/

Operação Marquês. Ivo Rosa deu 120 dias para o Ministério Público recorrer

Mário Cruz / Lusa

Ivo Rosa depois da leitura da decisão instrutória da Operação Marquês

Ivo Rosa decidiu estender para 120 dias o prazo para o Ministério Público recorrer da sua decisão instrutória no caso Operação Marquês, o que significa que o processo só chegará à Relação em 2022.

Na decisão assinada esta quinta-feira, e a que o site Observador teve acesso, Ivo Rosa reconhece que “a decisão instrutória é composta por 6.728 páginas, 20.035 parágrafos e 568.437 palavras o que traduz, por si só, a complexidade da mesma”.

Desta forma, o processo que envolve o ex-primeiro ministro José Sócrates e o ex-banqueiro Ricardo Salgado só deverá chegar ao Tribunal da Relação de Lisboa em 2022.

Os 28 arguidos foram acusados de um total de 189 crimes, entre corrupção, branqueamento, fraude fiscal e falsificação de documento.

Contudo, o juiz de instrução Ivo Rosa decidiu que só há prova para o caso seguir para julgamento em relação a 17 desses crimes.

Perante a decisão, a 9 de abril, o procurador Rosário Teixeira anunciou que o Ministério Público iria recorrer da decisão do magistrado ao Tribunal da Relação, em Lisboa, tendo pedido 120 dias para proceder ao processo. Também as defesas terão o mesmo tempo para recorrer da decisão.

São só cinco os arguidos da Operação Marquês que o juiz Ivo Rosa pronunciou para julgamento: o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o seu amigo Carlos Santos Silva, o banqueiro Ricardo Salgado, o ex-ministro Armando Vara e ex-motorista de Sócrates, João Perna.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.