Câmara de Lisboa perdoa 1,8 milhões de euros ao Benfica

Celine Aussourd / Flickr

-

A Câmara de Lisboa aprovou esta quinta-feira a isenção do pagamento de taxas urbanísticas de cerca de 1,8 milhões de euros por intervenções a realizar junto ao Estádio da Luz, o que gerou críticas da oposição.

A proposta, que prevê a isenção em obras de ampliação a realizar no lote 14 da Avenida General Norton de Matos, por parte da Benfica Estádio-Construção e Gestão de Estádios, SA, foi aprovada com os votos contra da oposição no executivo municipal (de maioria socialista) – PSD, CDS-PP e PCP – e de uma vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa (eleita nas listas do PS).

O vereador António Prôa, do PSD, explicou à Lusa que o valor das isenções (de cerca de 1,8 milhões) diz respeito a intervenções em áreas desportivas e em áreas complementares à atividade desportiva, como é o caso das instalações da Benfica TV e de restaurantes que existem no estádio.

“No presente momento, os lisboetas e os portugueses não compreendem que se isente o pagamento de taxas para atividades que não são de interesse público e que não têm a ver com a vocação da instituição”, sustentou.

Já o vereador centrista, João Gonçalves Pereira, referiu que estas isenções “não fazem sentido”. Isto porque, a seu ver, seria compreensível “isentar [o clube] para fazer o edifício do museu, mas quando se trata de atividades que são comerciais isso não deve acontecer”.

De acordo com a proposta assinada pelo vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, a empresa Benfica Estádio-Construção e Gestão de Estádios, S.A submeteu, em abril do ano passado, um pedido de alteração da licença da operação de loteamento do Estádio da Luz, que visa “a ampliação/regularização de um conjunto de construções e respetivos usos e dos espaços exteriores de uso público na envolvente do estádio, nomeadamente do estacionamento de superfície”.

Por isso, a empresa solicitou a isenção do pagamento da Taxa Municipal pela Realização de Infraestruturas Urbanísticas (TRIU) nas obras de ampliação, como aconteceu com a “isenção de taxas no âmbito do loteamento inicial”, ao abrigo do protocolo existente entre ambas as entidades.

Esta intervenção implica um aumento da superfície de pavimento em 38.393 metros quadrados, dos quais 34.940 metros quadrados se destinam ao uso de equipamento desportivo e 3.453 metros quadrados ao uso de comércio, lê-se no documento.

O vereador António Prôa esclareceu que, deste valor total, cerca de 27.500 metros quadrados são para licenciar e perto de 10.700 metros quadrados são construção nova.

O Departamento de Planeamento e Reabilitação Urbana (DPRU) do município – que apreciou o pedido – considerou que “os usos propostos a legalizar de terciário/comércio são complementares ao uso de equipamento do complexo desportivo do Estádio da Luz”.

A parte da proposta que se refere à regularização de obras já feitas teve o voto favorável de todas as forças políticas, à exceção do PCP.

O vereador comunista Carlos Moura indicou à Lusa que o objetivo é legalizar “construções contíguas ao estádio do Benfica que foram realizadas sem licenciamento e sem fiscalização da Câmara”.

Porém, para o vereador, “não devem existir obras que não são licenciadas”, situação que classificou como “muito bizarra”.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É vergonhoso que também esta câmara municipal esteja a despedir funcionários e alimente estas instituições que pouca utilidade têm e por vezes pouca honestidade tributária, perdoando-lhes impostos. Deveras lamentável e os responsáveis devriam ser investigados pela PGR.

    • António Costa, com esta gestão, repete os passos dos demagogos, dos corruptos, das negociatas, do modus operandi de todos aqueles que transformam a política num pântano. Este é o negócio do ano de eleições. Não há decência neste país?

      • Há decência sim, mas a decência não ganha eleições nem convive com o futebol…
        Manuela Ferreira Leite já deveria ter uma estátua fora do estádio depois de em 2002 ter perdoado o incumprimento e não ter fechado a porta daquela instituição.
        Na altura, Manuel Vilarinho andava aos abraços com o Durão Barroso que mais tarde foi ao galinheiro para agradecer a eleição e como adepto e PM receber uma ovação… mas foi vaiado!!!
        Agora, A. Costa estudante da mesma cartilha, usa a receita para comprar o voto aos incontáveis alienados e ignorantes que desfilam entre os 6 M(?) de adeptos SLB
        Povo manso é povo escravo e “este” só é bravo para matar os adeptos adversários, orgulhando-se de lhes lançar very-lights, sem que alguém ou alguma voz responsável se faça ouvir a reprovar tais condutas…. bem pelo contrário!
        Perante tais factos e de forma incompreensível catalogam a indignação alheia como “folclore”.
        Ora quando um clube toma uma posição destas, é natural que os profissionais da política venham imediatamente a seguir colher dividendos da acefalia que grassa entre as legiões de seguidores.
        Um povo reles, tal como um povo evoluído, têm uma coisa em comum – tem políticos que são o reflexo da sua mentalidade e carácter

  2. Pergunto:
    É legal?????
    Parte deste imposto vai para o estado, certo, já não é 100%camarário? Ou é??
    É que como por 100 euros/ano, ultrapasso o valor dado pelo estado eu tenho de pagar o IMI da minha casa e estes senhores são perdoados?????!!!!

    Assim realmente anda o Povo a sustentar uns 20 administradores.

  3. Esta gente tem sacado, ao longo dos anos, milhões do erário público em casos já tornados públicos, muitos milhões de forma pouco clara, os quais deviam ser investigados por quem de direito porque, se calhar, muitos enchem os bolsos à custa do contribuinte.

RESPONDER

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …