Jahirul foi o primeiro jovem a morrer por covid-19 em Portugal. Tinha 29 anos e era hipertenso

1

Alejandro Garcia / EPA

Jahirul Islam, um empresário do Bangladesh de 29 anos, foi o primeiro paciente com Covid-19 abaixo dos 30 anos a morrer em Portugal. O jovem que detinha um restaurante e hostels em Lisboa sofria de hipertensão arterial.

O funeral de Johirul Islam já se realizou nesta terça-feira, no cemitério do Lumiar, em Lisboa. O jovem empresário foi a primeira morte por Covid-19 abaixo dos 30 anos em Portugal. Um dado que surgiu nesta terça-feira, um dia em que se assinalaram apenas mais 11 mortes devido à infecção, o número mais baixo desde 25 de Março.

O Observador avança que o jovem sofria de hipertensão. A SIC anunciou que tinha ainda outra patologia que não foi divulgada.

Jahirul Islam foi internado no Hospital Curry Cabral a 4 de Abril, juntamente com a mãe que também estava infectada com o coronavírus.

A mãe do empresário já recebeu alta e encontra-se a recuperar em casa.

O empresário que tinha autorização de residência em Portugal, vivia em Lisboa desde 2011 e era “proprietário de um restaurante, de alguns hostels e de uma loja de artesanato”, segundo o Observador que refere ainda que “vivia com a mulher, uma filha, a mãe e a irmã”.

130 mil imigrantes ficaram provisoriamente regularizados

Cento e trinta mil imigrantes ficaram provisoriamente com a situação regularizada em Portugal durante a pandemia de Covid-19, anunciou o ministro da Administração Interna.

Na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Eduardo Cabrita explicou que os 130 mil cidadãos estrangeiros que ficaram com a situação regularizada eram aqueles que tinham processos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) até 18 de Março, altura em que foi decidido decretar o estado de emergência.

O ministro avançou que estes imigrantes vão continuar nesta situação até que comecem a realizar-se os atendimentos no SEF, mas não especificou quando.

Eduardo Cabrita realçou que a atribuição provisória deste direito a 130 mil cidadãos estrangeiros permitiu “o pleno direito à saúde” durante este período, bem como o acesso “ao apoio da segurança social ou direitos vários, como celebrar um contrato de arrendamento ou contrato de trabalho”.

O ministro destacou ainda a forma como Portugal garantiu em estado de emergência “os princípios de igualdade relativamente aos mais frágeis“.

Portugal contabiliza 1.074 mortos associados à covid-19 e 25.702 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim diário da Direcção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Lamento a morte do jovem.
    Gostaria de destacar que estas comunidades são particularmente ativas em Portugal. Não vêm para trabalhar por conta de outrem e muito menos para “mamar” no Estado. São empreendedores, criam as suas próprias empresas, os seus negócios, dinamizam a economia. Todos nós conhecemos os muitos “kebabs” que proliferam pelo país. Mas depois evoluem para outros negócios. Conheço alguns casos. São pessoas geralmente trabalhadoras, proativas, positivas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.