Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Gatopolitico / Wikimedia

Carlos Guimarães Pinto, presidente do Iniciativa Liberal.

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das propostas do programa eleitoral.

O partido Iniciativa Liberal vai propor uma taxa única de IRS e a liberdade de escolha da escola no programa eleitoral que vai apresentar às eleições legislativas de 6 de outubro, foi esta quinta-feira anunciado.

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das propostas do programa eleitoral.

“As principais bandeiras vão ser a liberdade de escolha — é bastante importante devolver a liberdade de escolha, que as pessoas possam escolher a forma como os seus impostos são gastos — e também a libertação das pessoas do Estado fiscal totalitário que temos hoje”, começou por dizer o líder do partido.

Nesse âmbito, a Iniciativa Liberal (IL) defende a instituição de uma taxa única de IRS, de 15%, que “se enquadra, tanto na redução da carga fiscal, como na simplificação dos impostos, evitando vários tipos de distorções que existem na economia“.

Na ótica do candidato, “toda essa complicação que hoje as pessoas têm e que tem um peso na economia seria reduzida com esta taxa única”.

“Todo este processo de simplificação e redução fiscal, que ajudou outros países a crescerem e a estarem hoje com uma economia mais forte do que a nossa, é só isso que queremos trazer”, sublinhou.

Carlos Guimarães Pinto participou hoje numa conversa organizada pelo partido, que decorreu em Lisboa, e na qual o dirigente explicou algumas das questões defendidas pelo partido.

“Nós falámos aqui um bocadinho sobre isso, da forma como as pessoas têm medo de cada vez que recebem uma carta das Finanças, da forma como as empresas não investem devido, tanto à carga fiscal, como em relação aos problemas que podem resultar daí. E a defesa da pessoa do Estado fiscal totalitário vai ser uma das nossas principais bandeiras também”, apontou.

Neste sentido, a IL defende também a “retirada do poder à administração fiscal, como a questão da execução prévia que hoje tem e que não deveria ter”.

“Passa também por, não só reduzir a carga fiscal das pessoas, mas aquilo que pagam ao Estado, depois poderem escolher a forma como é aplicado, em que escola é que querem que os seus filhos estudem, em que hospital é que querem ser tratados”, acrescentou Carlos Guimarães Pinto.

Assim, especificou, o partido pretende o “alargamento da ADSE a todos os portugueses”, com o objetivo de “aumentar a liberdade de escolha, ou seja, para que as pessoas possam escolher se querem ser tratadas no privado ou no público”.

O presidente da IL advogou ainda que “hoje a restrição da escolha da escola à morada, ao local onde a pessoa vive, é um dos maiores fatores de desigualdade e discriminação no acesso à educação”.

“Nascer num bairro pobre não deve ser decisivo na escola para onde a pessoa pode ir. Se uma pessoa nasce nesse bairro e tem uma má escola, deve poder optar para ir para outra escola, mesmo que essa escola seja fora da rede pública”, vincou.

Notando que “a educação é um dos principais fatores de mobilidade social do país”, Carlos Guimarães Pinto defendeu que não pode haver restrição “a que tipo de escola é que alguém que nasça num bairro pobre tem acesso”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …