/

Israel e Chipre (favoritos à vitória) passam à final da Eurovisão

José Sena Goulão / EPA

Eleni Foureira, a representante do Chipre no Festival Eurovisão da Canção, é uma das principais favoritas à vitória

Foram conhecidos, esta terça-feira, os primeiros dez finalistas do Festival Eurovisão da Canção, que tem final marcada para o próximo sábado, no Altice Arena, em Lisboa.

Lisboa esteve hoje na casa de milhões de espetadores em todo o mundo, com a primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção. E, depois de duas horas e meia de espetáculo, estão escolhidos os primeiros dez apurados para a Grande Final de sábado.

As canções da Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda foram as mais votadas na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção, que decorreu hoje na Altice Arena, qualificando-se para a final.

Das 19 canções em competição esta terça-feira, ficaram afastadas da final, marcada para sábado, as músicas da Suíça, Bielorrússia, Arménia, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, e Macedónia.

A pontuação foi decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%). Todos os júris dos países que competem na semifinal votaram, bem como os júris de Portugal, do Reino Unido e de Espanha, países automaticamente qualificados para a final e cujas canções foram hoje apresentadas.

Numa primeira semifinal em que estavam vários dos favoritos à vitória no concurso deste ano, todos aqueles que têm estado nos primeiros lugares das apostas conseguiram seguir em frente, com destaque para as canções do Chipre e de Israel.

A primeira semifinal do festival decorreu no Altice Arena, em Lisboa, e foi apresentado pelas portuguesas Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Filomena Cautela e Daniela Ruah.

ZAP // Lusa / Espalha Factos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.