/

Consequência económica da invasão: barril de petróleo pode chegar aos 115 euros

Mercados reagem como se esperava: escalada de preços. Barril de Brent chegou aos 100 dólares, o máximo em mais de sete anos.

A ofensiva russa na Ucrânia já mexeu com os mercados. Como se esperava, há uma escalada também nos preços, com destaque para as bolsas, o petróleo e o gás natural.

O dia nas bolsas europeias começou com quedas fortes. Nesta quinta-feira, à hora de almoço, a portuguesa PSI-20 registava uma descida de quase 4%. A Euronext 100 chegava a uma queda de 4,24%, num cenário europeu todo a vermelho: todas as principais bolsas na Europa apresentam descidas, algumas delas consideráveis – a DAX, na Alemanha, caía 5%.

A bolsa de Moscovo foi suspensa ao início da manhã, retomando às 10 horas locais. Caía mais de 33% à hora do almoço.

Em relação ao petróleo, o preço de um barril de Brent ultrapassou os 100 dólares, cerca de 90 euros – este valor não era atingido desde Setembro de 2014, quando estava “fresca” a anexação da Crimeia por parte da Rússia.

Refira-se que o Brent é o crude negociado em Londres, que depois serve de referência às importações europeias – Portugal, por exemplo.

O jornal Observador lembra que há especialistas que prevêem que, em breve, o barril de petróleo pode chegar aos 130 dólares, pouco mais de 115 euros.

Um pico que deverá mexer muito no preço dos combustíveis, a nível global – recordando que a Rússia é um dos países que exporta mais petróleo.

Os preços do gás natural também “disparam”. Uma subida de quase 30% para entrega em Abril deste ano, de acordo com os dados nos Países Baixos. Para entrega em Junho, os aumentos chegam a 33%. E a Rússia também é um dos principais exportadores de gás natural.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.