Isenções de IMI de 188 milhões beneficiaram Estado, partidos, Igreja e prédios turísticos

O Fisco atribuiu isenções de 188 milhões de euros no Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) em 2017. O Estado, bem como autarquias e regiões, foram os mais beneficiados, mas também há isenções para prédios turísticos e imóveis dos partidos e da Igreja.

De acordo com dados divulgados pela Autoridade Tributária e Aduaneira citados pelo Dinheiro Vivo, o Fisco atribuiu 188 milhões de euros em isenções de IMI em 2017, sendo que o Estado, as autarquias e as regiões foram quem mais beneficiou da benesse. Se não tivessem direito a isenção, teriam que pagar 120,77 milhões de euros de IMI.

Entre os beneficiários das isenções definitivas, que constituem a maioria dos 188 milhões de benesses atribuídas, estão imóveis da Igreja, de Instituições Particulares de Solidariedade Social, de associações ligadas à religião, da Parque Escolar e de Fundos de Investimento Imobiliário destinados a Arrendamento de habitações.

Estas isenções definitivas de IMI custaram ao Estado 1,94 milhões de euros em 2017, enquanto em 2016, tinham sido de 1,99 milhões.

As isenções temporárias de IMI situam-se nos 5,36 milhões de euros em 2017, sendo que mais de 3 milhões foram destinadas a prédios considerados de Utilidade Turística. Este “benefício foi entretanto revogado”, como repara o Dinheiro Vivo.

Os parques de estacionamento também beneficiaram de isenções da ordem dos 603 mil euros.

A imóveis de partidos políticos foram atribuídos 139,77 mil euros em isenções de IMI em 2017, um valor inferior aos 152,3 mil euros verificados em 2016.

Em tendência de subida estão os benefícios concedidos aos imóveis reabilitados, destinados a habitação própria ou a arrendamento habitacional, que passaram de uma isenção de IMI de 5 mil euros, em 2015, para 91 mil euros em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois as leis por norma é p/ beneficiar quem não se deve beneficiar. A igreja sempre foi beneficiada, não sei porque razão, se tem imoveis paga IMI senão quer pagar é fácil q se desfaça deles, os partidos?? Isto é uma escandaleira a todo plano… quem trabalha PAGA os parasitas da sociedade = politicos NADA. Isto está cada vez PIOR.

  2. Num pensamento sobre justiça poderia ponderar abrir uma igreja na minha garagem e deixar de pagar IMI da casa. Talvez a Igreja do Amor à Família e Animais de Estimação. IAFAE.

RESPONDER

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …

Governo já contratou 4300 profissionais de saúde para reforçar SNS

Cerca de 4300 profissionais de saúde foram contratados para garantir a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "às diferentes fases da pandemia", anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde. "Temos feito …