/

Irma chegou à Florida, fez 3 mortos, “mostrou a cara” e lançou o caos

NASA

O olho do furacão: o Irma mostra a cara

As chuvas intensas e as rajadas de vento poderosas do furacão Irma deixaram Miami, no estado norte-americano da Florida, numa situação caótica, com milhares de pessoas sem eletricidade, ruas inundadas e árvores caídas.

Várias ruas de Miami Beach, Brickell e Downtown são incapazes de drenar a chuva que cai com intensidade desde sexta-feira à tarde, numa cidade que, todavia, respira de alívio por já não estar na trajetória do olho do furacão, como inicialmente estimaram os serviços meteorológicos.

O impacto do Irma é tal que, apesar dos 200 quilómetros que separam Miami do olho do furacão, a água chegou à altura da cintura em algumas zonas do sétimo condado mais populoso do país, com mais de 2,6 milhões de habitantes.

O outro perigo é o aumento do nível do mar, que entrou em algumas zonas da cidade e podem ver-se alguns barcos, normalmente ancorados nas marinas desportivas, a navegar sem rumo nas ruas. Em Coral Gables, a força do vento fez cair muitas árvores, muitas delas centenárias.

O furacão tocou terra este domingo em Cayos, no extremo sul do estado, como categoria 4 e ventos de 215 quilómetros/hora, com rajadas ainda superiores. Também caíram pelo menos vinte grandes guindastes utilizados na construção de torres de apartamentos e escritórios do centro de Miami.

A cidade, bem como grande parte do estado, encontra-se sob alertas de tornados perigosos, que já começaram a ocorrer na sexta-feira à tarde no sul da Florida.

Na Florida, mais de 2,1 milhões de pessoas estão sem eletricidade e a companhia estatal já avisou que serão necessárias semanas, e não apenas dias, para restabelecer a luz, apesar do reforço das equipas, que contam com mão-de-obra de outros estados, incluindo distantes, como a Califórnia ou Massachussetts.

Neste estado, o furacão já causou três mortes, mas deixou um rasto de destruição e provocou pelo menos 30 mortes ao passar pelas .

O furacão baixou, entretanto, para a categoria 2, mas permanece “extremamente violento”, segundo os serviços meteorológicos norte-americanos.

O furacão mostra a sua cara

Imagens captadas este domingo por um satélite da NASA, divulgadas online pela agência espacial norte-americana mostraram a ferocidade do Irma e revelaram inesperadamente uma figura impressionante no interior do “olho do furacão”.

Segundo salientaram diversos utilizadores no Twitter, a imagem divulgada assemelha-se “tremendamente” a um assustador rosto humano – para alguns, o “rosto da morte”.

Já o meteorologista Stu Ostro partilhou no Twitter outra imagem de satélite do Irma, que também se assemelha a um rosto, mas de perfil, colocando-a lado a lado com a famosa  imagem da Caveira da Morte, o “rosto” do furacão Mathew, que em outubro reclamou quase 900 vidas no Haiti. E as semelhanças são assustadoras.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.