“Inseguro e irresponsável”. Caça russo passa a rasar avião espião dos EUA

Um avião de combate russo fez duas passagens rasantes a alta velocidade por um avião de reconhecimento EP-3 Aries norte-americano, informou a Marinha dos EUA, que divulgou o vídeo do que chamou um encontro “inseguro e irresponsável”.

Militares da Rússia disseram que o Su-27 “escoltou” o avião espião em águas neutras no Mar Negro. Mas os Estados Unidos dizem que o avião russo passou diretamente, a alta velocidade, em frente ao avião espião.

Os aviões de reconhecimento da Força Aérea dos EUA têm vindo a realizar uma série de voos ao longo das fronteiras norte e oeste da Rússia, bem como nas bases russas na Síria.

No vídeo partilhado no Twitter, a Marinha norte-americana criticou a Rússia pelas ações do avião de combate que intercetou o EP-3 Aries de uma maneira insegura. O comunicado oficial afirma que as manobras do avião colocaram em risco as vidas dos pilotos a bordo.

“Esta interação foi considerada insegura, uma vez que o Su-27 realizou uma passagem de alta velocidade diretamente na frente da aeronave da missão, colocando em risco os pilotos e tripulação”, diz a Marinha em comunicado, sublinhando que as ações do Su-27 causaram turbulência e vibrações para a tripulação do avião espião.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os meios de controlo aéreo russo detetaram um alvo não identificado sobre as águas neutras do mar Negro. Um caça russo aproximou-se do avião norte-americano a uma distância segura e acompanhou-o, diz o ministério russo, “não permitindo a violação das fronteiras russas”.

Assim que o EP-3 mudou a trajetória de voo e começou a afastar-se das fronteiras da Rússia, o Su-27 voltou à base, acrescentou o ministério.

Um EP-3 esteve envolvido numa colisão em 2001, quando um dos aviões espiões foi atingido por um jato militar chinês que sobrevoou o Mar do Sul da China. O piloto chinês morreu, mas a tripulação dos EUA conseguiu aterrar o avião na ilha de Hainan, na China.

ZAP // NPR / Sputnik

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Então os EUA metem um avião espião às portas da Russia e queixam-se de os Russos fazerem um voo de aproximação para reconhecimento e essencialmente demarcação de território – uma carga de ombro a dizer “não te estiques que és ostensivamente um avião espião e estás demasiado perto das nossas fronteiras”. E queixam-se!?!

  2. Queria ver a reacção dos Americanos se fosse um avião militar Russo a “passear” no Golfo do México….era uma escandaleira, era o que era! Mas o ditado já é antigo: “pimenta no rabinho dos outros é refresco!”.

  3. Aos comentadores de serviço, recomendava-lhes que tivessem a mesma atenção em relação aos russos que “dão” aos americanos! Não devem ter lida nada sobre o voo russo sobre o Alasca! Pois não, esses assuntos passam-vos ao lado! Também aproveito para lembrar que são os russo quem ocupam território do vizinhos e não os americanos. Além, disso as atitudes agressivas dos russos são cada vez mais notórias.

    • caro Joao,

      ora diga-nos lá qtas bases militares têm os EUA à volta das fronteiras da Rússia?

      qtos misseis estão estacionados à porta da Rússia em antigos países do pacto de Varsóvia que os mesmos EUA se comprometeram em nunca chamar para a criminosa NATO mas que agora por lá se encontram.

      muita calminha têm tido os russos para aturar semelhantes criaturas que nunca cumprem nada do que assinam.

        • Caro Geier.
          Desmistificar as atitudes imperiais americanas não é passar cheques em branco ao regime norte-coreano, nem ao russo, nem a outro qualquer.
          Regime norte-coreano que, aliás, é tão bem acolhido pelo actual Presidente dos EUA…

        • meu caro,

          neste momento a Russia é bem mais capitalista que os USA.

          e meu caro lá por eu descrever o óbvio não quer dizer que seja nem comunista nem pró quem quer que seja….

          deixe de ver o mundo a preto e branco.

  4. O que se vê no video não corresponde ao que se alega. O caça mandou um bafo quente no avião de vigilância electrónica e foi embora…

  5. o joão és defensor do criminoso Putin, olha lá quantas vezes e recentes, aviões russos entraram no espaço aéreo portugues, para não falar na polonia e cheqoslovaquia.

    • Ah?
      Nota-se por aí alguma (bastante) dificuldade na interpretação dos textos!…
      É que percebe-se perfeitamente que o João fez tudo menos defender o Putin/Russia e além disso, a Checoslováquia já não existe!…
      .
      Relativamente à noticia, não é nada de novo e acontece frequentemente de parte a parte!

    • meu caro os aviões da Rússia sempre estiveram em espaço aéreo internacional e não português como diz.

      não deturpe a realidade.

  6. Comunas de um raio
    Aposto que o pequeno almoço desse piloto russo são criancinhas. E que matou os avós com uma injecção atrás de uma orelha.

RESPONDER

Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo. Não há dúvida de que parte da atração está na estética das …

O exoplaneta mais tórrido já descoberto tem valiosas terras raras

A 650 anos-luz da Terra, o KELT-9 b, o exoplaneta mais quente até agora descoberto, tem assinaturas de alguns dos cobiçados minerais de terras-raras.  Além das assinaturas de ferro gasoso e titânio encontradas na sua atmosfera, …

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …