustentarmos tudo isto … tem-se medo do quê? Isto é uma intoxicação que a comunicação social nos quer impingir a toda a hora se calhar é melhor começarmos a pensar pela nossa cabaça … julgo que está na hora.
    O que tem as Mortáguas a falar sobre democracia, só se for pelo exemplo familiar …., nunca trabalharam na vida põem aquela máscara sem transparecer emoções e largam larachas da bocarra para fora e vivem á grande à minha custa.
    Emigrem vão trabalhar … vão para a Venezuela, Cuba, escolham um país de esquerda e abalem de vez.
    Ainda não perceberam que as pessoas estão a ficar fartas desta anarquia, deste desgoverno
    Respeitem o voto de milhões de Brasileiros … tenham vergonha
    A ver se em Portugal também surge uma alternativa rapidamente, e se verificarmos que não serve que eu saiba o voto serve para isso mesmo … mudarmos ou não?

  4. EM 2014 O ATUAL PRISIONEIRO LADRÃO, CORRUPTO, VIGARISTA, ANALFABETO LULA, POSTOU UM VÍDEO QUANDO A DILMANTA ROUBOU AS ELEIÇÕES DIZENDO: CHUPA QUE É CANA DOCE!
    A CANA DELE AGORA VAI AMARGAR POR MUITOS ANOS ATÉ QUE O DIABO O LEVE!
    PARA ESSA “morta gaga”!!! E TODA A ESQUERDALHADA PORTUGUESA, SE ACONSELHA A POR A BARBA DE MOLHO, POIS CERTAMENTE HAVERÁ TAMBÉM UM BOLSONARO PORTUGUÊS QUE IRÁ REUNIR A GANGUE VERMELHA E OS COLOCAR ONDE É O LUGAR DELES.
    ACEITA QUE DÓI MENOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. A Joana Mortágua apelou a uma “vigilância total”, perante uma possível “degradação democrática”!!!
    Mas será que a Joana Mortágua não tem espelhos???
    Nem vou referir os laços familiares a assassinatos, assaltos e outros que tais… Basta referir que Portugal está refém de sindicatos e vergado exclusivamente ao contentamento da função pública, Actualmente, neste país nada mais conta. Não será isto uma degradação democrática? Eu e muitos mais sentimos que sim.

  6. finalmente um grande pais se libertou do jugo marxista , da opressao manipuladora e constante da pessoa, do requeinte da corrupçao e do desprezo pelo povo, pelo esbanjamento do bem publico . o banco de investimentos do brasil bnds, em vez de suportar os custos em novos hospitais , pontes e estradas…..entregou bilioes e bilioes de dolares para a venezuela do ditador chaves, para cuba do ditador castro, para nicaragua de outro ditador, para uruguai de um comunista guerrilheiro colega de dilma, para angola do ditador eduardo dos santos para moçambique ….para argentina da comunista cristina, bolivia do ditador morales……..e fora o que ainda nao se sabe para onde foram as riquezas do brasil, desgovernado as maos de lula e do seu pt.
    finalmente , e mesmo depois de tentarem assassina-lo, o brasil democraticamente elegeu o homem sem medo e sem papas na lingua e sem vergonha de ser contrario a toda a podridao comunistoide , venha dos politicos que preferem ver o povo a fome e a sede( vide o nordeste do brasil, que passado 15 anos continua sem agua, sem estradas, sem pontes…sem hospitais sem investimento) venha dos midia sustentados pelos milhoes e milhoes de capitalistas corruptos e maquiavelicos que pretendem a submissao total dos povos a sua vontade.
    finalmente um gigante acordou para olhar o ceu e o futuro
    graças a deus e a jair messias bolsonaro, (sem um minuto de propaganda na tv sem os milhoes dos partidos marxistas e terroristas, sim terroristas, porque se bolsonaro é apelidado de extrema direita o que dizer de psol e do pcdob????.

  7. É lamentável ver tanto disparate escrito por quem, provávelmente, nem sequer conhece a verdadeira realizade do Brasil.
    Lamentávelmente também é que a notícia apresenta comentários do BE (que me recuso sequer comentar) e não de outras forças políticas.
    É lamentável também que as pessoas peguem em partes do discurso ou de acontecimentos e o distorçam completamente.
    Lula e outras figuras políticas do PT (oposição do agora nomeado Presidente do Brasil) estão presos. Num país como o Brasil onde a corrupção atinge volumes inacreditáveis, é, de facto, um êxito sim para a justiça e para a Democracia.
    Sobre o xenofobismo, racismo, machismo etc de que o acusam seria bom verificarem que o seu melhor amigo é negro, na sua equipa tem um número enorme de pardos, negros e outras raças que não brancos como provávelmente nenhum outro politico no Brasil.
    Vejam o episódio em que ele supostamente, insultou uma deputada. O que aconteceu foi que apanharam um estuprador de meninas jovens. Ele tinha 16 anos creio (menor de 18 pelo menos) e Bolsonaro defendia que se tinha de diminuir a idade de responsabilidade civil para que esse monstro fosse preso e condenado. A deputada do PT defendia que se tinha de ser mais brando com este tipo de crimes para liberar criminosos de “pequenos delitos”. Bolsonaro irritou-se com ela e respondeu-lhe à letra. Só saiu nas notícias a resposta dele à deputada do PT sem a devida contextualização. Para mim esta senhora não tem classificação possível. Eu preocupo-me com o Brasil pois vivi 6,5 anos lá, tenho filhos que cresceram lá, tenho muitos amigos lá e preocupo-me sim com a estupidez a que as coisas chegaram. A roubalheira é indiscritível. Por acaso sabiam que a Petrobras (empresa que faliu nas mãos do PT – comunistas) era a líder mundial em prospecção de petróleo em baixas profundidades. Foi o que lhes permitiu descobrir uma jazida gigantesca no pré-sal a mais de 7500 mts de profundidade. Faliu????
    Também tenho laços familiares com pessoas da Venezuela e esse é outro exemplo de estupidez. Há comida, claro que há. Bananas a 5,45 dolares por Kg, por exemplo, mas quem pode pagar essas coisas? Claro que tem senão não colocavam esses preços mas vive-se com muita muita dificuldade.
    Fascismo? Extrema direita? Façam-me um favor de não me atormentarem com bichos papões que nem sequer conhecem. Meteram-lhes na cabeça uma história que ou é comunismo ou então é o bicho papão. Que estupidez caramba, como é possível tanta ignorância. Leiam, informem-se bem antes de escrever e dizer disparates, não é bonito (para não dizer pior).
    É incrível como todos são especialistas em política internacional e nacional, todos criticam mas na hora do vamos ver como é, todos adorariam viver nos Estados Unidos, tendo acesso a tudo o que eles têm, viver como eles vivem e estar numa economia que é o umbigo do mundo, o resto é conversa. Não vejo ninguém a imigrar para Russia ou para Cuba ou melhor para a Venezuela, porque será?
    Como não estou mais para perdero meu tempo com isso despeço-me de todos e desejo a todos uma boa vida, mas sem estupidezes. Eduquem-se!!!!!

    • tá na hora de voltares pra lá né! agora já há segurança e a corrupção vai desaparecer (das páginas dos jornais e dos ecrãs das télévisões). só é pena que os primeiros a serem devorados por essas bestas não sejam os seus criadores. é lamentavel não te conhecermos pessoalmente para que quando o número de assassinatos passar de 60 para 120000 nos explicares o porquê.

      • infelizmente apagaram o teu post que me dirigiste.. tal era a azia e a estupidez, a intolerancia e o azedume de um comunista apeado da teta onde tanto mamaou… es tu a choramingar e a espernear e o teu amigo andrada…… se por acaso leste o proggrama de governo desse traste ias ver o que te aconteceria . sabe se que o pcc e o pt sao façoes de uma mesma organizaçao.. de brizola passando por disrceu ….. mas quem so percebe de insultos como tu e deve viver na mesma gaiola dourada que pedro cardoso… nao se pode exigir mais….. talvez fazer como joao carlos disse para chaves…porque nao te calas????

  8. ehehehehe… os midia chamam de extrema direita ao politico que tem ideias contrarias ao marxismo e ao capitalismo de estado. bela definiçao dessa midia sem cultura sem classe e sem moral, subsidiada por centros de intoxicaçao de massas pagas por milionarios satanicos e sem objetivos que nao seja a destruiçao do ser humano pensante e resistente a massificaçao cultural.
    infelizmente ja ha muita gente contaminada, dominada…subjugada por esse forma de escravidao moral.
    mas graças a deus ainda ha quem resista e nao se conforme com a arrogancia a propotencia e a amoralidade dos seres do mal.
    pelos vistos essa midia chamar os politicos e os eleitores resistentes e obstinados ao avanço da cultura da morte e da massificaçao acefala…de extrema direita passa a ser um elogio!!!!
    tentao ofender e isolar as ideias de liberdade de consciencia a liberdade de opiniao e a liberdade de acçao…com o anatema de “extrema direita”….. vao acabar elogiando e abrindo cada vez mais os olhos a quem nao quer pertencer a manada de ordeiros seguidores dos diversos ditadores vermelhos. por isso a tal extrewma direita tem cada vez mais seguidores no mundo inteiro. exceto paises completamente adormecidos e cheio de perguiça intelectual.

  9. graças a deus… nao apenas para utilizar uma frase feita.
    quanto aos ultimos 14 anos provavelmente foi o tempo que deus demorou a atender o pedido de milhoes de brasileiros e tambem o tempo suficiente para que os brasileiros percebessem que o regresso ao passado nao poderia acontecer.
    deus alem de ser mais sabio que nos, nao usa relogio nem conta o tempo da mesma maneira. se 14 anos parece muito tempo o que dizer de 20 45, 50 100 anos que certas ditaduras autoritarias e anti humanas levaram a ser destruidas?

    • se o seboso bolsado durar 14 dias já gozas. dá para rezar 2 missas dominicais de preferência campais como a da vitória, que palhaçada, não misturem Deus com essas pantominices se não Ele castiga-vos e olha que não são “20 45, 50 ou 100 anos” é pra toda a eternidade, duro pra boi ruminar.

  10. O que fazer né…Bolsonaro tal qual os demais que desejaram o título Presidencial apenas para em: primeiro lugar: Aumentar ainda mais suas fortunas, em segundo lugar estar no pedestal do Poder, sonho de todos os sinhozinhos, em terceiro lugar procurar representar bem seu papel na comédia de Presidente do Brasil.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.