“Invisibilidade” do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que leva a uma “invisibilidade das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo​”.

“Em Portugal, o sexo legal é binário, o que significa que no cartão de cidadão a opção de sexo legal é feminino ou masculino”, disse ao Público diretora executiva da ILGA Portugal, Marta Ramos, sublinhando a importância de “aferir a identidade de género das pessoas”.

Assim, continuou, “seria possível aferir um conjunto de dados relevantes para a formação de políticas públicas na área dos direitos das pessoas LGBTI”, frisando: “o único levantamento” é “através do estado civil” do “agregado, nada mais”, tratando-se de um método “muito parco, que fica muito aquém da real caracterização no nosso tecido social”.

Para o Bloco de Esquerda, “a invisibilidade das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo no Censos de 2021 é também uma forma de perpetuar” as discriminações.

O partido perguntou à ministra de Estado e da Presidência que “ações vão ser tomadas pelo Ministério do Estado e da Presidência para que sejam recolhidos dados para tratamento estatístico das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo”.

O BE pediu ainda a criação, através do Instituto Nacional de Estatíticas (INE), “de um inquérito sobre as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo, como é exemplo o inquérito sobre as origens étnico-raciais”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas é claro que só há dois sexos. As pessoas nascem com um dos dois. Qual é a duvida nisto?

    Existem é várias orientações sexuais. E para o que realmente interessa, o sentido dessa informação até poderia ser “à nascença”. E mesmo que se mude de sexo, o que continua a ser informação pertinente é o que está nos genes. Aliás, a pergunta correcta, para o que interessa, seria se o indivíduo é gene X ou Y, e não propriamente o “sexo”.

    Para o que não interessa, estão algumas “histéricas” no be que nem pensam bem no que estão a fazer. Para esses, tinhamos que acomodar ainda mais diferença no “+” da sigla que é pau para toda a obra. Infinito e sempre presente. Não fossem esquecer-se de alguém pelo caminho da sigla… gente triste e azeda…

  2. Se o vosso problema é visibilidade, nada mais simples, é só andarem com um autocolante na testa ou na roupa a dizerem a vossa orientação e deixem-se de tretas!
    Haja paciência.

  3. Sempre defendi as liberdades e direitos das pessoas LGBTI mas isto não faz qualquer sentido. A orientação sexual, assim como a identidade de género, são pessoais e não são para o estado saber. Aliás, se o Chega chega ao poder, as pessoas LGBTI não vão de certeza querer que o estado tenha essas informações.

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …