Iraniana condenada a 1 ano de prisão por ver um jogo de voleibol

Change.org

Ghoncheh Ghavami, a anglo-iraniana detida por assistir a uma partida de volei

Ghoncheh Ghavami, a anglo-iraniana detida por assistir a uma partida de volei

O tribunal condenou a um ano de prisão Ghoncheh Ghavami, uma mulher que tentou assistir a um jogo de voleibol entre as seleções masculinas do Irão e da Itália, em Teerão, revelou o seu advogado, Alizadeh Tabatabaie.

Ghoncheh Ghavami, uma jovem de 25 anos com dupla nacionalidade britânica e iraniana, foi detida no dia 20 de junho perto do estádio Azadi (liberdade, em iraniano), em Teerão.

Ghavami, licenciada em Estudos Africanos e Orientais pela Universidade de Londres, foi libertada algumas horas mais tarde, mas acabou por ser novamente detida uma semana depois e encarcerada na prisão de Evin, em Teerão, normalmente destinada a presos políticos e a jornalistas.

A prisão de Ghavami ocorreu após um aviso oficial de que as mulheres, ainda que fossem jornalistas, não seriam autorizadas a assistir ao jogo de voleibol.

As autoridades alegam que a presença simultânea de homens e mulheres em eventos desportivos “não é do interesse da sociedade”.

“As mulheres têm que ser protegidas do comportamento lascivo dos adeptos masculinos”, argumentam autoridades iranianas citadas pela BBC.

Ghavami, filha de mãe britânica e pai iraniano, nunca foi alvo de quaisquer acusações formais. Em outubro, iniciou uma greve da fome em protesto por ter sido colocada numa cela de isolamento.

Segundo a Amnistia Internacional, a jovem iraniana é “uma prisioneira de consciência”, que está sob tremenda pressão psicológica: “Disseram-lhe que não sairia viva da prisão“.

Ghavami está agora presa há 127 dias, um pouco mais de 4 meses.

Três meses após a prisão de Ghavami, o seu irmão, Iman Ghavami, lançou na ONG Change.Org uma petição online pela sua libertação, tendo conseguido mais de 700 mil assinaturas.

Indiferente à petição, o Tribunal Revolucionário de Teerão condenou Ghoncheh Ghavami  a um ano de prisão por “espalhar propaganda contra o regime”.

A notícia da sentença, contudo, espalha-se pela imprensa internacional e nas redes sociais.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Essas ditaduras islâmicas estão sempre a nos brindar com sua forma patética de proceder e de enxergar o mundo. Não importa o quanto demore, irão com certeza sucumbir todas elas.

RESPONDER

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …