A Caveira da Morte já reclamou quase 900 vidas no Haiti

Uma imagem de satélite do furacão Matthew viralizou nas redes sociais pela sua semelhança com uma caveira com um sorriso macabro, ganhando instantaneamente a alcunha de “Caveira da Morte” – designação muito apropriada ao rasto de destruição e morte que o furacão está a causar pela América Central, em especial no Haiti.

É um monstro? Uma caveira sinistra? Um dinossauro? Ou um sinal da destruição que o furacão Matthew está a causar na América Central?

A imagem, recolhida por um satélite da agência espacial norte-americana NASA a partir do Espaço, mostra a tempestade em cores vibrantes, com destaque para o “olho do furacão”, cercado por densas nuvens que delineiam o que se assemelha ao formato de um crânio de perfil, com dentes.

Indiferente à interpretação que a Internet está a fazer do seu “retrato”, a passagem do furação Matthew provocou já quase 900 mortos no Haiti, que enfrenta a sua pior catástrofe desde o terramoto de 2010, informou à agência Efe um responsável do Governo haitiano.

Quatro dias depois de o Matthew ter descarregado a sua fúria sobre esta parte da ilha das Caraíbas, dividida com a República Dominicana, a magnitude da tragédia só agora começa a ser conhecida, devido a muitas zonas do sul, a região mais afetada, terem ficado isoladas e sem eletricidade ou telefone.

Os serviços de emergência continuam a chegar às comunidades mais atingidas pela intempérie, enquanto os feridos começavam a chegar à capital Porto Príncipe, provenientes da cidade de Dame Marie, no sul, na pior catástrofe no país desde o sismo de 2010 que deixou pelo menos 160 mil mortos.

O Governo haitiano reconheceu que a situação é catastrófica no sul do país e apelou à ajuda internacional.

Os Estados Unidos já anunciaram o envio de um navio com diverso auxílio, enquanto o Presidente francês, François Hollande, disponibilizou ajuda de emergência ao país mais pobre de todo o continente americano “de forma rápida e em coordenação com os parceiros europeus”.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …