IA bate alguns dos melhores jogadores profissionais de póquer

World Poker Tour / Flickr

O jogador profissional de póquer Darren Elias

Um programa de inteligência artificial desenvolvido pela universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, em colaboração com investigadores da rede social Facebook, derrotou alguns dos principais profissionais de ‘Texas hold´em’ póquer, o tipo de póquer mais popular do mundo.

O programa de inteligência artificial (IA), chamado Pluribus, derrotou o profissional de póquer Darren Elias, que detém o recorde na maioria dos títulos do World Poker Tour, mas também Chris “Jesus” Ferguson, vencedor de seis eventos do World Series of Poker.

Cada profissional jogou separadamente 5.000 mãos de póquer contra cinco cópias do “Pluribus” (que jogava contra ele próprio).

Noutra experiência envolvendo 13 profissionais, que ganharam mais de um milhão de dólares a jogar póquer, o programa jogou ao mesmo tempo com cinco deles e também ganhou. “Pluribus alcançou um desempenho sobre-humano num jogo de póquer com vários jogadores” salientou Tuomas Sandholm, professor de Ciência da Computação, um dos mentores do “Pluribus”, num artigo publicado esta sexta-feira na revista Science.

O responsável explicou que até agora os recordes no raciocínio estratégico se tinham limitado à competição entre duas partes e que “a capacidade de vencer outros cinco jogadores num jogo tão complicado abre novas oportunidades no uso da IA para resolver uma grande variedade de problemas no mundo real”.

“Jogar um jogo de seis jogadores ao contrário de um frente a frente exige mudanças fundamentais na forma como a IA desenvolve a estratégia de jogo”, disse Noam Brown, cientista e investigador do Facebook, que acrescentou: “Estamos encantados com o seu desempenho e acreditamos que algumas das estratégias de jogo do ‘Pluribus’ podem mesmo mudar a forma como os profissionais jogam o póquer”.

E o jogador derrotado Darren Elias lembrou que o programa não estava a jogar com profissionais medianos, mas com alguns dos melhores jogadores do mundo.

Sandholm liderou uma equipa de investigação que estudou o póquer durante 16 anos e já tinha criado antes do “Pluribus” o “Libratus”, que há dois anos também derrotou profissionais do póquer.

Os jogos de xadrez, por exemplo, têm servido como marcos para a pesquisa de Inteligência Artificial. Mas nesse caso os jogadores sabem como está o tabuleiro e onde estão todas as peças. No póquer o desafio é maior porque a informação não está completa, os jogadores não sabem que cartas estão em jogo e se os adversários poderão estar, e estão muitas vezes, a fazer ‘bluff’.

Mas a IA do “Pluribus” também não é previsível como uma máquina costuma ser. Apostar sempre que tivesse a melhor mão possível seria lógico, mas se apostasse apenas quando tivesse a melhor mão tal iria ser percetível rapidamente. É por isso que este programa de IA calcula uma estratégia equilibrada tendo em conta todas as possibilidades. Como a de ter a melhor mão e não apostar.

Já em janeiro, um outro programa de IA, também desenvolvido por cientistas norte-americanos, mostrou ser capaz de vencer um jogo de póquer e até saber fazer bluff.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …