//

Como foi possível? “Inquérito urgente” à transferência de 788 mil euros para desempregado

José Sena Goulão / Lusa

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um “inquérito urgente” e o Governo quer o “apuramento de todos os factos e responsabilidades”.

O caso causa estranheza e já levou a Segurança Social a abrir “um inquérito urgente”, como atesta uma fonte oficial ao Correio da Manhã (CM).

Os 788 mil euros foram transferidos pela Segurança Social, por engano, para a conta de um desempregado que agora tem a conta bancária bloqueada.

Por se tratar de um valor elevado, a transferência despoletou um alerta automático bancário por suspeitas de branqueamento de capitais.

O desempregado chegou a ser ouvido na Polícia Judiciária, segundo o CM.

Agora, o dinheiro não pode ser movimentado e nem sequer pode ser devolvido à Segurança Social.

Perante o imbróglio, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social já solicitou ao Instituto de Segurança Social o “apuramento de todos os factos e eventuais responsabilidades”, como reporta o CM.

Além disso, o ministério de Ana Mendes Godinho recomendou “a realização de uma auditoria aos mecanismos de controlo interno implementados para controlo do pagamento de prestações e apoios sociais”. Uma forma de tentar perceber como é que foi possível o engano.

Além disso, o Ministério também decidiu “a implementação de um sistema automático” que impeça situações como esta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.