Mãe de adolescente que morreu com sarampo nega ser anti-vacinas

(dr)

Inês Sampaio

Inês Sampaio

Um familiar da jovem de 17 anos infetada com sarampo, que faleceu esta quarta-feira, nega que a mãe seja anti-vacinas. A menor terá deixado de cumprir o Programa Nacional de Vacinação por recomendação médica, depois de ter tido uma “reação alérgica grave” a outra vacina.

Em declarações ao Correio da Manhã, um familiar da jovem de 17 anos que, esta quarta-feira, faleceu no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, infetada com sarampo, nega que a mãe tenha sido negligente e que seja anti-vacinas.

Carlos Faria explicou ao jornal que Inês Sampaio sofria de psoríase e que, por isso, mediante recomendações médicas, não terá cumprido o Programa Nacional de Vacinação.

“A mãe está a ser injustamente acusada de ser anti-vacinas. É mentira! Qual é a mãe que tem três filhas, vacina a mais velha e a mais nova e a do meio não? Isso tem alguma lógica?”, questiona o familiar.

(dr)

Amélia Sampaio com a filha, Inês

Amélia Sampaio com a filha, Inês

Ontem, a diretora clínica do Hospital de Cascais, Eduarda Reis, já tinha confirmado ao Público que a adolescente teve uma “reação alérgica grave” a uma outra vacina. Em causa estará a chamada DTP, contra a difteria, tétano e tosse convulsa, tomada aos dois meses de idade, que lhe provocou na altura um choque anafilático.

A jovem estava internada desde o fim-de-semana na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHLC – Hospital Dona Estefânia, na sequência de uma pneumonia bilateral – complicação respiratória do sarampo – depois de ter ido às Urgências com mononucleose.

A rapariga terá contraído sarampo no Hospital de Cascais, contagiada por um bebé de 13 meses infetado, que também não foi vacinado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. neste caso não, mas é evidente que há negligência do serviço nacional de saúde, o meu filho mais novo (de 3) não foi vacinado com a bcg, curiosamente uma prima que nasceu um ano antes foi! disseram que a vacina tinha sido retirada do plano nacional de vacinação. só espero que não tenha sido por questões financeiras!! porque eu até estaria na disposição de pagar a mesma!!

RESPONDER

Mais duas baixas por covid-19. Benfica desfalcado para jogo com o Braga

Depois de Waldschmidt, Gilberto, Vertonghen, Diogo Gonçalves e Grimaldo, também Otamendi e Nuno Tavares estão infetados com covid-19 e, consequentemente, fora do jogo com o Sporting de Braga. O surto de covid-19 no SL Benfica deixou …

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …