Inspeção-Geral da Saúde vai investigar contágio de sarampo no Hospital de Cascais

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) vai iniciar uma averiguação sobre os casos de contágio de sarampo no Hospital de Cascais, anunciou esta sexta-feira o ministro da Saúde.

Adalberto Campos Fernandes falava aos jornalistas à margem da cerimónia que assinala a colocação de equipamentos rádios Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) no Hospital de Santa Maria, onde disse ter falado com a inspetora-geral das Atividades em Saúde sobre o assunto.

Vários casos de sarampo foram registados no Hospital de Cascais, entre os quais profissionais de saúde que terão sido contaminados por uma criança doente que não estava vacinada e ali foi internada, e uma jovem que, devido ao agravamento do estado de saúde, foi mais tarde transferida para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, onde acabou por falecer na quarta-feira.

A adolescente de 17 anos não estava vacinada contra o sarampo porque, ainda em bebé, a menor terá tido uma “reação alérgica adversa” a outra vacina, a chamada DTP, contra a difteria, tétano e tosse convulsa, o que terá levado a família a decidir não a vacinar mais na sequência de recomendações médicas.

O Expresso chegou a noticiar que a mãe da vítima seria anti-vacinas e adepta da homeopatia, algo que um familiar já veio desmentir, em declarações ao Correio da Manhã.

“A mãe está a ser injustamente acusada de ser anti-vacinas. É mentira! Qual é a mãe que tem três filhas, vacina a mais velha e a mais nova e a do meio não? Isso tem alguma lógica?”, questionou o familiar.

A jovem estava internada desde o fim-de-semana na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHLC – Hospital Dona Estefânia, na sequência de uma pneumonia bilateral – complicação respiratória do sarampo – depois de ter ido às Urgências do Hospital de Cascais com mononucleose.

Até ao momento, foram registados 21 casos de sarampo no surto epidémico que afeta Portugal.

ZAP // Lusa

5 COMENTÁRIOS

    • Nem imagino o que dirá dos outros países europeus – praticamente todos com surtos de sarampo bem piores do que Portugal!…
      Portanto, deixe de ter uma mentalidade de terceiro e informe-se antes de escrever barbaridades (que apenas demonstram a sua ignorância e alheamento da realidade)!

RESPONDER

-

Ataques de extraterrestres invadiram a linha telefónica anti-imigração de Trump

A administração Trump criou um novo gabinete e uma linha telefónica especial de apoio a vítimas de crimes cometidos por imigrantes ilegais que está a ser inundada de chamadas a reportarem ataques de extraterrestres. Lançada no …

Sudan, o último rinoceronte-branco do norte macho do mundo

Último rinoceronte-branco aderiu ao Tinder para evitar a extinção

O último rinoceronte-branco macho do mundo tem agora um perfil na famosa aplicação de encontros. A ideia é que os utilizadores saibam como podem ajudar para evitar a extinção desta espécie. Não se admire se, enquanto …

-

Prazo para acusar José Sócrates voltou a ser adiado

A Procuradoria-Geral da República decidiu prorrogar por três meses o prazo para a conclusão do inquérito da 'Operação Marquês', a contar da data de junção ao processo da última carta rogatória a ser devolvida. "A Procuradora-Geral …

Polícia britânico em vigilância a Whitehall após o atentado terrorista junto ao parlamento britânico, em Londres

Homem detido em Londres suspeito de planear ataque terrorista

O homem foi detido, esta quarta-feira, na posse de armas, junto ao Parlamento britânico, e é suspeito de ter planeado um ataque terrorista, informou a polícia metropolitana de Londres. O jovem ficou detido por posse de …

O Primeiro-Ministro António Costa, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues

Marcelo diz que tem que explicar a Costa que o "rosa" é "roxo"

O Presidente da República voltou, esta quinta-feira, a apelidar o primeiro-ministro de "irritantemente otimista", perante uma plateia de alunos, a quem disse que António Costa teima em ver violeta-rosa onde há roxo, e que tenta …

-

Suspeito de atropelar adepto do Sporting entregou-se à PJ

O suspeito do atropelamento mortal ocorrido junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, na semana passada, entregou-se esta quinta-feira às autoridades, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária. Segundo a fonte da Polícia Judiciária, o homem …

-

Governo vai dar bónus salarial aos funcionários dos serviços públicos mais poupados

Os funcionários públicos que conseguirem implementar medidas de poupança nos serviços, sem perder a qualidade dos mesmos, vão ser recompensados pelo governo com um bónus salarial. A medida está ainda a ser ultimada, mas deverá …

-

Cães perigosos fizeram pelo menos 355 vítimas em 15 meses

Só no primeiro trimestre deste ano, a GNR já registou 71 vítimas de ataques com cães perigosos. Na terça-feira, uma menina de quatro anos foi atacada por um rottweiler, estando em situação "estável". O dono …

-

Fisco suspende IMI de 5 mil casas que foram reavaliadas

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) suspendeu temporariamente o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de cinco mil casas que foram submetidas a reavaliação no ano passado, destaca o Diário de Notícias. O jornal adianta …

O juiz Carlos Alexandre

Director da PJ em guerra com Carlos Alexandre por "favor" a informador

O director da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, vai fazer queixa do juiz Carlos Alexandre, acusando-o de violar os seus deveres de correcção. Em causa estão declarações do "super-juiz" por causa de uma "cunha" da PJ …