Itália converte túmulo de Mussolini numa atração turística

autor desconhecido / wikimedia

Benito Mussolini na Piazza Duomo em Milão, Itália, 1930.

No próximo domingo, a data do nascimento de Mussolini, será aberta ao público a cripta onde está o seu túmulo em Predappio, a sua cidade natal, um município de 6.200 habitantes na província de Forlì-Cesena, a 320 quilómetros de Roma.

O presidente da Câmara, Roberto Canali, sente-se feliz com esta abertura e considera que o túmulo de Mussolini pode ser, do ponto de vista turístico, uma mina de ouro para o povo: “Benito Mussolini, para a economia de Predappio, é um motor económico”, disse, de acordo com o jornal espanhol ABC.

Canali, dono de uma fábrica de rações, é o primeiro presidente de centro-direita na cidade. Predappio, feudo tradicional do centro-esquerda há 75 anos, foi infetado pela onda de direita que prevalece na Itália e, nas últimas eleições locais em maio, impôs-se, com 60% de votos, uma lista apoiada pela Liga de Matteo Salvini, Irmãos da Itália e Forza Italia.



Canali quer abrir a cripta, que pertence à família, durante todo o ano. “Espero mantê-la aberta para aumentar o turismo, pois é uma importante fonte de renda do turismo“. O plano é apoiado pela família do ditador fascista. Rachele Mussolini, de 43 anos, neta do antigo político, aplaude a ideia. “É um lugar histórico e um catalisador para a economia local”.

Atualmente, a cripta só abre três vezes por ano. Para comemorar a sua morte, nascimento e marcha em Roma em 1922. Estas são as datas em que os autocarro chegam em Predappio de grande parte da Itália, cheia de fascistas que cumprimentam de braço ao alto, alguns com camisas pretas e com o chapéu fascista.

O novo prefeito quis deixar claro que se move por uma motivação económica e não pela nostalgia do fascismo.

“Mussolini atrai muita gente. Algumas pessoas ligam-nos perguntam se a sepultura pode ser visitada. É evidente que vêm a Predappio por ele. Mas apelo ao bom senso: eu era uma criança nos anos 70, quando havia confrontos nas ruas entre pessoas nostálgicas do passado e a Luta Contínua. Desde então, a situação acalmou. As tensões do passado devem ser evitadas. Temos de olhar sem ideologias aquele período histórico”.

É inegável que uma certa ideologia tem muitas lembranças que são vendidas nas lojas da rua principal de Predappio, negócios permitidos pela administração local de esquerda anterior. Giorgio Frassinetti teve o projeto e começou a angariar fundos para abrir um centro de investigação sobre o fascismo num lugar que sediou o partido fascista.

Mas há quem discorde de Canali. Por exemplo, Luca Capacci, membro do “Possibile”, um partido de extrema-esquerda, diz que “20 anos de história italiana e mundial não podem ser esquecidos”.

A verdade é que hoje, em Itália, até mesmo aqueles que apoiam o Duce sabem que não era um bom personagem porque levou o país ao desastre. Também sabem que o regime fascista morreu com o Duce.

Mas não falta sentido de humor para realizar um filme sobre Mussolini – “Voltei” – lançado no ano passado, uma ideia importada da Alemanha. O diretor, Luca Miniero, diz que hoje Mussolini venceria as eleições.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …

Aumento dos custos de produção. Depois da Unilever, Nestlé anuncia que vai subir os preços

A maior produtora de comida e bebidas do mundo vai aumentar os preços. A Nestlé justifica a decisão com a subida dos custos de produção das mercadorias e dos transportes. A empresa suíça revelou na Quinta-Feira …

Primeiro-ministro da Bélgica considera desnecessário certificado sanitário no país

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, considera desnecessária a exigência de um certificado sanitário no país para ter acesso à maioria dos estabelecimentos públicos, semelhante ao que é exigido em França. “A solução nunca pode …

Filha mais velha de Boris fala sobre aceitação do corpo na nova edição da Tatler

A filha mais velha de Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, abordou na revista Tatler a aceitação do corpo e a utilização de shapewear. Lara Johnson-Wheeler escreveu um artigo na mais recente edição da Tatler …

Mural de azulejos "Quem és, Porto" terá de ser removido por falta de consenso

A Câmara do Porto afirmou esta sexta-feira que o mural de azulejos “Quem és, Porto?”, situado na Rua da Madeira, “não poderá permanecer naquele local”, por se tratar de propriedade privada e por não existir …

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. De …