Jahirul foi o primeiro jovem a morrer por covid-19 em Portugal. Tinha 29 anos e era hipertenso

Alejandro Garcia / EPA

Jahirul Islam, um empresário do Bangladesh de 29 anos, foi o primeiro paciente com Covid-19 abaixo dos 30 anos a morrer em Portugal. O jovem que detinha um restaurante e hostels em Lisboa sofria de hipertensão arterial.

O funeral de Johirul Islam já se realizou nesta terça-feira, no cemitério do Lumiar, em Lisboa. O jovem empresário foi a primeira morte por Covid-19 abaixo dos 30 anos em Portugal. Um dado que surgiu nesta terça-feira, um dia em que se assinalaram apenas mais 11 mortes devido à infecção, o número mais baixo desde 25 de Março.

O Observador avança que o jovem sofria de hipertensão. A SIC anunciou que tinha ainda outra patologia que não foi divulgada.

Jahirul Islam foi internado no Hospital Curry Cabral a 4 de Abril, juntamente com a mãe que também estava infectada com o coronavírus.

A mãe do empresário já recebeu alta e encontra-se a recuperar em casa.

O empresário que tinha autorização de residência em Portugal, vivia em Lisboa desde 2011 e era “proprietário de um restaurante, de alguns hostels e de uma loja de artesanato”, segundo o Observador que refere ainda que “vivia com a mulher, uma filha, a mãe e a irmã”.

130 mil imigrantes ficaram provisoriamente regularizados

Cento e trinta mil imigrantes ficaram provisoriamente com a situação regularizada em Portugal durante a pandemia de Covid-19, anunciou o ministro da Administração Interna.

Na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Eduardo Cabrita explicou que os 130 mil cidadãos estrangeiros que ficaram com a situação regularizada eram aqueles que tinham processos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) até 18 de Março, altura em que foi decidido decretar o estado de emergência.

O ministro avançou que estes imigrantes vão continuar nesta situação até que comecem a realizar-se os atendimentos no SEF, mas não especificou quando.

Eduardo Cabrita realçou que a atribuição provisória deste direito a 130 mil cidadãos estrangeiros permitiu “o pleno direito à saúde” durante este período, bem como o acesso “ao apoio da segurança social ou direitos vários, como celebrar um contrato de arrendamento ou contrato de trabalho”.

O ministro destacou ainda a forma como Portugal garantiu em estado de emergência “os princípios de igualdade relativamente aos mais frágeis“.

Portugal contabiliza 1.074 mortos associados à covid-19 e 25.702 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim diário da Direcção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Lamento a morte do jovem.
    Gostaria de destacar que estas comunidades são particularmente ativas em Portugal. Não vêm para trabalhar por conta de outrem e muito menos para “mamar” no Estado. São empreendedores, criam as suas próprias empresas, os seus negócios, dinamizam a economia. Todos nós conhecemos os muitos “kebabs” que proliferam pelo país. Mas depois evoluem para outros negócios. Conheço alguns casos. São pessoas geralmente trabalhadoras, proativas, positivas.

RESPONDER

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …