Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las.

Até agora, já pudemos ver centenas de imagens do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, mas nunca o tínhamos conseguido ouvir. Agora, pela primeira vez, um grupo de investigadores transformou o vírus em música.

Os diferentes sons que podem ser ouvidos – sinos, cordas, flautas – representam vários aspetos da proteína, que se projeta em “picos” na superfície do vírus, fazendo com que pareça uma coroa – daí o nome coronavírus.

Como todas as proteínas, esses “picos” também são feitos a partir de combinações de aminoácidos. Usando uma nova técnica chamada “sonificação”, os cientistas do MIT atribuíram a cada aminoácido uma nota única numa escala musical, transformando toda a proteína numa partitura completa.

Os aminoácidos tendem a enrolar-se em hélices ou a esticar-se como folhas. Os investigadores capturaram essas características, alterando o comprimento e o volume das notas. As vibrações moleculares devido ao calor também têm os seus próprios sons.

O novo formato do vírus – em som – pode ajudar os cientistas a encontrar lugares na proteína onde anticorpos do sistema imunológico ou drogas possam ser acoplados. Isso é possível analisando sequências de música específicas que correspondem a esses locais específicos.

A técnica é mais rápida e mais intuitiva do que os métodos tradicionais usados ​​para estudar proteínas, como a modelagem molecular.

Os autores acrescentam que, comparando a sequência musical da proteína spike com um banco de dados de outras proteínas sonificadas, pode vir a ser possível, um dia, encontrar uma que possa aderir diretamente a ela, eliminando a capacidade de infetar células do vírus.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …