Bombardeiros russos interceptados sobre o Canal da Mancha

USN / WIkimedia

Um caça F-14A Tomcat da USAF escolta um caça bombardeiro Tupolev Tu-95 Bear D da Força Aérea russa.

Um caça F-14A Tomcat da USAF escolta um bombardeiro Tupolev Tu-95 Bear D da Força Aérea russa.

Três caças franceses foram mobilizados a 28 de janeiro para intercetar dois bombardeiros russos detetados sobre o Canal da Mancha, o que ocorreu pela primeira vez, anunciou esta quinta-feira a Força Aérea francesa.

“Dois bombardeiros russos Tu-95 Bear passaram pela Noruega, pelas ilhas britânicas e, pela primeira vez, vieram fazer uma incursão sobre a Mancha“, explicou o coronel Jean-Pascal Breton numa conferência de imprensa em Paris.

Os aparelhos russos “não infringiram nenhuma regulamentação civil”, não tendo penetrado no espaço aéreo nem de França nem do Reino Unido, explicou.

A Força Aérea francesa fez descolar dois caças Mirage 2000 da Bretanha e um caça Rafale de Creil, perto de Paris para “monitorizar o voo, o itinerário dos aviões russos, e indicar-lhes que foram detectados”.

Os bombardeiros russos deram então meia volta sobre o Canal da Mancha e voltaram para trás, segundo o coronel.

Durante a intercepção, acrescentou, os russos não cometeram qualquer “ato agressivo”, nomeadamente interferências nas comunicações.

A Força Aérea britânica também accionou caças Eurofighter Typhoon, que escoltaram os aparelhos russos.

Este tipo de manobras russas tem sido frequente nos últimos meses, num contexto de grave crise política entre a Rússia e os países ocidentais devido ao conflito na Ucrânia.

No dia 23 de outubro,  um avião espião russo foi interceptado na Estónia por caças F-16 portugueses da NATO.

Seis dias depois, caças F16 da NATO interceptaram bombardeiros russos em espaço aéreo português.

A 5 de novembro, um navio russo foi inteceptado em águas territoriais portuguesas por um navio da Marinha de guerra portuguesa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …