IA bate alguns dos melhores jogadores profissionais de póquer

World Poker Tour / Flickr

O jogador profissional de póquer Darren Elias

Um programa de inteligência artificial desenvolvido pela universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, em colaboração com investigadores da rede social Facebook, derrotou alguns dos principais profissionais de ‘Texas hold´em’ póquer, o tipo de póquer mais popular do mundo.

O programa de inteligência artificial (IA), chamado Pluribus, derrotou o profissional de póquer Darren Elias, que detém o recorde na maioria dos títulos do World Poker Tour, mas também Chris “Jesus” Ferguson, vencedor de seis eventos do World Series of Poker.

Cada profissional jogou separadamente 5.000 mãos de póquer contra cinco cópias do “Pluribus” (que jogava contra ele próprio).

Noutra experiência envolvendo 13 profissionais, que ganharam mais de um milhão de dólares a jogar póquer, o programa jogou ao mesmo tempo com cinco deles e também ganhou. “Pluribus alcançou um desempenho sobre-humano num jogo de póquer com vários jogadores” salientou Tuomas Sandholm, professor de Ciência da Computação, um dos mentores do “Pluribus”, num artigo publicado esta sexta-feira na revista Science.

O responsável explicou que até agora os recordes no raciocínio estratégico se tinham limitado à competição entre duas partes e que “a capacidade de vencer outros cinco jogadores num jogo tão complicado abre novas oportunidades no uso da IA para resolver uma grande variedade de problemas no mundo real”.

“Jogar um jogo de seis jogadores ao contrário de um frente a frente exige mudanças fundamentais na forma como a IA desenvolve a estratégia de jogo”, disse Noam Brown, cientista e investigador do Facebook, que acrescentou: “Estamos encantados com o seu desempenho e acreditamos que algumas das estratégias de jogo do ‘Pluribus’ podem mesmo mudar a forma como os profissionais jogam o póquer”.

E o jogador derrotado Darren Elias lembrou que o programa não estava a jogar com profissionais medianos, mas com alguns dos melhores jogadores do mundo.

Sandholm liderou uma equipa de investigação que estudou o póquer durante 16 anos e já tinha criado antes do “Pluribus” o “Libratus”, que há dois anos também derrotou profissionais do póquer.

Os jogos de xadrez, por exemplo, têm servido como marcos para a pesquisa de Inteligência Artificial. Mas nesse caso os jogadores sabem como está o tabuleiro e onde estão todas as peças. No póquer o desafio é maior porque a informação não está completa, os jogadores não sabem que cartas estão em jogo e se os adversários poderão estar, e estão muitas vezes, a fazer ‘bluff’.

Mas a IA do “Pluribus” também não é previsível como uma máquina costuma ser. Apostar sempre que tivesse a melhor mão possível seria lógico, mas se apostasse apenas quando tivesse a melhor mão tal iria ser percetível rapidamente. É por isso que este programa de IA calcula uma estratégia equilibrada tendo em conta todas as possibilidades. Como a de ter a melhor mão e não apostar.

Já em janeiro, um outro programa de IA, também desenvolvido por cientistas norte-americanos, mostrou ser capaz de vencer um jogo de póquer e até saber fazer bluff.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …