Marinha de Guerra intercepta navio russo em águas territoriais portuguesas

MarinhaPortuguesa / Facebook

Fragata D. Francisco de Almeida da Marinha Portuguesa

Fragata D. Francisco de Almeida da Marinha Portuguesa

Um navio militar da Marinha portuguesa interceptou, na noite de terça para quarta-feira, um navio hidrográfico russo a navegar em águas da Zona Económica Exclusiva portuguesa, anunciou o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco.

O anúncio de José Pedro Aguiar Branco foi feito à margem de um encontro com o contingente militar português que participa na missão da NATO de policiamento e vigilância aérea na Lituânia.

O navio Sibiryakov foi detectado, identificado e escoltado para fora da ZEE portuguesa durante a noite de terça para quarta-feira, tendo ficado fora dessa zona hoje de manhã, acrescentou o ministro.

“A missão foi cumprida durante a noite e até à manhã de hoje”, precisou Aguiar Branco.

Segundo Aguiar-Branco, o navio foi identificado e escoltado por uma corveta da Marinha Portuguesa que zarpou de Faro e efectuou um trajecto para norte.

Segundo a RVR, após as recentes tensões com o Ocidente por causa da crise na Ucrânia, a Rússia tem denunciado uma “actividade crescente” das forças da Aliança Atlântica ao longo das suas fronteiras.

A NATO, por seu lado, denunciou igualmente um acréscimo inusitado de actividade militar da Rússia junto às países da Aliança Atlântica.

No passado dia 23 de outubro, aviões de caça F-16 da Força Aérea Portuguesa foram mobilizados para identificar um caça russo detectado pelos radares da NATO e que sobrevoou brevemente o espaço aéreo aliado no Mar Báltico ao início da manhã.

Seis dias depois, outra esquadrilha de caças F-16 da Força Aérea Portuguesa foi mobilizada para interceptar dois bombardeiros russos Tupolev-95, detectados pela NATO a oeste da costa portuguesa.

A FAP divulgou entretanto fotos dos bombardeiros russos interceptados.

ZAP / Lusa / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, tomar diariamente uma pequena dose de aspirina não previne primeiros ataques cardíacos ou enfartes

Recomendação feita por uma task force norte-americana vem contradizer uma indicação emitida em 2016. Segundo os especialistas envolvidos, os riscos inerentes à toma não superam os benefícios. Os adultos com idade mais avançada a quem não …

Mariana Mortágua, deputada e dirigente do Bloco de Esquerda

Disponibilidade não chega. Bloco quer "acordo político" para viabilizar OE2022

Para o Bloco de Esquerda viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 "precisa de ter um acordo político com o PS", sinalizou Mariana Mortágua. O Bloco de Esquerda acenou com o voto contra e, em pleno …

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

Governo pisca o olho à esquerda e cede na caducidade das contratações coletivas

Esta quinta-feira, o Governo enviou aos parceiros sociais duas propostas para alterar o Código de Trabalho: a suspensão da caducidade dos contratos coletivos de trabalho e o modelo de arbitragem para ser aplicado depois de …

Bill Clinton, antigo Presidente dos Estados Unidos, foi hospitalizado

Bill Clinton foi admitido na noite de terça-feira no Centro Médico Irvine da Universidade da Califórnia para "ser tratado a uma infeção não ligada à covid". O antigo Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, com 75 …

Passar muito tempo no Espaço pode aumentar o risco de danos cerebrais

Um novo estudo mostra que os astronautas que passam longas temporadas no Espaço têm mais probabilidade de vir a ter danos cerebrais. Em comunicado, a equipa de cientistas responsável pela investigação explicou ter seguido cinco astronautas …

Físicos fazem medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão

Uma equipa de físicos fez a medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão. Este avanço da Física pode ajudar a responder a perguntas sobre o Universo primitivo. Já sabemos - com uma incerteza …

O "telescópio que comeu a astronomia" vai olhar para a Idade das Trevas do Universo

Astrónomos da NASA vão usar o Telescópio Espacial James Webb para olhar para trás no tempo até à Idade das Trevas do Universo. Alguns chamaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA de "telescópio que comeu …

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …