A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina – até à recontagem dos votos

Seppo Samuli / Wikimedia

Katrín Jakobsdóttir, primeira-ministra da Islândia

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar feminina.

A contagem inicial nas legislativas de sábado na Islândia mostrava que 33 dos 63 lugares do Althing, o parlamento do país, seriam ocupados por mulheres, mas a recontagem dos votos de domingo à noite dos votos veio baixar este número para 30.

No fim da contagem, o Movimento Esquerda-Verde, partido da actual primeira-ministra Katrín Jakobsdóttir, conseguiu oito lugares, menos três do que os alcançados em 2017.Os partidos do centro foram os vencedores das eleições.

No entanto, a líder do governo deve manter-se no cargo graças à renovação da aliança com o Partido da Independência e com o Partido Progressista, tendo o primeiro mantido os seus 16 lugares e o segundo subido de oito para 13.

Mesmo com a saída das três candidatas depois da recontagem, a Islândia vai continuar a ter 30 deputadas e vai permanecer no topo dos países europeus com mais mulheres eleitas no parlamento.

“A vitória das mulheres continua a ser a notícia mais importante destas eleições”, revelou Olafur Hardarson, um professor de Ciência Polícia na Universidade da Islândia, em declarações ao canal de televisão islandês RÚV.

Já há muito que a Islândia é pioneira no avanço da representação política das mulheres e foi considerado o país com mais igualdade de género pela 12ª vez consecutiva num relatório do Fórum Económico Mundial publicado em Março.

Foi também o primeiro país do mundo a eleger uma presidente mulher, em 1980, oferece a mesma licença parental a homens e mulheres e a sua primeira lei sobre a desigualdade salarial entre os géneros data de 1961.

Apenas cinco países têm actualmente parlamentos onde mulheres ocupam pelo menos metade dos lugares, sendo eles o Ruanda (61,3%), Cuba (53,4%), Nicarágua (50,6%) e o México e os Emirados Árabes Unidos (ambos com 50%).

Já em Portugal, 40% do parlamento é constituído por mulheres. Num relatório divulgado em Janeiro, a União Interparlamentar indica que houve “avanços lentos” no aumento da participação feminina nos parlamentos de cada país, que passou de 24,9% em 2019 para 25,5% em 2020.

  Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogoretz 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogoretz, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …

O pior jogador desta Liga dos Campeões está no grupo do Benfica

Eric García está em destaque onde não queria estar. Sporting e Bruno Fernandes merecem elogios nesta jornada. O Sporting merece destaque nesta semana, depois de ter vencido pela primeira vez na presente edição da Liga dos …

Pichardo pode ser eleito o melhor atleta mundial em 2021

Lista de 10 nomeados foi divulgada pela federação internacional de atletismo. Karsten Warholm, Ryan Crouser e Armand Duplantis também são candidatos. Pedro Pablo Pichardo está mais perto de ser considerado o melhor atleta mundial do ano. …

"O maior roubo de impostos" da Europa. Estados perderam milhões em "buraco" fiscal

Os "CumEx Files" são a mais recente investigação feita com uma fuga de dados a fazer revelações surpreendentes e preocupantes sobre a realidade financeira da Europa. Desta vez, está em causa um "saque fiscal" que …