Decifrada a misteriosa mensagem que Mussolini enterrou debaixo de um obelisco

autor desconhecido / wikimedia

Benito Mussolini na Piazza Duomo em Milão, Itália, 1930.

Benito Mussolini na Piazza Duomo em Milão, Itália, 1930.

A mensagem, que descreve a ascensão do regime fascista em Itália, foi escondida pelo ditador debaixo de um enorme obelisco em Roma.

Os historiadores Bettina Reitz-Joosse e Han Lamers afirmam ter descoberto aquele que é um dos maiores mistérios do regime fascista em Itália.

Tal como um bom filme de suspense, como escreve a BBC, um pergaminho, escrito em latim, encontra-se há mais de 80 anos escondido em Roma.

O documento está debaixo de um enorme obelisco – 300 toneladas para se ser mais exato – que o próprio Benito Mussolini mandou construir em 1932.

Apesar disso, a dupla de historiadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, acredita ter conseguido decifrar a mensagem escondida pelo ditador italiano.

Como? O obelisco dificilmente pode ser levantado, por isso, os investigadores recorreram a três fontes quase desconhecidas encontradas em bibliotecas e arquivos da capital italiana.

Na sua perspetiva, o documento ajuda a entender o pensamento do líder fascista italiano e como este queria ser lembrado pelas gerações futuras.

Juntamente com moedas de ouro, o pergaminho está na base do Obelisco de Mussolini, no Foro Itálico, na altura conhecido como Foro Mussolini.

Por esse motivo, o documento escrito pelo ditador ficou conhecido como Codex Fori Mussolini.

“O texto não foi pensado para os contemporâneos de Mussolini”, afirma Bettina em entrevista à BBC.

“(A inauguração do) obelisco foi um grande espetáculo, mas a existência do texto não foi registada. A mensagem foi escrita para uma audiência futura”, acrescenta.

O documento tem 1.200 palavras, está dividido em três partes distintas, e terá sido escrito pelo estudioso de cultura clássica Giuseppe Amatucci.

A primeira parte seria uma descrição dos feitos do fascismo, da subida de Mussolini ao poder e de como anteriormente o país estava à beira do caos.

Segundo o texto, o ‘Duce’ conseguiu regenerar Itália “graças aos seus conhecimentos e determinação sobre-humana”.

“O texto apresenta Mussolini como uma espécie de novo imperador romano, mas também, por meio de uma linguagem bíblica, como redentor do povo italiano”, explica Lamers.

A segunda parte fala sobre a Juventude Fascista, com sede no Foro Itálico, e dos seus programas destinados aos jovens italianos.

Por fim, a terceira e última parte concentra-se exatamente na construção do Foro Itálico e deste mesmo obelisco.

Relativamente ao facto de o texto estar escrito em latim, Reitz-Joose adianta a hipótese de ter sido uma tentativa de reforçar os laços entre o Império Romano e o auge do fascismo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …