Marinha de Guerra intercepta navio russo em águas territoriais portuguesas

MarinhaPortuguesa / Facebook

Fragata D. Francisco de Almeida da Marinha Portuguesa

Fragata D. Francisco de Almeida da Marinha Portuguesa

Um navio militar da Marinha portuguesa interceptou, na noite de terça para quarta-feira, um navio hidrográfico russo a navegar em águas da Zona Económica Exclusiva portuguesa, anunciou o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco.

O anúncio de José Pedro Aguiar Branco foi feito à margem de um encontro com o contingente militar português que participa na missão da NATO de policiamento e vigilância aérea na Lituânia.

O navio Sibiryakov foi detectado, identificado e escoltado para fora da ZEE portuguesa durante a noite de terça para quarta-feira, tendo ficado fora dessa zona hoje de manhã, acrescentou o ministro.

“A missão foi cumprida durante a noite e até à manhã de hoje”, precisou Aguiar Branco.

Segundo Aguiar-Branco, o navio foi identificado e escoltado por uma corveta da Marinha Portuguesa que zarpou de Faro e efectuou um trajecto para norte.

Segundo a RVR, após as recentes tensões com o Ocidente por causa da crise na Ucrânia, a Rússia tem denunciado uma “actividade crescente” das forças da Aliança Atlântica ao longo das suas fronteiras.

A NATO, por seu lado, denunciou igualmente um acréscimo inusitado de actividade militar da Rússia junto às países da Aliança Atlântica.

No passado dia 23 de outubro, aviões de caça F-16 da Força Aérea Portuguesa foram mobilizados para identificar um caça russo detectado pelos radares da NATO e que sobrevoou brevemente o espaço aéreo aliado no Mar Báltico ao início da manhã.

Seis dias depois, outra esquadrilha de caças F-16 da Força Aérea Portuguesa foi mobilizada para interceptar dois bombardeiros russos Tupolev-95, detectados pela NATO a oeste da costa portuguesa.

A FAP divulgou entretanto fotos dos bombardeiros russos interceptados.

ZAP / Lusa / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus detetado na China pode já ter infetado mais de mil pessoas

O número de pessoas infetadas com um vírus que matou duas pessoas na China ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos. Num artigo publicado, esta …

Joacine Katar Moreira não vai renunciar ao cargo de deputada

O IX Congresso para eleger os novos órgãos do Livre começa, este sábado, em Lisboa. A única deputada do partido na Assembleia da República já disse que não vai renunciar ao cargo. À chegada ao IX …

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …