O ruído do tráfego faz engordar

1

Um estudo sueco concluiu que o ruído do tráfego está associado ao aumento da gordura na linha da cintura, um dado que é particularmente evidente no que se refere à exposição ao barulho do trânsito automóvel.

Uma investigação publicada no Occupational & Environmental Medicine avaliou a poluição sonora procedente de aviões, comboios e automóveis, e conclui que “a exposição ao ruído do tráfego pode aumentar o risco central de obesidade”.

A “exposição combinada” às três fontes de ruído analisadas pode suscitar “um risco particularmente alto” de obesidade, de acordo com o estudo.

Os investigadores analisaram a quantidade de ruído proveniente de automóveis, comboios e aviões a que tinha sido exposta uma amostra de 5.075 pessoas, com idades entre os 43 e os 66 anos, nos últimos 15 anos.

Os resultados obtidos indicam que “o ruído do trânsito foi significativamente associado ao aumento da circunferência da cintura“, conforme cita a referida publicação.

“A obesidade central também foi associada com a exposição ao ruído dos comboios e dos aviões” e verificou-se “um risco particularmente alto” no caso da “exposição combinada às três fontes de ruído de tráfego”, aponta o mesmo site.

Para as mulheres, por cada cinco decibéis de ruído, verificou-se um aumento de 0,21 centímetros na cintura, enquanto para os homens o mesmo nível de ruído representou um acréscimo de 0,16 centímetros na medida da cintura.

Aqueles que foram expostos a uma única fonte de ruído, por exemplo o barulho dos automóveis no trânsito, apresentaram 25% de risco de engordar na cintura. Enquanto que aqueles que foram expostos às três fontes de ruído estudadas apresentaram 50% de risco de obesidade.

Por outro lado, não foi encontrada qualquer relação entre a exposição ao ruído do tráfego e o aumento do Índice da Massa Corporal (IMC), medida que se costuma utilizar para avaliar a média de peso considerada saudável.

E é tudo por culpa do stress, acreditam os investigadores que explicam dessa forma o facto de o ruído engordar a linha da cintura e não influenciar o IMC.

O aumento dos níveis de stress, associados ao ruído, motivam um aumento da produção de cortisol, hormona que é conhecida por provocar a gordura da barriga. É esta a conclusão dos cientistas suecos.

A gordura em torno da cintura é considerada particularmente perniciosa para a saúde, estando associada aos factores de risco cardíacos, ao aumento da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.