Um avião de combate russo fez duas passagens rasantes a alta velocidade por um avião de reconhecimento EP-3 Aries norte-americano, informou a Marinha dos EUA, que divulgou o vídeo do que chamou um encontro “inseguro e irresponsável”.
Militares da Rússia disseram que o Su-27 “escoltou” o avião espião em águas neutras no Mar Negro. Mas os Estados Unidos dizem que o avião russo passou diretamente, a alta velocidade, em frente ao avião espião.
Os aviões de reconhecimento da Força Aérea dos EUA têm vindo a realizar uma série de voos ao longo das fronteiras norte e oeste da Rússia, bem como nas bases russas na Síria.
No vídeo partilhado no Twitter, a Marinha norte-americana criticou a Rússia pelas ações do avião de combate que intercetou o EP-3 Aries de uma maneira insegura. O comunicado oficial afirma que as manobras do avião colocaram em risco as vidas dos pilotos a bordo.
“Esta interação foi considerada insegura, uma vez que o Su-27 realizou uma passagem de alta velocidade diretamente na frente da aeronave da missão, colocando em risco os pilotos e tripulação”, diz a Marinha em comunicado, sublinhando que as ações do Su-27 causaram turbulência e vibrações para a tripulação do avião espião.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os meios de controlo aéreo russo detetaram um alvo não identificado sobre as águas neutras do mar Negro. Um caça russo aproximou-se do avião norte-americano a uma distância segura e acompanhou-o, diz o ministério russo, “não permitindo a violação das fronteiras russas”.
Assim que o EP-3 mudou a trajetória de voo e começou a afastar-se das fronteiras da Rússia, o Su-27 voltou à base, acrescentou o ministério.
Um EP-3 esteve envolvido numa colisão em 2001, quando um dos aviões espiões foi atingido por um jato militar chinês que sobrevoou o Mar do Sul da China. O piloto chinês morreu, mas a tripulação dos EUA conseguiu aterrar o avião na ilha de Hainan, na China.
Então os EUA metem um avião espião às portas da Russia e queixam-se de os Russos fazerem um voo de aproximação para reconhecimento e essencialmente demarcação de território – uma carga de ombro a dizer “não te estiques que és ostensivamente um avião espião e estás demasiado perto das nossas fronteiras”. E queixam-se!?!
Queria ver a reacção dos Americanos se fosse um avião militar Russo a “passear” no Golfo do México….era uma escandaleira, era o que era! Mas o ditado já é antigo: “pimenta no rabinho dos outros é refresco!”.
Aos comentadores de serviço, recomendava-lhes que tivessem a mesma atenção em relação aos russos que “dão” aos americanos! Não devem ter lida nada sobre o voo russo sobre o Alasca! Pois não, esses assuntos passam-vos ao lado! Também aproveito para lembrar que são os russo quem ocupam território do vizinhos e não os americanos. Além, disso as atitudes agressivas dos russos são cada vez mais notórias.
caro Joao,
ora diga-nos lá qtas bases militares têm os EUA à volta das fronteiras da Rússia?
qtos misseis estão estacionados à porta da Rússia em antigos países do pacto de Varsóvia que os mesmos EUA se comprometeram em nunca chamar para a criminosa NATO mas que agora por lá se encontram.
muita calminha têm tido os russos para aturar semelhantes criaturas que nunca cumprem nada do que assinam.
Vai dar uma volta à coreia do norte, senhor comentarista… aí sim é paraíso…. pode lá ficar… o ocidente agradece…
Caro Geier.
Desmistificar as atitudes imperiais americanas não é passar cheques em branco ao regime norte-coreano, nem ao russo, nem a outro qualquer.
Regime norte-coreano que, aliás, é tão bem acolhido pelo actual Presidente dos EUA…
meu caro,
neste momento a Russia é bem mais capitalista que os USA.
e meu caro lá por eu descrever o óbvio não quer dizer que seja nem comunista nem pró quem quer que seja….
deixe de ver o mundo a preto e branco.
Os EUA foram formados por ocupações desde o seu inicio, não é um exemplo.
O que se vê no video não corresponde ao que se alega. O caça mandou um bafo quente no avião de vigilância electrónica e foi embora…
o joão és defensor do criminoso Putin, olha lá quantas vezes e recentes, aviões russos entraram no espaço aéreo portugues, para não falar na polonia e cheqoslovaquia.
Ah?
Nota-se por aí alguma (bastante) dificuldade na interpretação dos textos!…
É que percebe-se perfeitamente que o João fez tudo menos defender o Putin/Russia e além disso, a Checoslováquia já não existe!…
.
Relativamente à noticia, não é nada de novo e acontece frequentemente de parte a parte!
meu caro os aviões da Rússia sempre estiveram em espaço aéreo internacional e não português como diz.
não deturpe a realidade.
Comunas de um raio
Aposto que o pequeno almoço desse piloto russo são criancinhas. E que matou os avós com uma injecção atrás de uma orelha.
Ah, ah, ah.
Subtil ironia.
A Rússia de Putin nada tem haver com a poliica da antiga URSS. Ja agora, o Alasca fica na fronteira com o território Russo. Em todo o caso, que fazem os EUA na ronteira da Rússia? . . . Gostam de meter as patas em todo o lado. Controlar a vida interna das ours soberanias, fazendo s ingerencias necesarias aos seus interesses imprialistas. Alteram regimes, bombardeiam populações civis. Espalham o caus e a miséria a troco de benefícios.