Iraniana condenada a 1 ano de prisão por ver um jogo de voleibol

Change.org

Ghoncheh Ghavami, a anglo-iraniana detida por assistir a uma partida de volei

Ghoncheh Ghavami, a anglo-iraniana detida por assistir a uma partida de volei

O tribunal condenou a um ano de prisão Ghoncheh Ghavami, uma mulher que tentou assistir a um jogo de voleibol entre as seleções masculinas do Irão e da Itália, em Teerão, revelou o seu advogado, Alizadeh Tabatabaie.

Ghoncheh Ghavami, uma jovem de 25 anos com dupla nacionalidade britânica e iraniana, foi detida no dia 20 de junho perto do estádio Azadi (liberdade, em iraniano), em Teerão.

Ghavami, licenciada em Estudos Africanos e Orientais pela Universidade de Londres, foi libertada algumas horas mais tarde, mas acabou por ser novamente detida uma semana depois e encarcerada na prisão de Evin, em Teerão, normalmente destinada a presos políticos e a jornalistas.

A prisão de Ghavami ocorreu após um aviso oficial de que as mulheres, ainda que fossem jornalistas, não seriam autorizadas a assistir ao jogo de voleibol.

As autoridades alegam que a presença simultânea de homens e mulheres em eventos desportivos “não é do interesse da sociedade”.

“As mulheres têm que ser protegidas do comportamento lascivo dos adeptos masculinos”, argumentam autoridades iranianas citadas pela BBC.

Ghavami, filha de mãe britânica e pai iraniano, nunca foi alvo de quaisquer acusações formais. Em outubro, iniciou uma greve da fome em protesto por ter sido colocada numa cela de isolamento.

Segundo a Amnistia Internacional, a jovem iraniana é “uma prisioneira de consciência”, que está sob tremenda pressão psicológica: “Disseram-lhe que não sairia viva da prisão“.

Ghavami está agora presa há 127 dias, um pouco mais de 4 meses.

Três meses após a prisão de Ghavami, o seu irmão, Iman Ghavami, lançou na ONG Change.Org uma petição online pela sua libertação, tendo conseguido mais de 700 mil assinaturas.

Indiferente à petição, o Tribunal Revolucionário de Teerão condenou Ghoncheh Ghavami  a um ano de prisão por “espalhar propaganda contra o regime”.

A notícia da sentença, contudo, espalha-se pela imprensa internacional e nas redes sociais.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Essas ditaduras islâmicas estão sempre a nos brindar com sua forma patética de proceder e de enxergar o mundo. Não importa o quanto demore, irão com certeza sucumbir todas elas.

RESPONDER

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …