Inteligência artificial já sabe fazer bluff e ganhar um jogo de póquer

Em janeiro, um programa de computador criado por dois investigadores norte-americanos, o Libratus, provou ser capaz de vencer os melhores do mundo no póquer. Agora, quase um ano depois, os investigadores revelam como foi possível.

Segundo o estudo publicado domingo na revista Science, a aprendizagem do Libratus baseia-se em três módulos. O estágio inicial baseia-se em ensinar uma versão simplificada do jogo, fazendo com que o sistema considere 10161 hipóteses possíveis de decisão.

Após a primeira fase, o sistema é capaz de criar um mapa estratégico para seguir. Depois, o programa aprende a partir de jogadas que não estão inseridas na versão simplificada do póquer. Já o terceiro módulo dedica-se ao “auto-aperfeiçoamento”, mas sem se aproveitar das fraquezas do adversário.

“Geralmente, em jogos, a inteligência artificial aprende a basear-se no jogo do adversário e encontrar falhas na sua estratégia (por exemplo, abandonar demasiadas rodadas) e explorar esses erros”, lê-se no estudo. “O problema é que ao explorar os oponentes, a inteligência artificial abre-se a ser, ela mesma, enganada”.

Segundo o Público, o terceiro módulo analisa o tamanho das apostas dos adversários para, assim, detetar possíveis “buracos na estratégia” e saber se estão a fazer bluff.

Em suma, o Libratus aprende a arte de fazer bluff – ao apresentar jogadas de forma aleatória para confundir os oponentes – e interpreta a informação enganosa para conseguir ganhar o jogo.

Tuomas Sandholm, professor de ciências da computação da Universidade de Carnegie Mellon, e Noam Brown, estudante de doutoramento no mesmo departamento, afirmam que este foi um verdadeiro desafio, mas foi assim que se tornou possível o computador vencer quatro dos melhores jogadores do mundo num torneio de 20 dias.

A inteligência artificial já venceu em vários jogos de estratégia, como o Go, mas o póquer é uma área muito mais complicada por esconder certos elementos. Ao contrário do póquer, “nos sistemas de informação perfeita, ambos os jogadores sabem o estado do jogo a qualquer ponto”, explicam os autores do relatório.

Este é um importante avanço para o futuro e difusão das aplicações de inteligência artificial. Conforme afirmam os investigadores, “as técnicas que desenvolvemos podem ser utilizadas noutros sistemas de informação, incluindo aplicações que não são meramente recreativas”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O ser humano é burro que nem uma porta! Brincamos com estas coisas e pode ser que um dia, sejamos extintos por causa disto! Isto pode ser o principio do fim…Agora vão algumas pessoas pensar: ah, que disparate que ele escreve!” Deus queira que seja mesmo um disparate! Oxalá esteja enganado, mas que pode ser o principio do fim lá isso pode!

    • Pois quando falo no Terminator, há gente que ainda deve soltar umas gargalhadas, quando na verdade falo muito a sério.
      Procure por “The Threat from Artificial Intelligence” Corey Goode. Aviso já que pode ser ainda mais assustador do que aquilo que você já pensa saber… Nunca deveríamos ter começado a brincar com essa coisa, agora já temos por aí muita gente infetada com o vírus da IA.

  2. Não percebo porque não publicam certos comentários meus. Outros aparecem na hora!…
    Não ofendi ninguém. Será que toquei nalgum assunto “censurado”?!… Vamos ver se publicam a minha resposta ao Pedro…

RESPONDER

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a ser pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …