Governo espanhol acaba com IVA dos alimentos básicos

3

partyofeuropeansocialists / Flickr

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

Pacote total de ajudas económicas deverá custar 10 mil milhões de euros. Medidas vigoram durante seis meses, a partir de 1 de janeiro.

O Governo de Pedro Sánchez aprovou um novo pacote de ajudas económicas de forma a mitigar os efeitos da inflação nas famílias do país. Entre as medidas que constam do pacote, destaque para a isenção do IVA nos alimentos básicos, assim como um cheque de 200 às famílias com rendimentos. No total, a ajuda disponibilizada pelo executivo deverá atingir os 10 mil milhões de euros.

O chefe do Executivo espanhol foi o responsável por anunciar as medidas, após conversações entre o seu partido, o PSOE, e o Unidas Podemos, partido de coligação. É ainda esperado que estas entrem em vigor a 1 de janeiro. Na lista de alimentos que a partir do próximo ano estarão isentos de imposto incluem-se o leite, ovos, frutas, legumes, pão ou cereais. Até agora, estes produtos estavam taxados a 4%. Já no que respeita a massas e óleos, o IVA terá uma redução de 10% para 5%.

As medidas vigorarão durante seis meses.

Também aprovada em Conselho de Ministros foi a criação de uma linha de ajudas diretas aos agricultores no valor de 300 milhões de euros, uma forma de compensar pelo aumento dos custos de produção resultante da subida dos preços dos fertilizantes. Será também entregue um cheque de 200 euros às famílias com rendimentos anuais até 27 mil euros e património inferior a 75 mil euros, o que deverá significar um universo de 4,2 milhões de famílias abrangidas.

“O Governo vai assegurar que as reduções no IVA e os aos agricultores vão refletir-se de forma direta e imediata nos preços dos alimentos. Vamos estabelecer, em decreto, a obrigatoriedade de refletir esta redução no preço dos alimentos”, disse o chefe do Governo de Espanha, citado pelo Público.

Tal como lembra o mesmo jornal, estas novas medidas juntam-se a outras já em vigor, como é o caso  do limite de 2% imposto à atualização das rendas, a suspensão de despejos de famílias vulneráveis, a proibição do corte de abastecimentos energéticos essenciais durante o próximo ano, assim como o aumento de 15% das pensões não contributivas e do rendimento mínimo vital. Igualmente em vigor permanecem a redução do IVA sobre o gás e eletricidade para 5%, o congelamento do preço máximo das garrafas de gás ou os apoios para a utilização de transportes públicos, incluindo passes gratuitos.

ZAP //

3 Comments

  1. Se não estivesse escrito no titulo da noticia q foi o governo Espanhol, quase que seria levado a pensar que era o (des)governo Portugues.
    🙂

  2. O governo em Portugal também vai tomar estas medidas?? É que sim não faz parte do pacote deles, não lhes dá dinheiro, antes pelo contrario!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.