/

IVA a 0% em Espanha não serviu para nada. Portugueses já dizem que “os nossos preços são melhores”

7

Drobot Dean / Canva

Afinal, o IVA a 0% implementado pelo Governo espanhol como medida de combate à inflação, teve o efeito contrário e levou a uma subida dos preços. Já há portugueses a dizerem que “os nossos preços são melhores”.

Os consumidores e comerciantes espanhóis estão “desiludidos” porque, afinal, o alívio do IVA nos alimentos essenciais, com o imposto a 0%, não se sente na carteira. Na verdade, a medida teve o efeito contrário e levou a uma subida dos preços, como apurou uma reportagem da Rádio Renascença em Espanha.

“Baixou o IVA, uns produtos mantiveram-se e outros subiram. Não adiantou nada“, lamenta à Rádio portuguesa a dona de um supermercado em Feces de Abajo na Galiza. Paola dá o exemplo do “pão que desceu cinco cêntimos e o leite e o queijo que subiram um bocadinho, porque tiraram ao IVA, mas subiram ao preço“.

O dono de outro supermercado na mesma aldeia galega, António Santos, nota que “baixou o IVA, mas as fábricas aumentaram os preços e vai dar exactamente ao mesmo”.

António Santos aponta culpas aos “grandes distribuidores, os grandes beneficiários, porque são eles que aumentam os preços”. “Há uma grande especulação e as grandes superfícies estão a ganhar muito mais dinheiro agora do que antes, porque fazem uma inflação à medida deles”, acrescenta.

Já a cliente de um hipermercado, Geni, refere à Renascença que “a taxa zero não funciona”, sublinhando que “os preços sobem cada vez mais”.

Os portugueses que vão ao outro lado da fronteira fazer compras também já sentem o aumento dos preços, e concluem que os quilómetros que fazem não valem a pena.

“Acho que os nossos preços são melhores”, diz à Renascença uma residente em Chaves, Cândida. “Não volto mais”, garante.

“Não vale a pena vir cá. Eles subiram muito os preços e, agora, que já não temos o desconto na gasolina não se justifica a deslocação”, desabafa outro português apanhado pela Rádio às compras em Espanha.

A Renascença cita dados do Ministério espanhol da Agricultura para notar que em Dezembro, uma dúzia de ovos custava, em média 2,076 euros, e que agora o preço anda nos 2,25 euros. Já o pepino custava 5 euros por quilo e agora vai nos 8,51 euros.

ZAP //

7 Comments

  1. Só valia e continua a valer a pena em produtos de limpeza!
    De resto foi só a novidade, os preços nunca foram mais baratos, o que faziam era comprar marca branca e depois dizer que era mais barato do que cá?

  2. Só se pode baixar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) se as empresas, fabricantes, produtores, etc., forem obrigados a baixar os preços.

  3. Com os salários mais altos , não podem vender mais barato que em Portugal.
    Pois o custo da mão obra reflecte se nas matérias primas.
    Entretanto o nível de vida Espanhol é bastante superior ao Português

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.