/

Interior com a maioria dos concelhos com risco extremamente elevado

António Pedro Santos / Lusa

A última atualização da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativamente ao número de casos por concelho mostra que a maioria dos que apresentam risco extremamente elevado se encontra no Interior.

De acordo com a rádio TSF, a recente atualização da Direção-Geral da Saúde mostra que há menos quatro concelhos nesta lista, num total de 26, sendo que o risco extremamente elevado é agora quase um exclusivo do Interior do país.

Os números da DGS, referentes ao período de 7 a 20 de dezembro, voltam a mostrar que, tal como na semana anterior, no topo dos concelhos com mais novos casos (taxa superior a 960 casos por cada 100 mil habitantes), continua a surgir Vimioso, no distrito de Bragança, com 3207 casos por cada 100 mil habitantes.

Seguem-se, depois, Castelo de Vide, Marvão, Mourão, Penamacor, Tabuaço, Gavião, Mora, Chaves, Mondim de Basto, Armamar, Alfândega da Fé, Monforte e Alter do Chão.

Segundo a rádio, é preciso chegar ao 15.º lugar desta lista para encontrar um município localizado no Litoral: Esposende. Dos 26 concelhos, apenas cinco ficam localizados na zona costeira.

Ainda de acordo com o jornal Público, nove concelhos saíram da lista de concelhos de risco extremo (Aguiar da Beira, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santa Marta de Penaguião, Vieira do Minho, Vila do Conde e Vila Nova de Famalicão), mas outros cinco entraram (Alfândega da Fé, Amarante, Figueiró dos Vinhos, Idanha-a-Nova e Mora).

No geral, para além dos 26 concelhos em risco extremamente elevado, há 90 em risco muito elevado (mais onze do que na semana passada), 92 em risco elevado (menos três) e 100 estão em risco moderado (menos quatro).

Porém, importa destacar, como recorda o semanário Expresso, que continua em vigor a lista divulgada pelo Governo a 17 de dezembro. Até que haja nova atualização desta lista, as regras em vigor em cada município não se alteram.

Portugal ultrapassou, esta terça-feira, os 400 mil casos de infeção com o novo coronavírus desde o início da pandemia. De acordo com o boletim da DGS, o país contabiliza hoje mais 74 mortes relacionadas com a covid-19 e 3336 novos casos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.