Jahirul foi o primeiro jovem a morrer por covid-19 em Portugal. Tinha 29 anos e era hipertenso

Alejandro Garcia / EPA

Jahirul Islam, um empresário do Bangladesh de 29 anos, foi o primeiro paciente com Covid-19 abaixo dos 30 anos a morrer em Portugal. O jovem que detinha um restaurante e hostels em Lisboa sofria de hipertensão arterial.

O funeral de Johirul Islam já se realizou nesta terça-feira, no cemitério do Lumiar, em Lisboa. O jovem empresário foi a primeira morte por Covid-19 abaixo dos 30 anos em Portugal. Um dado que surgiu nesta terça-feira, um dia em que se assinalaram apenas mais 11 mortes devido à infecção, o número mais baixo desde 25 de Março.

O Observador avança que o jovem sofria de hipertensão. A SIC anunciou que tinha ainda outra patologia que não foi divulgada.

Jahirul Islam foi internado no Hospital Curry Cabral a 4 de Abril, juntamente com a mãe que também estava infectada com o coronavírus.

A mãe do empresário já recebeu alta e encontra-se a recuperar em casa.

O empresário que tinha autorização de residência em Portugal, vivia em Lisboa desde 2011 e era “proprietário de um restaurante, de alguns hostels e de uma loja de artesanato”, segundo o Observador que refere ainda que “vivia com a mulher, uma filha, a mãe e a irmã”.

130 mil imigrantes ficaram provisoriamente regularizados

Cento e trinta mil imigrantes ficaram provisoriamente com a situação regularizada em Portugal durante a pandemia de Covid-19, anunciou o ministro da Administração Interna.

Na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Eduardo Cabrita explicou que os 130 mil cidadãos estrangeiros que ficaram com a situação regularizada eram aqueles que tinham processos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) até 18 de Março, altura em que foi decidido decretar o estado de emergência.

O ministro avançou que estes imigrantes vão continuar nesta situação até que comecem a realizar-se os atendimentos no SEF, mas não especificou quando.

Eduardo Cabrita realçou que a atribuição provisória deste direito a 130 mil cidadãos estrangeiros permitiu “o pleno direito à saúde” durante este período, bem como o acesso “ao apoio da segurança social ou direitos vários, como celebrar um contrato de arrendamento ou contrato de trabalho”.

O ministro destacou ainda a forma como Portugal garantiu em estado de emergência “os princípios de igualdade relativamente aos mais frágeis“.

Portugal contabiliza 1.074 mortos associados à covid-19 e 25.702 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim diário da Direcção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Lamento a morte do jovem.
    Gostaria de destacar que estas comunidades são particularmente ativas em Portugal. Não vêm para trabalhar por conta de outrem e muito menos para “mamar” no Estado. São empreendedores, criam as suas próprias empresas, os seus negócios, dinamizam a economia. Todos nós conhecemos os muitos “kebabs” que proliferam pelo país. Mas depois evoluem para outros negócios. Conheço alguns casos. São pessoas geralmente trabalhadoras, proativas, positivas.

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …