Bombardeiros russos interceptados sobre o Canal da Mancha

USN / WIkimedia

Um caça F-14A Tomcat da USAF escolta um caça bombardeiro Tupolev Tu-95 Bear D da Força Aérea russa.

Um caça F-14A Tomcat da USAF escolta um bombardeiro Tupolev Tu-95 Bear D da Força Aérea russa.

Três caças franceses foram mobilizados a 28 de janeiro para intercetar dois bombardeiros russos detetados sobre o Canal da Mancha, o que ocorreu pela primeira vez, anunciou esta quinta-feira a Força Aérea francesa.

“Dois bombardeiros russos Tu-95 Bear passaram pela Noruega, pelas ilhas britânicas e, pela primeira vez, vieram fazer uma incursão sobre a Mancha“, explicou o coronel Jean-Pascal Breton numa conferência de imprensa em Paris.

Os aparelhos russos “não infringiram nenhuma regulamentação civil”, não tendo penetrado no espaço aéreo nem de França nem do Reino Unido, explicou.

A Força Aérea francesa fez descolar dois caças Mirage 2000 da Bretanha e um caça Rafale de Creil, perto de Paris para “monitorizar o voo, o itinerário dos aviões russos, e indicar-lhes que foram detectados”.

Os bombardeiros russos deram então meia volta sobre o Canal da Mancha e voltaram para trás, segundo o coronel.

Durante a intercepção, acrescentou, os russos não cometeram qualquer “ato agressivo”, nomeadamente interferências nas comunicações.

A Força Aérea britânica também accionou caças Eurofighter Typhoon, que escoltaram os aparelhos russos.

Este tipo de manobras russas tem sido frequente nos últimos meses, num contexto de grave crise política entre a Rússia e os países ocidentais devido ao conflito na Ucrânia.

No dia 23 de outubro,  um avião espião russo foi interceptado na Estónia por caças F-16 portugueses da NATO.

Seis dias depois, caças F16 da NATO interceptaram bombardeiros russos em espaço aéreo português.

A 5 de novembro, um navio russo foi inteceptado em águas territoriais portuguesas por um navio da Marinha de guerra portuguesa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …