“Já só há água para 10 dias”: Nelas, Mangualde, Viseu e Penalva vão declarar estado de emergência

Pedro França / Agência Senado

O presidente da câmara de Nelas, em Viseu, José Borges da Silva, fala numa “situação de calamidade na região” e assume que vai declarar, ainda hoje, estado de emergência. Mangualde, Viseu e Penalva devem seguir os passos.

Quatro concelhos vão declarar estado de emergência municipal por causa da seca, anunciou José Borges Silva, presidente da câmara de Nelas, esta manhã à TSF.

O autarca fala de uma “situação de calamidade na região” e pede medidas “imediatas, duras e sem olhar a custos” para fazer frente à seca. A declaração do estado de emergência municipal será feita ainda esta sexta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou no passado dia 10 de novembro a barragem de Fagilde, que fornece água aos concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, tendo ficado espantado por a reserva de água só ser suficiente para 20 dias de abastecimento.

“É um racionamento de guerra e ficou ontem acordado entre os municípios de Viseu, Mangualde, Penalva do Castelo e Nelas, declarar ainda hoje o estado de emergência municipal como aconteceu recentemente relativamente à questão dos fogos florestais”, disse José Borges Silva.

O autarca garantiu que situação é dramática. “Estou muito preocupado pela região porque há água para 10 dias e porque este estado de calamidade implica a confissão por parte das autarquias da impossibilidade de por si resolverem este problema a curto prazo”, disse. “Tem de haver uma mobilização de meios públicos, políticos, governamentais, eventualmente internacionais, preventivos”, rematou.

O mês de outubro foi o mais seco dos últimos 20 anos, com 30% da precipitação normal para a época, segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No final de outubro, todo o território de Portugal continental se encontrava em situação de seca severa (24,8%) e extrema (75,2%).

A seca extrema em Portugal está já a prejudicar culturas e pasto para animais, com produtores de diversos setores a falarem de “calamidade” e a reclamarem do Governo ajudas extraordinárias para fazer face aos prejuízos.

A seca já levou o Governo a decretar apoios excecionais aos agricultores para captação de água, nomeadamente nos distritos alentejanos de Évora, Beja e Portalegre e nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém, banhados pelo Sado.

Quer Portugal quer Espanha estão a cumprir os valores mínimos de caudais exigidos a ambos os países na gestão de rios internacionais, como o Tejo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Não. Mas até tem culpa porque só há meia dúzia de dias é que começou a passar um spot na TV a apelar à racionalidade no consumo de água. Se calhar já o deveria ter feito há mais de 6 meses atrás. Mas como tudo isto é um desgoverno total…

      • NÃO. a culpa é sua, e de todos os que, esbanjam ÁGUA!!!! porque é que a culpa tem que ser sempre do governo? na sua casa é o governo que governa? …

          • O QUE AQUI VAI A SANTA IGNORANCIA É CULPADA DE TUDO !! O GOVERNO DEVIA IR A CASA DE CADA UM LIMPAR-VOS O FIOFÓ QUANDO ACABAM DE OBRAR !!

            • Sim O estado tem a função de educar e sensibilizar as populações, caso contrário porque o faz agora? Já o devia ter feito há muito… Já vem tarde. E quanto à Amélia, por alma de quem é que pode afirmar que eu esbanjo água? A senhora é tola ou quer apenas parecer que o é?

        • Bem… sua a culpa não será… pelo número de vezes que toma banho. Precisa tomar mais para ver se fica com cabeça mais descansada e comenta melhor as notícias.

  1. A culpa é de todos, da humanidade em geral. As alterações climáticas não são só uma coisa que aparece na tv. Vamos sentir na pele e pagar caro o desleixo. Já há umas décadas que se fala disto mas ninguém quer saber. Nem quem manda no mundo nem o Zé da esquina. Veremos se ainda conseguimos inverter esta tendência.

RESPONDER

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

"Comigo, não acontecerá." Ferro Rodrigues decide que castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …