Mãe de adolescente que morreu com sarampo nega ser anti-vacinas

(dr)

Inês Sampaio

Inês Sampaio

Um familiar da jovem de 17 anos infetada com sarampo, que faleceu esta quarta-feira, nega que a mãe seja anti-vacinas. A menor terá deixado de cumprir o Programa Nacional de Vacinação por recomendação médica, depois de ter tido uma “reação alérgica grave” a outra vacina.

Em declarações ao Correio da Manhã, um familiar da jovem de 17 anos que, esta quarta-feira, faleceu no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, infetada com sarampo, nega que a mãe tenha sido negligente e que seja anti-vacinas.

Carlos Faria explicou ao jornal que Inês Sampaio sofria de psoríase e que, por isso, mediante recomendações médicas, não terá cumprido o Programa Nacional de Vacinação.

“A mãe está a ser injustamente acusada de ser anti-vacinas. É mentira! Qual é a mãe que tem três filhas, vacina a mais velha e a mais nova e a do meio não? Isso tem alguma lógica?”, questiona o familiar.

(dr)

Amélia Sampaio com a filha, Inês

Amélia Sampaio com a filha, Inês

Ontem, a diretora clínica do Hospital de Cascais, Eduarda Reis, já tinha confirmado ao Público que a adolescente teve uma “reação alérgica grave” a uma outra vacina. Em causa estará a chamada DTP, contra a difteria, tétano e tosse convulsa, tomada aos dois meses de idade, que lhe provocou na altura um choque anafilático.

A jovem estava internada desde o fim-de-semana na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHLC – Hospital Dona Estefânia, na sequência de uma pneumonia bilateral – complicação respiratória do sarampo – depois de ter ido às Urgências com mononucleose.

A rapariga terá contraído sarampo no Hospital de Cascais, contagiada por um bebé de 13 meses infetado, que também não foi vacinado.

ZAP //

1 COMENTÁRIO

  1. neste caso não, mas é evidente que há negligência do serviço nacional de saúde, o meu filho mais novo (de 3) não foi vacinado com a bcg, curiosamente uma prima que nasceu um ano antes foi! disseram que a vacina tinha sido retirada do plano nacional de vacinação. só espero que não tenha sido por questões financeiras!! porque eu até estaria na disposição de pagar a mesma!!

RESPONDER

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos não metia "uma rolha na boca" a quem o criticava

"É esta a Democracia praticada por quem está este domingo no Governo, uma Democracia limitada e mais pobre", salientou o ex-primeiro-ministro. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este domingo que quando estava no Governo …

-

SpaceX aborta lançamento de foguete Falcon 9 no último instante

A empresa aeroespacial norte-american SpaceX suspendeu este domingo, no último minuto, o lançamento de um foguete na estação espacial Kennedy, da agência espacial norte-americana NASA, devido a "um problema no sensor". O lançamento do foguete Falcon …

O alpinista suíço Ueli Steck

Alpinista suíço Ueli Steck morre em acidente no Evereste

O alpinista suíço Ueli Steck, de 40 anos, morreu hoje num acidente de alpinismo perto do Monte Evereste, no Nepal, informaram os organizadores da expedição. O alpinista Ueli Steck morreu no campo 1 do Monte Nuptse. …

O presidente dos EUA, Donald Trump

Trump vai tomar “grande decisão” sobre Acordo de Paris nas próximas duas semanas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado, ao cumprir 100 dias na Casa Branca, que vai tomar “uma grande decisão” sobre o Acordo de Paris relativo às alterações climáticas “nas próximas duas …

goalpoint-braga-sporting-liga-nos-201617-1068x522

Braga vs Sporting | Bas Dost arrasa em jogo de loucos

O Sporting levou a melhor sobre o Sp. Braga, ao vencer por 3-2 na Pedreira, num jogo com uma segunda parte de loucos e quatro golos, num total de cinco. Os “leões” dominaram na posse …

-

"Logan" vai ter uma versão a preto e branco

James Mangold, o realizador de Logan, anunciou esta sexta-feira que o filme vai ter uma versão especial a preto e branco. Recorrendo à rede social Twitter para dar a novidade, Mangold indicou o dia 16 de …

Mergulhadores das forças especiais Navy Seals nadam de regresso ao submarino USS Michigan após uma operação

Coreia promete destruir em "pedaços de metal fundido" o submarino nuclear americano

O submarino USS Michigan da Marinha dos EUA, que chegou este sábado ao porto sul-coreano de Busan, pode ter um “final triste”, se Washington tiver alguma "atitude provocatória". Num artigo para o portal norte-coreano Uriminzokkiri, "Compatriotas …

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Regras do Fundo de Resgate não permitem redução do juro proposta por PS/BE

Uma redução da taxa de juro dos empréstimos europeus concedidos no programa de resgate, conforme propõem PS e Bloco de Esquerda, não é permitida pelas regras do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), segundo fonte …

A ativista argentina Taty Almeida, militante da organização Madres de Plaza de Mayo

"Quem lhe falta?": Mães da Praça de Maio completam 40 anos de luta pela memória e pela vida

No dia 30 de abril de 1977, em plena ditadura militar na Argentina, 14 mulheres reuniram-se na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar pelos seus filhos desaparecidos, …

-

Afinal, os teóricos da conspiração podem ser apenas solitários

Se tivesse que descrever um teórico da conspiração, provavelmente pensaria numa pessoa maluca, que “não bate bem da cabeça”, certo? Errado. Segundo um estudo recentemente publicado no Journal of Experimental Social Psychology, os teóricos da …