Isabel dos Santos “fintou” Justiça. Contas em Portugal só têm alguns milhares de euros

Eneias Rodrigues / Lusa

A pedido das autoridades angolanas, o juiz Carlos Alexandre ordenou o arresto das contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, bem como das empresas que estão sediadas em offshore, mas cujas contas estavam em Portugal.

O arresto foi esta terça-feira confirmado pela Procuradoria-Geral da República, estando em causa três dezenas de contas em várias instituições bancárias (Eurobic, CGD, BPI e BCP).

A ordem judicial terá partido do Supremo Tribunal de Justiça de Angola e refere-se a participações e bens no valor de dois mil milhões de euros.

Os montante totais não são ainda conhecidos, mas o Correio da Manhã avança esta quarta-feira que as contas da empresária angolana em Portugal terão apenas alguns milhares de euros e não milhões, longe do valor a que se refere o Supremo de Angola.

Foram também congeladas as contas do marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, e de Paula Oliveira, amiga da empresária que também foi constituída arguida em Angola.

A SIC Notícias apurou que o arresto afeta não apenas a empresária, mas também portugueses próximos da filha do ex-chefe de Estado de Angola, como é o caso de Mário Leite da Silva, braço direito de Isabel dos Santos em vários negócios, Jorge Brito Pereira, advogado da empresária há vários anos e a amiga e sócia Paula Oliveira.

Todos estes, frisa a estação, foram referidos na investigação do “Luanda Leaks”.

O jornal Eco recorda que este bloqueio que engloba a execução de ordens de pagamento de salários, rendas, impostos, fornecedores e honorários de advogados, poderá pôr em causa o pagamento dos empréstimos da empresária nos bancos visados.

A Efacec esclareceu esta terça-feira que não tem as contas congeladas “nem em Portugal nem qualquer outro país” e que “está a operar a todos os níveis”, sublinhando que a sociedade e os seus acionistas “são entidades distintas”.

O arresto é passível de recurso.

“Luanda Leaks”

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou em 19 de janeiro mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de Luanda Leaks, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e de Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

Isabel dos Santos, que foi constituída arguida pelo Ministério Público de Angola, por suspeita de má gestão e desvio de fundos da companhia petrolífera estatal Sonangol, disse estar a ser vítima de um ataque político.

A empresária já refutou o que descreveu como “alegações infundadas e falsas afirmações” e anunciou que vai avançar com ações em tribunal contra o consórcio de jornalistas que divulgou a investigação Luanda Leaks, reafirmando que os investimentos que fez em Portugal tiveram uma origem lícita.

De acordo com a investigação do consórcio, Isabel dos Santos terá montado um esquema de ocultação que lhe permitiu desviar mais de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) para uma empresa sediada no Dubai.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. A INJUSTIÇA Portuguesa (sim porque em Portugal dificilmente existe Justiça) deixou que a Isabelinha fizesse o que mt bem lhe apeteceu e somente depois é que veio c/ o congelamento de tostões. Estes desgovernantes pensam que todo o Povo é Lorpa? Mas nem todo… e mais descarado era IMPOSSIVEL.
    Esta gentalha GOZA indecentemente c/ toda a gente que trabalha por uma migalha.

  2. “Tanto Juíz de Bancada”… Que provas temos em Portugal, para condenar ou enviar para a forca, fogueiras, um cidadão de outro País? Apenas com base nas notícias que vão circulando? Falam, falam, falam, falam…”O Povo gosta de entretenimento” informativo”…

  3. Pois….normalmente onde há fumo……costuma haver fogo, já agora…..expliquem como alguém consegue uma fortuna daquelas em tão pouco tempo, não cai do céu sem mais nem menos, grande coincidência o pai ter sido o Presidente do país, e consequentemente uma das famílias mais poderosas e influentes de África.
    Quando chegaram ao poder, não tinham nem de perto o que tem hoje em dia.
    Basta por o a mioleira a funcionar e sobretudo….pesquisar, há muita info. por aí, e grande parte dele obtida da própria família.

  4. Porque carga de agua devemos andar a reboque dos Angolanos? já se esqueceram do caso Manuel Vicente? por acaso as conta do Manuel Vicente no estrangeiro foram congeladas? é que ele era o “dono” da Sonangol antes de ir para lá a Isabel. Acho que em Portugal andam a pôr o carro à frente dos bois e têm medo de uma tal desbocada ana gomes. Tendo a Isabel uma inteligência acima da média destes tugas, colocou a fatia grossa da fortuna ao fresco, vamos a ver como ficam as contas por cá. A tal dívida à Sonangol já estava em letígio e em Tribunal por terem aceite e depois recusado o pagamento em Kwanzas.

RESPONDER

Esta é a cidade com mais Alzheimer do mundo (e a culpa é de uma estranha mutação genética)

Na Colômbia, os habitantes da cidade de Yarumal parecem estar condenados a uma maldição que os faz esquecerem-se da sua vida, morrendo pouco tempo depois do início dos sintomas. Milhares de pessoas, pertencentes a apenas 25 …

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …