Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Gatopolitico / Wikimedia

Carlos Guimarães Pinto, presidente do Iniciativa Liberal.

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das propostas do programa eleitoral.

O partido Iniciativa Liberal vai propor uma taxa única de IRS e a liberdade de escolha da escola no programa eleitoral que vai apresentar às eleições legislativas de 6 de outubro, foi esta quinta-feira anunciado.

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das propostas do programa eleitoral.

“As principais bandeiras vão ser a liberdade de escolha — é bastante importante devolver a liberdade de escolha, que as pessoas possam escolher a forma como os seus impostos são gastos — e também a libertação das pessoas do Estado fiscal totalitário que temos hoje”, começou por dizer o líder do partido.

Nesse âmbito, a Iniciativa Liberal (IL) defende a instituição de uma taxa única de IRS, de 15%, que “se enquadra, tanto na redução da carga fiscal, como na simplificação dos impostos, evitando vários tipos de distorções que existem na economia“.

Na ótica do candidato, “toda essa complicação que hoje as pessoas têm e que tem um peso na economia seria reduzida com esta taxa única”.

“Todo este processo de simplificação e redução fiscal, que ajudou outros países a crescerem e a estarem hoje com uma economia mais forte do que a nossa, é só isso que queremos trazer”, sublinhou.

Carlos Guimarães Pinto participou hoje numa conversa organizada pelo partido, que decorreu em Lisboa, e na qual o dirigente explicou algumas das questões defendidas pelo partido.

“Nós falámos aqui um bocadinho sobre isso, da forma como as pessoas têm medo de cada vez que recebem uma carta das Finanças, da forma como as empresas não investem devido, tanto à carga fiscal, como em relação aos problemas que podem resultar daí. E a defesa da pessoa do Estado fiscal totalitário vai ser uma das nossas principais bandeiras também”, apontou.

Neste sentido, a IL defende também a “retirada do poder à administração fiscal, como a questão da execução prévia que hoje tem e que não deveria ter”.

“Passa também por, não só reduzir a carga fiscal das pessoas, mas aquilo que pagam ao Estado, depois poderem escolher a forma como é aplicado, em que escola é que querem que os seus filhos estudem, em que hospital é que querem ser tratados”, acrescentou Carlos Guimarães Pinto.

Assim, especificou, o partido pretende o “alargamento da ADSE a todos os portugueses”, com o objetivo de “aumentar a liberdade de escolha, ou seja, para que as pessoas possam escolher se querem ser tratadas no privado ou no público”.

O presidente da IL advogou ainda que “hoje a restrição da escolha da escola à morada, ao local onde a pessoa vive, é um dos maiores fatores de desigualdade e discriminação no acesso à educação”.

“Nascer num bairro pobre não deve ser decisivo na escola para onde a pessoa pode ir. Se uma pessoa nasce nesse bairro e tem uma má escola, deve poder optar para ir para outra escola, mesmo que essa escola seja fora da rede pública”, vincou.

Notando que “a educação é um dos principais fatores de mobilidade social do país”, Carlos Guimarães Pinto defendeu que não pode haver restrição “a que tipo de escola é que alguém que nasça num bairro pobre tem acesso”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …