Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. “Chamamos-lhe imortal”

(dr)

Italica Grondona, a italiana de 102 anos que recuperou da covid-19

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso.

“Chamamos-lhe Highlander, a imortal”, contou à CNN Vera Sicbaldi, médica do hospital San Martino, em Génova, que tratou Italica Grondona. “Representa a esperança para todos os idosos que estão a enfrentar esta pandemia”, acrescenta.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde italiano, a idade média das pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e que, posteriormente, não resistiram à doença é de 78 anos.

Segundo a médica italiana, Grondona foi hospitalizada, no início de março, com “leves falhas cardíacas” e só tinha “sintomas ligeiros” da covid-19. “Por isso, fizemos o teste e deu positivo, mas não tivemos de fazer quase nada, recuperou sozinha“, explicou.

O canal televisivo acrescenta ainda que o caso desta italiana é tão impressionante que a equipa médica responsável decidiu estudá-lo de forma mais aprofundada.

“Recolhemos algumas amostras. É a primeira paciente que conhecemos que pode ter atravessado a gripe espanhola, uma vez que nasceu em 1917″, disse Sicbaldi, referindo-se à pandemia que matou cerca de 50 milhões de pessoas.

Grondona saiu do hospital no dia 26 de março e encontra-se agora num lar. Em declarações à CNN, o sobrinho, Renato Villa Grondona, diz não saber qual é o segredo da tia, apenas que “é uma mulher livre e independente”.

O seu único filho morreu, há várias décadas, nos Estados Unidos. “Mas ela adora a vida, dançar e música. Adora o Freddie Mercury e o Valentino Rossi”, acrescentou o familiar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …