Covid-19. Instituto que fez a StayAway cria aplicação para passaporte verde

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), que em 2020 criou a aplicação StayAway Covid, desenvolveu uma solução para implementar o certificado verde digital da covid-19 em Portugal.

Ao ECO, o administrador do instituto, Rui Oliveira, explicou que a aplicação, desenvolvida em colaboração com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), pode não ser a solução “oficial” adotada pelo Governo, visto que este ainda não se pronunciou sobre a mesma. A decisão de a adotar oficialmente cabe ao Ministério da Saúde, apontou o responsável.

“Desenvolvemos uma aplicação conforme o modelo discutido e estabelecido na eHealth Network [uma rede voluntária composta por autoridades nacionais de saúde da União Europeia], sempre em diálogo com a Casa da Moeda. Sinceramente, não sei que evolução é que pode ter no que diz respeito à nossa colaboração nesse processo”, referiu.

O certificado verde digital é uma medida de cariz “discriminatório, por definição”.

O INESC TEC desenvolveu e implementou a StayAway Covid, que rastreia eventuais contactos dos utilizadores com pessoas diagnosticadas com covid-19. A aplicação mereceu perto de três milhões de ‘downloads’.

O certificado verde digital deverá ser adotado a nível europeu para permitir que os cidadãos vacinados, que tenham anticorpos naturais contra a doença ou que tenham feito um teste negativo à covid-19, possam viajar no espaço europeu a partir do verão.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao SNS por receio da pandemia

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado, por medo de contagio com o novo coronavírus, e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido …

Evolução genética pode estar a tornar-se cada vez mais obsoleta

Um novo estudo sugere que a evolução humana já não está estritamente ligada aos genes e supõe que a cultura pode estar a conduzir a evolução mais rápido do que as mutações genéticas podem funcionar. Tendo …

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …