Mãe de adolescente que morreu com sarampo nega ser anti-vacinas

(dr)

Inês Sampaio

Inês Sampaio

Um familiar da jovem de 17 anos infetada com sarampo, que faleceu esta quarta-feira, nega que a mãe seja anti-vacinas. A menor terá deixado de cumprir o Programa Nacional de Vacinação por recomendação médica, depois de ter tido uma “reação alérgica grave” a outra vacina.

Em declarações ao Correio da Manhã, um familiar da jovem de 17 anos que, esta quarta-feira, faleceu no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, infetada com sarampo, nega que a mãe tenha sido negligente e que seja anti-vacinas.

Carlos Faria explicou ao jornal que Inês Sampaio sofria de psoríase e que, por isso, mediante recomendações médicas, não terá cumprido o Programa Nacional de Vacinação.

“A mãe está a ser injustamente acusada de ser anti-vacinas. É mentira! Qual é a mãe que tem três filhas, vacina a mais velha e a mais nova e a do meio não? Isso tem alguma lógica?”, questiona o familiar.

(dr)

Amélia Sampaio com a filha, Inês

Amélia Sampaio com a filha, Inês

Ontem, a diretora clínica do Hospital de Cascais, Eduarda Reis, já tinha confirmado ao Público que a adolescente teve uma “reação alérgica grave” a uma outra vacina. Em causa estará a chamada DTP, contra a difteria, tétano e tosse convulsa, tomada aos dois meses de idade, que lhe provocou na altura um choque anafilático.

A jovem estava internada desde o fim-de-semana na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHLC – Hospital Dona Estefânia, na sequência de uma pneumonia bilateral – complicação respiratória do sarampo – depois de ter ido às Urgências com mononucleose.

A rapariga terá contraído sarampo no Hospital de Cascais, contagiada por um bebé de 13 meses infetado, que também não foi vacinado.

ZAP //

1 COMENTÁRIO

  1. neste caso não, mas é evidente que há negligência do serviço nacional de saúde, o meu filho mais novo (de 3) não foi vacinado com a bcg, curiosamente uma prima que nasceu um ano antes foi! disseram que a vacina tinha sido retirada do plano nacional de vacinação. só espero que não tenha sido por questões financeiras!! porque eu até estaria na disposição de pagar a mesma!!

RESPONDER

Antigos romanos de Pompeia podem ter morrido envenenados pela água

Uma análise química feita a um cano de água do abastecimento da antiga cidade romana de Pompeia detectou a presença de antimónio em altas concentrações, o que leva os investigadores a concluir que os habitantes …

Pais da portuguesa desaparecida em Barcelona chamados a verificar identidade

Os pais da jovem portuguesa dada como desaparecida em Barcelona esta quinta-feira foram chamados pelas autoridades espanholas para verificarem a identidade de uma das vítimas no Instituto Forense, disse à Lusa o secretário de Estado …

Negócio de bunkers em crescimento devido à tensão com a Coreia do Norte

O aumento da tensão com a Coreia do Norte fez crescer o interesse pelos abrigos nucleares subterrâneos e em reforçar os protocolos de segurança na costa oeste dos Estados Unidos, a mais próxima de Pyongyang …

Adolescente convence presidente de Câmara a obrigar casas a ter painéis solares

Delaney Reynolds, adolescente norte-americana com 16 anos, conseguiu convencer o presidente da Câmara de South Florida a instalar painéis solares ou telhados verdes em todas as casas do Estado. A jovem adolescente ouviu falar na lei …

Matou-os a (quase) todos: quatro dos cinco terroristas foram mortos pela mesma agente

Podia ser apenas um filme de ação, mas aconteceu mesmo: sem olhar a medos, uma agente da polícia catalã disparou contra os atacantes quando estes se dirigiam a ela de facas, machados, machetes, cutelos e …

Serviços Secretos investigam senadora que "esperava que Trump fosse assassinado"

A senadora de Estado do Missouri, Maria Chappelle-Nadal, está a ser investigada pelos serviços secretos norte-americanos, depois de ter publicado um comentário no Facebook onde dizia que esperava que Donald Trump fosse assassinado. Segundo o St. …

Polícia detém suspeito de esfaqueamento em massa na Finlândia

A polícia finlandesa disparou sobre o suspeito que terá esfaqueado várias pessoas na cidade de Turku. Foi feita uma detenção. Há dois mortos e seis feridos. A polícia finlandesa abateu um homem suspeito de ter esfaqueado …

Terroristas de Barcelona preparavam grande atentado (mas a bomba explodiu em casa)

Os autores dos atentados de Barcelona e Cambrils, que provocaram pelo menos 14 mortos e 135 feridos, estavam a preparar uma ação de "grande envergadura", afirmou hoje em conferência de imprensa o porta-voz da polícia …

Greve dos SEF pode afetar 30 mil passageiros e 85 voos

A greve dos inspetores dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras que está marcada para os dias 24 e 25 - quinta e sexta-feira - da próxima semana, pode deixar em terra até 30 mil passageiros …

André Ventura defende prisão perpétua e trabalho obrigatório para os presos

André Ventura, o polémico candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, confessa-se "um defensor acérrimo da prisão perpétua" e diz que "o trabalho em prol da sociedade deve ser uma obrigação dos presos". Ideias defendidas …