Israel e Chipre (favoritos à vitória) passam à final da Eurovisão

José Sena Goulão / EPA

Eleni Foureira, a representante do Chipre no Festival Eurovisão da Canção, é uma das principais favoritas à vitória

Foram conhecidos, esta terça-feira, os primeiros dez finalistas do Festival Eurovisão da Canção, que tem final marcada para o próximo sábado, no Altice Arena, em Lisboa.

Lisboa esteve hoje na casa de milhões de espetadores em todo o mundo, com a primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção. E, depois de duas horas e meia de espetáculo, estão escolhidos os primeiros dez apurados para a Grande Final de sábado.

As canções da Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda foram as mais votadas na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção, que decorreu hoje na Altice Arena, qualificando-se para a final.

Das 19 canções em competição esta terça-feira, ficaram afastadas da final, marcada para sábado, as músicas da Suíça, Bielorrússia, Arménia, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, e Macedónia.

A pontuação foi decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%). Todos os júris dos países que competem na semifinal votaram, bem como os júris de Portugal, do Reino Unido e de Espanha, países automaticamente qualificados para a final e cujas canções foram hoje apresentadas.

Numa primeira semifinal em que estavam vários dos favoritos à vitória no concurso deste ano, todos aqueles que têm estado nos primeiros lugares das apostas conseguiram seguir em frente, com destaque para as canções do Chipre e de Israel.

A primeira semifinal do festival decorreu no Altice Arena, em Lisboa, e foi apresentado pelas portuguesas Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Filomena Cautela e Daniela Ruah.

ZAP // Lusa / Espalha Factos

PARTILHAR

RESPONDER

Merkel sofre ataque de tremores durante cerimónia com Presidente ucraniano

A chanceler alemã mostrou-se instável e com tremores, enquanto recebia o Presidente da Ucrânia numa visita oficial ao país, situação que a própria atribuiu, mais tarde, ao calor e falta de hidratação. As imagens de Angela …

Autoridades japonesas levantam alerta de tsunami após sismo de 6,8

A Agência Nacional de Meteorologia do Japão levantou o alerta de tsunami dado, esta terça-feira, depois de um sismo de magnitude de 6,8 na escala de Richter na zona costeira do noroeste do país. Segundo as …

Boris Johnson vence segunda volta. Dominic Raab fora da corrida

O antigo ministro para o Brexit foi eliminado, esta terça-feira, na segunda volta da eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, a qual foi novamente dominada por Boris Johnson. Dominic Raab, um eurocético …

Islândia: 75 anos de independência de um dos países mais ricos do mundo

A Islândia, um dos países mais ricos do mundo, no qual metade do parlamento é composto por mulheres e 90% da energia consumida é renovável, comemorou na segunda-feira 75 anos de independência. Segundo noticiou a TSF, …

Mágico indiano morre afogado ao tentar recriar truque de Houdini

A polícia indiana recuperou o corpo do mágico Chanchal Lahiri, que se afogou no rio Hooghly, em Bengala Ocidental, no domingo, quando tentava recriar um dos famosos truques do húngaro-americano Harry Houdini. Segundo noticiou o Guardian …

A Genius provou com código Morse que a Google lhe estava a roubar letras de músicas

A Genius, conhecida pelo site que permite publicar e analisar letras de músicas, acusa a Google de lhe roubar conteúdo e diz que tem provas disso. A descoberta foi possível graças a uma "armadilha" recorrendo …

Sócrates anunciado como novo colunista em revista brasileira

José Sócrates foi anunciado pela revista semanal brasileira Carta Capital como novo colunista. O político português é descrito como um "atento analista da geopolítica global". A revista brasileira Carta Capital, assumidamente de esquerda, anunciou um painel …

Acordo com motoristas de matérias perigosas terá impacto nos preços dos combustíveis

O presidente executivo da Prio, Pedro Morais Leitão, considera que foi alcançada “uma solução rápida” para a greve dos motoristas de matérias perigosas, mas alerta que o acordo terá impacto no preço dos combustíveis no …

No próximo ano letivo, as férias de Natal vão ter três semanas

O calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário foi publicado esta terça-feira em Diário da República. De acordo com o Diário da República, …

Preços das casas em Lisboa já entraram em forte desaceleração

No primeiro trimestre do ano verificou-se uma forte desaceleração do aumento dos preços em Lisboa, deixando indicações claras de que as duas maiores cidades do país estão a reduzir a intensidade na valorização dos preços, …