Isenções de IMI de 188 milhões beneficiaram Estado, partidos, Igreja e prédios turísticos

O Fisco atribuiu isenções de 188 milhões de euros no Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) em 2017. O Estado, bem como autarquias e regiões, foram os mais beneficiados, mas também há isenções para prédios turísticos e imóveis dos partidos e da Igreja.

De acordo com dados divulgados pela Autoridade Tributária e Aduaneira citados pelo Dinheiro Vivo, o Fisco atribuiu 188 milhões de euros em isenções de IMI em 2017, sendo que o Estado, as autarquias e as regiões foram quem mais beneficiou da benesse. Se não tivessem direito a isenção, teriam que pagar 120,77 milhões de euros de IMI.

Entre os beneficiários das isenções definitivas, que constituem a maioria dos 188 milhões de benesses atribuídas, estão imóveis da Igreja, de Instituições Particulares de Solidariedade Social, de associações ligadas à religião, da Parque Escolar e de Fundos de Investimento Imobiliário destinados a Arrendamento de habitações.

Estas isenções definitivas de IMI custaram ao Estado 1,94 milhões de euros em 2017, enquanto em 2016, tinham sido de 1,99 milhões.

As isenções temporárias de IMI situam-se nos 5,36 milhões de euros em 2017, sendo que mais de 3 milhões foram destinadas a prédios considerados de Utilidade Turística. Este “benefício foi entretanto revogado”, como repara o Dinheiro Vivo.

Os parques de estacionamento também beneficiaram de isenções da ordem dos 603 mil euros.

A imóveis de partidos políticos foram atribuídos 139,77 mil euros em isenções de IMI em 2017, um valor inferior aos 152,3 mil euros verificados em 2016.

Em tendência de subida estão os benefícios concedidos aos imóveis reabilitados, destinados a habitação própria ou a arrendamento habitacional, que passaram de uma isenção de IMI de 5 mil euros, em 2015, para 91 mil euros em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois as leis por norma é p/ beneficiar quem não se deve beneficiar. A igreja sempre foi beneficiada, não sei porque razão, se tem imoveis paga IMI senão quer pagar é fácil q se desfaça deles, os partidos?? Isto é uma escandaleira a todo plano… quem trabalha PAGA os parasitas da sociedade = politicos NADA. Isto está cada vez PIOR.

  2. Num pensamento sobre justiça poderia ponderar abrir uma igreja na minha garagem e deixar de pagar IMI da casa. Talvez a Igreja do Amor à Família e Animais de Estimação. IAFAE.

RESPONDER

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …