Já há 17.504 refugiados em Portugal. E 600 crianças ucranianas em escolas portuguesas

partyofeuropeansocialists / Flickr

O primeiro-ministro, António Costa

O primeiro-ministro, António Costa

António Costa partilhou os números mais atualizados sobre os refugiados ucranianos que já chegaram a Portugal.

O primeiro-ministro detalhou esta terça-feira, na sua primeira intervenção no Parlamento para o debate preparatório do Conselho Europeu, que Portugal já recebeu 17.504 refugiados ucranianos em território português, segundo o Público.

Desse total, 6200 são menores. António Costa adiantou ainda que aproximadamente 10% dos menores (cerca de 600) já estão integrados em escolas públicas.

“Há já 17,504 refugiados em Portugal, que incluem 6200 menores. Hoje, 600 já estão a frequentar a escola pública portuguesa”, declarou António Costa na reunião da comissão permanente da Assembleia da República.

No total, Portugal já aceitou 18.410 pedidos de proteção temporária, segundo a última atualização feita à LUSA pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com os dados disponíveis até às 13h desta terça-feira.

A plataforma SEF for Ukraine “possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses”, segundo o SEF.

No decorrer do processo para proteção temporária em Portugal, e depois de aprovadas condições especiais para o abrigo destes refugiados, os cidadãos que requeiram proteção portuguesa têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, podendo beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho.

“Como a História nos tem revelado, quem tem uma fronteira externa um dia estará sempre na primeira linha de uma onda de refugiados. Portugal agilizou muito significativamente todos os procedimentos de reconhecimento de refugiados”, destacou o líder do executivo.

“A aprovação da bússola estratégica, na segunda-feira, reafirma com especial oportunidade um instrumento, num momento onde claramente existe uma complementaridade entre a NATO e a União Europeia na defesa da Europa”, sustentou, segundo a Rádio Comercial.

Segundo o SEF, antes da invasão da Rússia viviam em Portugal 27.200 ucranianos, o que totaliza atualmente mais de 45.500 cidadãos, passando esta comunidade a ser a segunda maior residente no país.

A comunidade ucraniana residente em Portugal passa para o lugar que até agora era ocupado pelos cidadãos oriundos do Reino Unido, que são cerca de 42.300.

Segundo o SEF, as nacionalidades mais representativas são as oriundas do Brasil (209.072), seguido da Ucrânia, Reino Unido, Cabo Verde (35.913), Índia (30.995) e Itália (30.887), de acordo com a TSF.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.