Isenção ao Benfica é uma “borla totalmente injustificada”

O PCP na Assembleia Municipal de Lisboa disse hoje que isentar o Sport Lisboa e Benfica de taxas urbanísticas seria uma “borla totalmente injustificada” ao clube desportivo.

Referindo que “não está em causa a importância do clube para a cidade”, o deputado Modesto Navarro, do PCP, sublinhou, na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, que “a entidade que beneficia” é “uma SAD [empresa de direito privado], que equivale a qualquer outro habitante da cidade”.

A Câmara de Lisboa aprovou, no dia 11 de fevereiro uma proposta para submeter à Assembleia Municipal “a isenção do pagamento da Taxa TRIU (a taxa pela realização, manutenção e reforço de infraestruturas urbanísticas), e da compensação urbanística”, no valor de cerca de 1,8 milhões de euros, por intervenções a realizar junto ao Estádio da Luz.

A proposta, que prevê a isenção em obras de ampliação a realizar no lote 14 da Avenida General Norton de Matos, por parte da Benfica Estádio-Construção e Gestão de Estádios, SA, foi aprovada com os votos contra da oposição no executivo municipal (de maioria socialista) — PSD, CDS-PP e PCP — e de uma vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa (eleita nas listas do PS).

Três dias depois, o presidente da Câmara de Lisboa anunciou que, por haver uma divergência de entendimento entre os serviços camarários (que emitiram um parecer negativo em relação à isenção) e o Benfica, o processo foi enviado para a Assembleia Municipal.

De acordo com o autarca, o Sport Lisboa e Benfica entende que lhe são aplicáveis “dois protocolos assinados, um nos anos 80, outro nos anos 90”, que permitem “a isenção das taxas relativamente à área para a atividade desportiva”.

“Os serviços da Câmara não têm esse entendimento e, por isso, nós pusemos a questão à Assembleia Municipal para que a Assembleia Municipal decida se o Benfica beneficia do que entende dever beneficiar com base nos protocolos ou se não beneficia”, referiu.

Esta terça-feira, António Costa reafirmou que “os serviços consideraram que os protocolos não eram aplicáveis a esta situação” e que, “se tivessem sido considerados, o assunto não vinha à Assembleia”.

“Entendendo os serviços que não eram aplicáveis os protocolos o pedido de isenção só pode ser concedido pela AML se [esta] assim o entender”, disse.

O autarca não vê que “haja drama nesta matéria”.

Este clube deve ter o mesmo tratamento que qualquer outro privado”, referiu.

Pelo Bloco de Esquerda, o deputado Ricardo Robles questionou como é que, mesmo com o parecer negativo dos técnicos camarários, “o executivo decidiu aprovar o pedido de isenção”.

Já o social-democrata Vítor Gonçalves defendeu que António Costa “não quis assumir qualquer responsabilidade e deu à Assembleia Municipal” o poder de decidir a isenção destas taxas urbanísticas.

Na segunda-feira, em declarações à SIC Notícias, a presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, afirmou que a proposta para isentar o Benfica será “muito seguramente” chumbada.

Caso a assembleia aprove a isenção, considerou, poderá incorrer “numa pena de crime, com uma sanção penal elevada“, já que significaria “aprovar um benefício que não tem enquadramento legal”.

Segundo informação disponibilizada no ‘site’ da autarquia, em 1989 e em 1995 a Câmara celebrou com Benfica “protocolos que conferiram isenção total de quaisquer compensações, encargos ou licenças” a quaisquer construções promovidas pelo clube no âmbito do seu complexo urbano-desportivo.

“Em 2003 a Assembleia Municipal de Lisboa ratificou o protocolo de 1995 e consagrou a isenção total anteriormente definida”, refere.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …