Iraniana condenada a 1 ano de prisão por ver um jogo de voleibol

Change.org

Ghoncheh Ghavami, a anglo-iraniana detida por assistir a uma partida de volei

Ghoncheh Ghavami, a anglo-iraniana detida por assistir a uma partida de volei

O tribunal condenou a um ano de prisão Ghoncheh Ghavami, uma mulher que tentou assistir a um jogo de voleibol entre as seleções masculinas do Irão e da Itália, em Teerão, revelou o seu advogado, Alizadeh Tabatabaie.

Ghoncheh Ghavami, uma jovem de 25 anos com dupla nacionalidade britânica e iraniana, foi detida no dia 20 de junho perto do estádio Azadi (liberdade, em iraniano), em Teerão.

Ghavami, licenciada em Estudos Africanos e Orientais pela Universidade de Londres, foi libertada algumas horas mais tarde, mas acabou por ser novamente detida uma semana depois e encarcerada na prisão de Evin, em Teerão, normalmente destinada a presos políticos e a jornalistas.

A prisão de Ghavami ocorreu após um aviso oficial de que as mulheres, ainda que fossem jornalistas, não seriam autorizadas a assistir ao jogo de voleibol.

As autoridades alegam que a presença simultânea de homens e mulheres em eventos desportivos “não é do interesse da sociedade”.

“As mulheres têm que ser protegidas do comportamento lascivo dos adeptos masculinos”, argumentam autoridades iranianas citadas pela BBC.

Ghavami, filha de mãe britânica e pai iraniano, nunca foi alvo de quaisquer acusações formais. Em outubro, iniciou uma greve da fome em protesto por ter sido colocada numa cela de isolamento.

Segundo a Amnistia Internacional, a jovem iraniana é “uma prisioneira de consciência”, que está sob tremenda pressão psicológica: “Disseram-lhe que não sairia viva da prisão“.

Ghavami está agora presa há 127 dias, um pouco mais de 4 meses.

Três meses após a prisão de Ghavami, o seu irmão, Iman Ghavami, lançou na ONG Change.Org uma petição online pela sua libertação, tendo conseguido mais de 700 mil assinaturas.

Indiferente à petição, o Tribunal Revolucionário de Teerão condenou Ghoncheh Ghavami  a um ano de prisão por “espalhar propaganda contra o regime”.

A notícia da sentença, contudo, espalha-se pela imprensa internacional e nas redes sociais.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Essas ditaduras islâmicas estão sempre a nos brindar com sua forma patética de proceder e de enxergar o mundo. Não importa o quanto demore, irão com certeza sucumbir todas elas.

RESPONDER

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …